nova marca: Vale do Rio Doce agora

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

vale.jpg

A nova marca é um ‘V’ formado pelas cores verde e amarelo dourado, que remetem à brasilidade e à riqueza mineral da empresa. Apenas a palavra Vale acompanha a marca, por sua sonoridade simples, unificando sua utilização em todos os mercados onde atua. “O objetivo é consolidar a imagem de empresa brasileira com atuação global, ressaltando sua posição de destaque no cenário internacional”, explicou Roger Agnelli, presidente da Vale, durante a cerimônia realizada no início da tarde de ontem no Rio.

Para divulgar a nova marca no Brasil, a agência Africa inicia uma série de teasers na TV e nesta sexta-feira, 30, nos principais jornais convidando para ‘um batismo’. No domingo, 2, entrará no ar o filme ‘Surgimento’, que revelará o nome do batizado com o jingle criado pelo próprio Nizan Guanaes com o refrão Todo brasileiro gosta de dar um apelido, numa referência ao nome Vale, designação popular do extenso Companhia Vale do Rio Doce ou do impessoal CVRD. A campanha terá seqüência na mídia impressa e também no exterior. No dia 3 de dezembro, haverá anúncios nos principais jornais de negócios do Canadá; no dia 6 eles estarão no Financial Times (Reino Unido) e no Wall Street Journal (EUA).

Campanha desenvolvida pela Africa apresenta no próximo domingo a nova identidade visual da Companhia Vale do Rio Doce, criada pela Lippincott em parceira com a Cauduro Martino.

Informação do Jairo Herrera na lista dG.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

14 comentários

  • Theo, A combinacão de tons me lembrou banco real também, estou curioso pra ver a aplicação da marca sobre fundo amarelo e fundo verde escuro. Eu achei a tipografia interessante e acho que o uso dela em cinza é prevendo um descarte futuro do lettering, assim como Shell, Nike e McDonalds já fazem a tempos.
  • numa primeira análise, acho válido o nome bem mais curto, pensando na atuação global da empresa, porém achei fraca a tipografia. o símbolo acaba lembrando muito o escudo do Banco Real, devido às cores, principalmente. é certo que são empresas de ramos diferentes, mas a associação é imediata.
  • Trabalhei durante 2 anos em Franca, cidade onde fica a indústria de calçados Vitelli. Quando vi o logotipo "novo" da Vale, percebi que era mesmo familiar. Com relação às cores, lembra muito, mas muito mesmo, o escudo do Real. Fica difícil olhar para o logotipo e não lembrar desses outros dois acima citados.
  • Vou arriscar uma análise pois penso que o desenho antigo da CVRD melhor que o novo. A mudança de "CVRD" para "Vale" apenas normatizou o que já acontecia na prática em que a CVRD é chamada de Vale. A minha opinião sobre o desenho da assinatura visual é que é um desenho superficial e pouco trabalhado. Parece desenho de uma montanha com o sol; as cores além de ?brasileiras? são alegres e vivas , o que conota vida. Assim tenta criar uma imagem fictícia da empresa sendo que a atividade da empresa na prática não é essa. Ou seja, não parece logo de uma mineradora, logo não transmite a informação que deveria transmitir. A tipologia transmite uma leveza sem procedentes. Para uma empresa de mineração talvez não seja adequado transmitir leveza. Fora isso, a assinatura é clicherosa, segue tendências de moda do mercado de ?logomarcas? (verde e amarelo, tipos grotescos e leves) , o que é mais um ponto para a superficialidade. Sem dúvida essa mudança, que na minha opinião resultou em perda de clareza para a imagem da empresa, segue os novos paradigmas da empresa e do mercado. Agora é ver se esse novo visual da empresa irá ou não afetar a sua imagem, que já estava consolidada no mercado brasileiro e mundial.
  • Entendo que a marca é simples sim, mas que representa uma proximidade com o Brasil. E o fato da Vale se tornar uma empresa global e respeitar sua origem, demonstra o respeito que ela tem. Sabemos que a mineração tem uma imagem extremamente negativa no imaginário da humanidade. Mas a Vale é uma indústria, ela transforma recursos minerais em riqueza para nosso país! Acho que o brasileiro tem uma "síndrome" negativa de não valorizar quem faz sucesso. Tem medo do sucesso! Li na http://www.revistapublicidad.com/index.asp?InCdMateria=11070&InCdEditoria=26 que a Vale conseguiu entrar pela primeira vez no ranking das empresas mais valiosas... Mudança positiva Para Zogbi, o novo nome e logotipo da Companhia Vale do Rio Doce, que agora se chama Vale, terá impacto positivo nos negócios da companhia, apesar de não ser um negócio com foco no consumidor final. Apesar dos números analisados serem referentes ao ano de 2006, a mudança de nome recentemente anunciada pela companhia impulsionou a posição da mineradora, que apareceu no ranking pela primeira vez. Vejam o que falaram... "Nos lucros, o impacto deve ser pequeno. As pessoas procuram comprar minério de ferro não tanto pela marca, mas pelo preço e pela qualidade do minério", diz. "Mas acreditamos que será positiva, tanto que ela estreou no ranking este ano", afirma.
  • Flávio essa animação ficou show kkkkkk, achou que a marca VALE é UM plágio da marca VITELLI, mais relacionado as cores nada haver com o banco real. Penso que as cores são uniservais e podem serem usadas em qualquer marca. Agora que ficou igual a marca da VITELLI ficou. Outro detralhe é sempre estava informado sibre o processo que a VITELLI entrou contra a VALE porém até agora não deu em nada, segundo a jutiça brasileira as marcas se parecem mas são segmentos difernciados por isso ambas as marcas podem usá-las....É BRINCADEIRA OU PIADA? Justiça aqui no Brasil só para os GRANDES MESMO. FIM!!!!!!!!!!!