Magali = Uso indevido de imagem?

[jwplayer file=”http://www.youtube.com/watch?v=iKnG_lrtH20″]
Muito provavelmente você já viu o vídeo acima que ganhou a internet e que estava domingo no programa Fantástico. E que segunda, após um comunicado do cartunista Mauricio de Sousa, mostrou outro lado da história. O uso indevido de imagem, já que Magaly é um personagem da Turma da Mônica.

Muito vemos sobre uso indevido de imagem em emails, fóruns, e os mais diversos blogs e não cabe a mim voltar a discutir isso, porque é um assunto que nunca tem fim, porém teve uma comentário no youtube que me deixou super curioso. Segue ele:

“Nas aventuras da turma? do Mauricio de Sousa vemos caricaturas:

Batman de Frank Foster

Superman de Joe Shuster e Jerry Siegel

Frankstein de Mary Shelley

Dracula de Bram Stoker e etc…

Será que ele não feriu os direitos autorais de alguem? Fazer caricatura dos personagens do outros pode? ”

@alex6th

Com base nisso, resolvi entrar em contato com o Mauricio de Sousa (via twitter) e procurar saber se essas citações que ele faz no gibi são pagos também e ver se ele tem algo mais a falar. Enquanto isso pergunto: E você? o que você acha dessa história?


15 respostas para “Magali = Uso indevido de imagem?”

  1. Acho que direitos de imagem é quando você pega algo exatamente igual (magali no caso) e usa para qualquer fins, lucrativos ou não.
    já o que mauricio de sousa fez, foi uma caricatura, ou seja, algo que se vc associa o que ou quem é, não denegrindo a imagem do personagem e mantendo as caracteristicas originais.
    talvez ele deva satisfações aos criadores de batman e etc sim como sitado acima, porém não sabemos se ele tem um aval para podermos criticar, mais usar a magali para divulgação barata e ridicularizar o personagem com danças acho que foi um pouco pesado para o autor que pode ter se ofendido. propaganda é coisa seria, provavelmente o dono da loja não procurou uma empresa para saber sobre o que se podia e o que não se podia fazer, sendo assim, ele terá que “pagar o pato” agora. infelizmente muitos “pagam o pato” por falta de informação. procure sempre um especialista para tudo que for fazer na vida.

    1. SITADO, sitado, Sitado, sITADO, S I T A D O, s i t a d o,,, UAHuHAuhUAhuhAUhuHAa,,,

      Citado com C,,,

      A mina não tem culpa, a empresa tem um pouco, Mauricio de Sousa é vacilão e a Globo fede,,,

      haters gonna hate,,, ;***

  2. Meu, é óbvio que o Maurício não faz os personagens no gibi dele atoa, pelo amor de deus né! Não tenho nem o que falar sobre isso.

    Quanto ao uso da imagem, achei a atitude dele absolutamente correta, deu a comida de rabo mas tendo a noção da moça por dentro da roupa.

    Há muito o que se falar sobre isso, mas nao vai levar à lugar algum, ambos tem seus motivos…

  3. Olha eu não sei de lei, mas acho que uma coisa é importante ressaltar. Conteúdo feito para crianças! A Magali, por mais antiga que seja a personagem, habita a imaginação infantil. E você vê o vídeo e sinceramente, é conteúdo para criança? Não né? Só chega ao debate por isso. Aliás, só é um vídeo engraçado (para nós, adultos) por isso. Eu já imagino a quantidade de criança que não tentou “dançar como a Magali”… E para defender o Mauricio no uso das personagens, como falado no comentário, são caricaturas. Mary Shelley não criou, até onde eu sei, nenhuma imagem de como seria o Frankenstein. E também até onde eu sei, nenhum desses personagens tem um ilustrador que só ele possa representá-lo. Aliás, é bom incentivo para que as crianças vejam o Frank no gibi e depois se aventurem por Mary Shelley, concorda?

  4. Fiquei muito p* quando soube do mimimi, mas resolvi aguardar para ver se ele realmente paga pelo uso dos personagens de outros, afinal “direito é direito”. Se não pagar então estou certo: Faça o que eu digo, mas não o que eu faço. Quanto ao achar que são caricaturas e se podem ou não serem usadas, devemos perguntar para Marvel ou DC Comics o que eles acham… Simples assim…
    Em tempo e citando Dallas ” A Globo fede…” #fato
    Abraços a todos…

  5. Oi! Seu post me fez lembrar de uma coisa!
    Já viu aquele documentário
    Rip! A Remix Manifesto?
    http://www.youtube.com/watch?v=Ycdt1yW096g
    “O documentário, dirigido por Brett Gaylor, ataca de forma retórica o controle que grandes empresas exercem sobre a cultura (musical, cinematográfica, etc).
    1) A cultura sempre se constrói baseada no passado;
    2) O passado sempre tenta controlar o futuro;
    3) O futuro está se tornando menos livre;
    4) Para construir sociedades livres é preciso limitar o controle sobre o passado.”

  6. O “Cabaço” deveria ficar feliz por isso…

    Em épocas de web 2.0 … ter um personagem seu alastrado mundialmente, pq isso acaba como viral e chega em lugares onde NUNCA a merda toda daquela turminha de idiotas chagariam um dia por própria conta, deveria ser encarado como uma homenagem… não “direitos de imagem” …

    Que direitos de imagem ukê…

    Alzheimer…. isso sim!

    Vai lá Magaly … Magali … Magalinha ….

    FRITA MESMO!

    = )

  7. Olha, ele pode utilizar de outros personagens em seus gibis, mas o contrário não pode???

    Pessoal falou aí de personagem que já domínio público, mas e o Kratos, Batman, homem aranha e etc, que ele vive utilizando em seus quadrinhos? Será que a empresa dona dos direitos desses personagens gostariam de ver suas idéias relacionadas a crianças, a ele ou sua empresa? Ele por acaso foi lá pedir autorização para citá-los?

    Se vc quer exigir seu direito blz, mas seja coerente com os outros tb… não é pq detém o poder que pode fazer o que quiser.

  8. O Mauricio tá queimado porque ninguém mais aguenta os cartuns dele, e até mangá ele já tentou fazer pra remediar.

    Ele devia ficar feliz, deve ser a maior visibiliade da Turma da Mônica desde 1994…

  9. Não creio que feriu direitos de imagem ou qualquer outra coisa…é uma fantasia da Magali mal feita, caseira e não reflete exatamente a imagem do personagem. Acredito que eu tenho o direito de costurar uma fantasia do Cebolinha e sair dançando por ai, pois é uma referência ao personagem, nunca conseguirei reproduzir exatamente a fantasia original e permitida pelo Maurício de Souza….essa reclamação dele foi ridícula assim como a reportagem do Fantástico pra encher linguiça.

  10. O cretino simplesmente critica uma pratica que as HQs dele faz a anos! sem contar que a turma da mônica deve lucrar muito mais copiando as roupas de star wars, batman e tudo mais doque o estabelecimento distribuindo panfletos, comentários desnecessários de um velho senil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *