Oportunidade de trabalho no mundo web

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A internet deu um salto na última década e tornou-se uma das mais importantes ferramentas de comunicação mundial. Todas as grandes empresas (e até as pequenas que não querem ficar de fora da globalização) possuem um site na web atualmente. Muitas inclusive deixam de abrir lojas físicas para vender todos seus produtos online. E é na web que a importância do designer torna-se crucial.

No mundo web existem – a princípio – dois tipos de profissionais: os web developers e os web designers. Os web developers, ou programadores, cuidam de toda a parte funcional do site, aquilo que o usuário não vê e o que faz o site funcionar. O web designer (ou designer de interfaces web) cuida de toda a parte visual. Isso inclui porém não se limita à usabilidade, CSS, cores, fontes, legibilidade, navegação, acessibilidade e por aí vai.

Assim como no design de embalagens, que visa diminuir os custos e aumentar os lucros das empresas, os web designers também visam diminuir os custos de manutenção para se chegar a um site ideal e aumentar os lucros dos investidores. Portanto, não é difícil de enxergar que o melhor web designer é aquele que domina o design gráfico.

Sem dúvida, há muitas pessoas que se entitulam web designers (do mesmo modo que há os micreiros que se entitulam designers) porém são poucos os que são formados em design gráfico e menos ainda os profissionais que dominam as técnicas de usabilidade web e programação.

O mercado, sendo carente destes profissionais indispensáveis para uma web melhor, está em uma busca frenética por mais deles. E como o mundo tecnológico está em constante evolução, estes profissionais precisam estar sempre atualizados e cientes das novas linguagens e necessidades dos usuários web.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

2 comentários

  • Muito bom o artigo. Eu só faria uma ressalva. Para ser o melhor web designer é preciso ir além do design gráfico. Assim como qualquer mídia, a internet tem as suas especificidades e elas devem ser consideradas. Uma delas foi mencionada: a usabilidade. Mas não podemos esquecer da arquitetura da informação, cores para web, viabilidade tecnológica etc. Abraços.