NÃO BAIXE O INTERNET EXPLORER 8

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

opnioes
“A Microsoft disponibilizou nesta quinta-feira (19) a versão oficial do Internet Explorer, com ferramentas de segurança que tornarão o programa mais competitivo”.  É realmente IE8 está disponível, mas para leigos e hoje vou dar minha dica Não baixe, Não Utilize.

Essa semana vi o alarde do lançamento do IE8, sites de notícias, blogs, emails, todo mundo empurrando a versão oito “goela abaixo”.  Sinceramente espero que vocês não baixem depois de concluir a leitura desse post. Com a única ressalva, se for para testarem seus layouts e sistemas com leigos que utilizam esse software.

Como todos sabem, vários softwares trancaram a evolução da tecnologia. Para a web e quem trabalha nela, nada foi tão prejudicial quanto o Microsoft Internet Explorer seis. Uma vez que foi uma das primeiras no ramo de navegadores e todos o utilizavam, ainda na versão seis, sem atualização alguma, o mesmo foi  incorporado gratuitamente ao Windows XP em 2002.

Nesses sete anos de Windows XP, o Internet Explorer só evoluiu uma vez (versão sete), após grande pressão dos desenvolvedores. E nesse meio tempo milhões de usuários foram criados acreditando que o Internet Explorer é o melhor navegador desconhecendo os diversos problemas que há no decorrer das versões. E sendo desacreditados a utilizarem outros navegadores.

Porém, felizmente, hoje a comunidade de desenvolvedores, designers, blogueiros que trabalham com outras ferramentas e sistemas operacionais são maiores, e o Internet Explorer perdeu grande parte do seu mercado.

Se essa atualização fosse há 1, 2 anos atrás eu até seria a favor das pessoas atualizarem o IE para a última versão e continuar utilizando, hoje desacreditado totalmente na competência da Microsoft com os padrões web e tendo como objetivo manter somente a competitividade com seus rivais, como é citado em sites de notícias, atualizações após atualizações.

Hoje o que eu peço é que utilizem outros navegadores, como Firefox, Chome ou até mesmo o Safári. Porque sei que os desenvolvedores destes postam atualizações pelo menos uma vez ao ano, e seguem SEMPRE a evolução da web. Não deixando pra trás seus usuários. Facilitando assim a vida de quem desenvolve para todos.

Boas dicas pra quem procura um navegador seguro e estável é:

Google Chrome
Mozilla Firefox
Safari
Opera

E você? é de qual opnião?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

28 comentários

  • Que alarde, achei que iria ter algum motivo além do pessoal, realmente o IE6 é uma bosta, o IE7 é melhorzinho, mas o IE8 está tentando (pelo menos está dizendo) seguir os padrões web, além desse rancor seu qual outro motivo pra não baixar o IE8?
  • Eu acho que a microsoft deveria fazer um sistema mais prático de atualização do navegador, como acontece com o firefox e o chrome, um cliquezinho ali, uns segundos de espera e plim! atualizado. E seria muito bom também se o próprio navegador notificasse o usuário da existência de uma atualização e de como é fácil e importante fazer. Mas legal mesmo seria se todas as escolas de informática básica ensinassem logo na primeira aula a lição mais importante: atualizem sempre seu navegador! é bom pra você que está usando, e é bom para a economia, afinal menos tempo pra programar para plataformas problemáticas = menos custos. Matar o ie6 parece ser uma tarefa quase impossível, afinal são tantos os computadores de repartições públicas e sistemas humildes e antigos que não possuem uma pessoa para fazer a manutenção do software adequadamente que eu não imagino um modo de resolver isso a curto prazo (sem o hardware desses computadores queimar de vez). Não baixar o ie8 como é proposto nesse post me parece surreal, real mesmo seria uma pressão dos usuários para que a microsoft aprenda com os outros navegadores e passe a agir da maneira adequada. Hoje todo mundo sabe que o sucesso de uma empresa só depende de uma coisa: ouvir o seu cliente/consumidor. Figas para a microsoft fortalecer (ou fazer brotar) isso em sua cultura.
  • Internet Explorer 8 é uma m***a! Lento para abrir e ainda mais lento no carregamento das páginas e não venha me dizer que é o micro pq Google Chrome e Opera são super rápidos na navegação porém são mais limitados em recursos...me arrependi de ter atualizado para o IE8, é realmente uma b***a!
  • Dúvida. Pretendo atualizar/reinstalar o navegador do meu pc. Estou pensando em I.E.8 ou FF. (?) Pergunta: - Posso re- instalar no Microsoft Windows.XP-Versão 2002-Service Pack3 Estou com a Vesão I.E 5.1.26-- Compilação 2006 grata.
  • Da mesma forma que uns preferem o Illustrator e outros o Corel e outros o Inkscape, uma pessoa pode preferir o FireFox, Opera ou outro navegador que for. Tudo bem que alguns fatores são óbvios, como por exemplo, a Microsoft induz o usuário a usar o IE, porque já vem instalado e não tem como remover. Mas sem desfocar muito do assunto e sem falar muito aqui por comentário, vou deixar o link de um artigo que escrevi a respeito dos principais navegadores, quem se interessar da uma olhadinha: http://flavioapu-design.blogspot.com/2009/04/web-broswers.html
  • olha eu gostei muito do ie8, o problema são os bugs e pq ele é lento no orkut, e ele aparece cortando o orkut, entre outros erros, agora por velocidade de navegação ele é ótimo os melhores q eu acho são o ie e o ff!
  • Chego tarde na discussão, porém não menos relevante. Como sabemos a microsoft foi julgada a anos atrás pela justiça americana por praticar dumping, pressionando os fornecedores a adotarem o IE. Nessa época o Netscape já revolucionava o mercado e crescia rapidamente. Após a queda do Netscape o IE dominou o mercado e a microsoft foi abandonando aos poucos. Concordo com o Rafael e seus argumentos. Se uma empresa não foi capaz de atender as demandas do consumidor o que podemos fazer para responder esse descaso é não consumir mais produtos dela. Ninguém está falando que o IE8 é ruim. O que estamos defendendo é que se todos que usam IE6 migrarem para o IE8 ao invés de usarem navegadores decentes daqui a 1 ano já teremos problemas com esses usuários, já que a Microsoft provou que não se importa muito com atualizações e regras do W3C. E para nós web developers e web designers continuará o mesmo. O IE8 daqui há alguns anos vai ser como o IE6, arcaico e desatualizado. Podemos sim influenciar nosso círculo em prol de uma mudança. Ou estou sendo romântico demais ?
  • aff kara... qm disse q o ie8 eh uma bos*ta ta inganado, essa semana fikei testando varios(varios mesmo) navegadores, os melhores foram os seguintes: 1-Internet explorer 8: pesquisa google: 0.9 sg 2-k-meleon: pesquisa google: 0.12 sg 2-mozilla firefox: pesquisa google:0.12sg ... 3-google chorme:pesquisa google:0.13sg ... =resultados de opera e safari com os mesmos 0.12sg e ainda tem gent dizendo q o ie8 eh uma porkaria se toca... minha net eh 100mbps...
  • A questão para os desenvolvedores (designers ou programadores) é simples, IE não atende aos padrões do W3C. Para quem gosta de ver com os próprios olhos, publiquei recentemente no meu blog (http://tecnotema.blogspot.com/) um score do Acid3, teste de navegadores que atendem aos padrões web. Vale a pena conferir, o descaso do IE aos padrões é vergonhoso. Já adianto que Safari, Chrome e Ópera têm nota 100 no teste. Parabéns pelo post, precisamos alertar os usuários leigos sobre o que eles perdem com a comodidade do IE.
  • Danilo > O Jonas deixou em aberto uma discussão sobre o maior problema de um desenvolvedor: DESCASO. Do que adianta você lançar um produto no mercado e não oferecer suporte ao usuários e segurar as bombas que o seu software criou!? Oferece updates é uma obrigação, não um favor, já que eles me fazem lembrar daquela história antiga da internet do "backorifice" ( Eu não sou velha tá!? 23 aninhos somente rs ). Não é simplesmente rancor, é um ótimo exemplo de falta de competência na hora de executar um serviço. Você compraria um notebook sem uma garantia? Você faria uma compra sabendo que o fabricante não tá nem aí com a hora do Brasil!? Você ficaria feliz em ter que trabalhar e usar este tipo de produto como suporte do seu trabalho? Esse é o problema do Jonas e de milhares de profissionais como nós.
  • Pelo que eu conheço dos meus amigos e conhecidos, eles não possuem motivos para mudar para o FF, chrome, ou coisa que o valha... Então prefiro que eles mudem SIM para o IE8, que é o melhor que as demais versões...
  • A matemática é simples... o IE é o navegador mais usado no mundo... quem desenvolve pra web obrigatoriamente tem que fazer funcionar no IE assim como no FF, Chrome, Safari e etc. Sim, baixem a nova versão, pois em breve seus clientes e usuários estarão usando o IE8 e se você não desenvolve para ele também, não desenvolve pra ninguém!!
  • Colegas... depois que descobri o FF quase nunca utilizo o IE... gosto do Chrome tbm... tive muitos problemas com IE, principalmente aqui no trabalho, onde temos uma rede problematica... Infelizmente, como ja foi comentado, muitos desconhecem os concorrentes... e isso acontece tbm com sistemas operacionais... o linux está ai, revolucionando e crescendo cada vez mais! Eu utilizo o Ubuntu em minha casa, ele é muito fácil de trabalhar, qualquer pessoa pode utilizar, mas nem todos conhecem ou têm medo da mudança. E assim a Microsoft vem dominando a vida de muitos... destruindo arquivos importantes para lucrar com atualizações e atvirus FDP. Destruindo nossos HDs a cada formatação e reinstalação da bos... do SO deles! Acho que todos temos o direito e a obrigação de testar os concorrentes, pois só assim eles serão obrigados a desenvolver melhorias e beneficiar o usuário.
  • É, pena que esse artigo nem adianta mandar pra minha mãe. Já mandei outros pra convencê-la a usar o FF, e hoje em dia ela até já usa. Mas vez por outra ela abre o IE. Eu tô num período experimental com o Chrome, tive problema uma vez apenas, ele travou enquanto eu lia meus feeds. de resto tá ótimo.
  • o IE é o navegador da massa, que vai la compra o PC em lojas de grande porte (Carrefour, Extra, etc) e não tem o total dominio da maquina. Mas graças a "modernidade" pessoas utlizam o Firefox, Safari e Chrome para o bem geral dos webdesigners, desenvolvedores e etc. A Microsoft está perdendo mercado a cada dia que passa e a tendência é essa mesmo, o único IE bom é o IE6.0 .
  • Não concordo com você, tem que baixar sim o ie8, ele e bem menos problematico que o FF ou o chome. se for falar de segurança e claro que o ie8 e mais cobiçado porque 80% das pessoas tem esse browser. concordo que todos temos que dar oportunidades a outros softwares, mas vetar o uso, eu nao concordo. eu particularmente gosto do visual simples do chome, mas o fdp pra dar problemas, mas nao testei a versao nova dele....... o ff, eu acho legal mas como trabalho com web, ao menos aqui em meu estado 70 a 80% das pessoas utiliz/ ie, intaum tenho que construir o site pensando mais no pessoal de ie, claro tentando deixar o mais perfeito possivel no ff. agora tem uma questao fdp que 40% das pessoas que utilz/ o ie.. utiliza a versao 6.x puta merda... prejudica muito o trabalho. tipo "o governo e petrobras, sao ie6 " quando vou montar o ajax da um problema complicado d+.
  • Exatamente, se até aquele site institucional de 5 páginas requer pelo menos uma atualização anual, porque um NAVEGADOR, que é imensamente mais importante, não trabalha com atualizações, e faz esse descaso, com tantas possíbilidades, porque ainda utilizar ele?