R Design Sul – Balancete

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Acabei de voltar de Porto Alegre, mais um R Design se acaba. Hora de algum tipo de balanço.

Muitas pessoas duvidam da real utilidade de um encontro de estudantes, acham que não passa de uma desculpa esfarrapada para bebedeira e outras expressões da juventude. E não vou dizer que isso não acontece, claro que tem festa e são muito boas, mas as colocações “científicas” e as discussões sobres temas importantes estão sempre presentes, e nos encontros de design mais até do que nos de outras profissões que gozam de maior prestígio social, como a arquitetura onde os ENEAS, EREAS e afins são muito mais fora da casinha que nós, pobres designers nérdes.

A discussão sobre ensino ficou bem presente nesse R, com 3 pontos altos. A palestra “esqueça tudo que aprendeu na faculdade”, do Ricardo Martins, cobriu a área de design gráfico e seus tabus que criam amarras e fazem um design gráfico engessado em regras pseudo científicas, mais interessante é que ele instiga os alunos a irem contra regras cegas de seus professores e contra as regras e idéias que ele mesmo apresenta, meio num espírito, como disse a ele, “ouça o que eu digo, não ouça ninguém” dos Engenheiros do Hawaii. Também aconteceu uma discussão entre os coordenadores de curso dedesign de Porto Alegre, em grande parte uma triste peça publicitária onde cada um tentava dizer ao público que sua faculdade era melhor, coisa meio estranha já que todo mundo ali já estuda design em algum lugar. E mais uma coisa, que acho que vai gerar um material beeeem interessante, o balaio “no curriculo dos outros é refresco”, gerido pelo Daniel “Larusso” Barros e pela Paty de floripa que pretende fazer um raio x das grades curriculares de design pelo país e documentar tudo em audio e gerar PDFs com as colocações, comparações e descrições de como funcionam os cursos de design brasileiros. Já está com presença garantida no Arlequinal em sampa.

Pra resumir foi muito bom, a qualidade dos R sul sobe cada vez mais, pude conhecer uma galera, saber mais de como anda esse ensino de design, ver o que quem ainda está na academia está pensando e rever os velhos amigos e parceiros que, correndo o risco de ser piegas, moram no lado esquerdo do peito.

Um grande parabéns pra CORDe toda, Tarugo, Rafa, Anna, Beta, Carol, Zé, Guilherme, Isma, Avla (acertei?) e a todos os outros que me esqueci devido a falta de memória congênita que carrego.

Se você é estudante, vá aos encontros, se você é profissional, divida o que você sabe com quem está aprendendo que isso só vai melhorar o nível da classe como um todo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

4 comentários

  • Concordo contigo, esse debate sobre ensino do design ficou a desejar mesmo, com uma moderação tímida, ausência de crítica substancial e simplesmente "mais do mesmo". Já vimos o filme antes. Pra uma coisa o debate foi muito positivo: os estudantes puderam perceber a quantas anda o design no brasil (embora ninguem precisasse dizer isso pra eles, pois sentem na pele). E ficamos tristes.