Morre o criador do Ford Mustang

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Este mês (dia 5) morreu Donald Nelson Frey, conhecido mundialmente como o criador do famoso carro esportivo, Ford Mustang. Como citar sua morte não basta, vou contar um pouco da história aqui.

Quem foi Frey?
Frey serviu a Segunda Guerra Mundial, se formou na Universidade de Michigan, onde fez doutorado em metalurgia e começou a trabalhar para a Ford Motor Company em 1950, após ser nomeado vice-presidente ele supervisionou e foi o grande agregador de idéias ao estilo do prótotipo Ford Mustang e seu desenvolvimento posterior.

Um pouco da história da criação

Em 1962, ele e sua equipe criaram o primeiro design do Mustang, com dois lugares e motor centralizado. Mas Henry Ford II não o aprovou este e nem outros quatro protótipos.

A Ford resistia a criação do Mustang, devido ao fracasso do Edsel criado nos anos 50’s pelo George W. Walker.

A aceitação da fabricação do Mustang só foi possível após uma reunião de Frey com Lee lacocca e outros engenheiros e designer em um motel com garagem agregada para que pudessem conseguir continuar desenvolvendo o carro.

Frey disse que todo o projeto foi pirateado, não havia nada legalizado ou patentes, quando Henry Ford II aprovou o projeto, e o colocou no comando, disse que ele seria demitido se o Mustang não fosse bem sucedida.

Em 17 de Abril de 1964 o Ford Mustang foi apresentado na Feira do Automóvel em nova York, e a meta era vender 80 mil unidades em um ano. Passou-se dois anos e as vendas já passava de 1 milhão de unidades.


“Frey era tratado como uma estrela do rock pelos amantes de carros, que o perseguiam para pedir autógrafos”, disse o jornal sobre o engenheiro, que em 1967 foi definido pela revista “Time” como “o homem das ideias mais brilhantes de Detroit”.


Morre mais um homem, nasce mais uma lenda, já que diversos outros designers já admitiram em biografias e entrevistas serem inspirados pelo Mustang em suas criações.

Fonte: wikipedia


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!