A partir de segunda-feira o Real começa a circular de cara nova


Em fevereiro eu já havia comentado aqui, sobre as novas cédulas do Real, porém não sabiamos que data começaria a circular essas notas. O Banco Central do Brasil (BCB) informou que as notas de R$ 50 e R$100 já entrarão em circulação na próxima segunda feira (13 de dezembro). Já as demais, só a partir de 2012. Saiba o que vem por aí.


O BCB vem desenvolvendo essas novas notas desde 2003, estima que as cédulas antigas deixarão de circular em dois a três anos.


Em breve poderemos ver diversas campanhas mostrando os elementos de segurança implementados e todo seu redesign, inclusive mostrando os diversos tamanhos e relevo que irá facilitar a identificação por deficientes visuais.

Cores
As notas novas continuam com as mesmas cores das antigas, a efíge da República Brasileira e também os mesmos animais. Porém há alguns detalhes que foram mudados neles (os animais) partindo pelo posição, que agora estão na horizontal (vide a figura de 50 reais).

Dimensões
Não é a primeira vez que as cédulas no Brasil tem tamanhos diferentes, as antigas cédulas do Cruzeiro eram formadas por 6 dominações que variavam de tamanhos. Nas novas notas as medidas serão as seguintes:

100 reais – 15,6cm x 7,0cm;

50 reais – 14,9cm x 7,0cm;

20 reais – 14,2cm x 6,5cm;

10 reais – 13,5cm x 6,5cm;

5 reais – 12,8cm x 6,5cm;

2 reais – 12,1cm x 6,5cm.

E a nota de 1 Real?
O BCB agora prioriza a emissão de moedas, que custa menos que a cédula e tem uma durabilidade maior, e por isso não irá mais produzir cédulas de um real.

Mais respostas do Banco Central do Brasil, aqui!

Resumindo: Se segunda você encontrar uma nota “bonitinha” não jogue no lixo. Ela vale dinheiro. Hahahha


  • Aquele gradiente safado à la corel draw nas cédulas de 10 e 20 ta osso de ver. Até parece que acabou o dinheiro que pagavam ao designer e entregaram para um sobrinho da vida.

  • Nao gostei. Concordo com o post acima, apesar das inumeras mudancas que ja sofreu ate agora, o design deve ser o que conceituou a primeira.
    A ideia dos animais tambem nao cola mais, ja que o pais nao tem leis efetivas de prevencao e combate a extincao. E o tamanho foi uma copia de outros paises…

    Nota 2

  • No Brasil nada se cria né? Olha só, pra quem já foi à Europa pode dizer, são cópias descaras das notas de Euro. Em formato, design e medidas de segurança.

    A próxima cópia à Europa está nas placas automotivas que daqui alguns anos serão réplicas de lá também.

    Agora copiar a cultura e educação européia, isso o governo brasileiro não quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *