Regras implícitas no web design

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Algumas coisas NÃO devem ser feitas no web design. Aqui você encontrará uma pequena lista de regras que pode servir para quem está começando com web design ou que pretende contratar uma empresa ou profissional que desenvolva o seu website. Ou até mesmo para ter como base para analisar seu projeto já existente.

A base inicial desta lista eu achei no blog do Josiah Cole (em inglês). Foi nele que me basei e inspirei para fazer está versão.

1. NUNCA altere o tamanho da janela do navegador do usuário.

Eu sei que você pode usar um Javascript para redimensionar o navegador, por mais que você ache legal não tente isto.

Essa “técnica” é usada pelos sobrinhos ,micreiros, pseudo-web designers, publicitários, e aquelas agências “que faz sites” mas que na realidade não tem idéia de como fazer um site bem sucedido.

2. Não pergunte tudo.Ao entrar em um site e ser questinado sobre resolução, ver em popup ou navegador, flash ou html. Isso tudo só cria uma barreira com o usuário do site, e faz com que muitas vezes ele nem entre.

Porque?

Imagina um cliente indo comprar em sua loja, e tem alguem que pergunta a ele se quer comprar na loja pior ou na loja melhor, ressaltando que a a loja melhor precisa óculos especiais e tem de esperar até 30 segundos.

3. Não crie sites todo em flash se você quer vender algo.

Se você tem uma loja feita inteiramente em flash, demita a empresa que cuida do seu site, e se você mesmo criou, envergonhe-se disso. Flash é uma ótima mandeira de criar sites institucionais e hotsites, mas não lojas com vendas de produtos online, você pode pegar como exemplo o site da Adobe, fabricante do flash, porque não é todo em flash? Simples. Eles querem ganhar dinheiro.

4. Não tente reinventar a navegação do site.
Menu superior, à esquerda, lateral. Mas não tente reinventar a forma como as pessoas interagem com interfaces digitais quando querem buscar um produto ou serviço. Do contrário verá uma pessoa confusa, irritada e depois? não verá mais.

5. Web Design não é Design Gráfico
Se você é designer gráfico, e “faz sites”. PARE, não tente fazer ou fornecer conselhos para seus clientes sobre web design.

Design Gráfico e Web Design são coisas totalmente diferentes. No design gráfico você projeta o anúncio de um carro de corrida e no Web Design você realmente constroí o carro de corrida.

As pessoas não podem conseguem interagir (comprar, se comunicar) com um anúncio impresso. Já na web tudo isto acontece, e se não acontece é porque há algo de errado. Aqui tudo tem de ser pensado.

6. O Contéudo é Rei.
Repita comigo: O CONTEUDO É REI. Antes mesmo de contratar um web designer, procure pensar o que terá em seu site, como: fotos, textos institucionais, promocionais, etc. Se preciso pague um fotógrafo/redator, jornalista, publicitário para ajudar nesta parte. Não adianta um site bonito e sem um conteúdo de qualidade.

7. Seu site precisa ser acessivel por outros navegadores.

Se seu site não funciona no Firefox, ou Chrome contrate outra empresa/pessoa, pois esta não tem idéia do que está fazendo, não está em seu ramo. A falta de conhecimento sobre Firefox por um Web Designer mostra claramente que ele está em outro mundo, fora da cultura Web e é claro, isso é um péssimo sinal para caso vocÊ seja dono de um negócio.

8. Nunca fará ou tentará fazer.
Jamais faça um site com textos piscantes, marquees, Frontpage, pop-ups, download de fontes e introduções em flash.

Se você acredita que sites que utilizam essas coisas são bons, procure esquecer tudo que sabe e abrir a mente para outro mundo.

9. Audio & Video
Se você quer usar música em seu site, verifique se o usuário consegue pará-lo. Vale mais a pena ter um icone onde o usuário possa ativar se tiver interesse.O Mesmo vale para vídeos.

Muitos usuários, navegam na internet em horário de trabalho, e alguns esquecem a caixa de som ligada, e tem um chefe por perto. Ou outros utilizam fones de ouvidos com um som em alta escala, e são assustados ao entrar nesse site e ouvir a música. Adivinha qual é a forma mais rápida de parar o som? Fechando o site.

10. Utilize navegação em textos.
Por mais que seja visível com a folha de estilos (css) desativadas, a navegação em texto pode ainda beneficiar pessoas que estão com conexões lentas e aparelhos móveis e também a indexação de conteúdo por parte dos robôs de busca.

11. Facilite as informações.
Se seu site tem muita informação, você poderá facilitar tendo um sistema de busca. Algumas pessoas gostam de navegar, outras gostam de buscar. (Se não tiver muita informação, esqueça isso.)

12. Tempo de Carragamento é importante.
O tempo de carregamento é um dos grandes fatores da internet. Por mais que você e todos os seus amigos vivam no mundo maravilhoso da ADSL ou internet a cabo. Ainda predomina em diversas regiões a conexão discada e o 3g (que nem é tão rápido assim). Se você criar apenas para usuários de banda larga, você estará perdendo visitantes.

13. Video somente em Flash.
Se você realmente precisa por um vídeo, não aborreça-o perguntando qual é a conexão dele ou que player ele quer utilizar. A maioria não sabe essas informações e você só estará complicando mais uma vez a vida dessas pobres pessoas.

O flash já é o melhor player video que existe atualmente, por ser multi-plataforma e cross browser, algo que nenhum outro aplicativo de vídeo alcançará (eu acho). O you tube roda em que? 🙂

14. Não use sempre o mais atual.
Assim como em gadgets e outros acessórios na web, usar o mais atual nem sempre é sinónimo de qualidade.

Tecnologia pela tecnologia é bobo, ridículo. Seu site tem que usar o que ele realmente precisa para funcionar e não scripts e ferramentas que sairam semana passada. Lembrem-se alguns navegadores demoram para ser atualizados (diga-se IE) e poderá não dar suporte ao seu site.

Se você tem mais dicas sobre o que um web designer deve evitar fazer. Comente e eu colocarei aqui!


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários

  • Será que você não se esqueceu de dar o crédito de onde tirou essa postagem? Encontrei em inglês há 2 anos aqui http://www.josiahcole.com/2007/02/14/a-webmasters-19-commandments/ e no Design Blog de hoje aqui *** (mas referenciando devidamente)
  • Gostei muito do post mas não concordo com a parte que diz. "Se você é designer gráfico, e “faz sites”. PARE, não tente fazer ou fornecer conselhos para seus clientes sobre web design" . Primeiro: porque hoje em dia 10 entre 10 agencias não contratam mais um designer gráfico puro, a primeira pergunta que fazem, é vc sabe fazer sites? Vc faz animações em Flash? Vc conhece PHP? Não??? Ah então vc não é o perfil da nossa agencia, e isso também acontece com web designer, vc tem conhecimentos de In Design e Illustrator? Vc sabe como dar saida em um documento para a gráfica? Hoje em dia essas profissões estão se fundindo em uma só profissão, o ano todo fiz curso no Senac e essa foi a situação que mais vi, pelo menos aqui no Brasil. Segundo: Os Illustradores e Designers Gráficos, tem muito mais bom gosto que 90% dos desenvolvedores experts em PHP, CSS, HTML, java Script, isso é fato, entre no site do Maujor (quem entende de web design com certeza conhece, se não conhece simplesmente esse cara é um dos o maiores senão o maior nome em CSS, web standards, W3C aqui no Brasil) www.maujor.com o site é simplesmente cafona, mas o conteudo é Rei. Na minha opinião o certo seria cada um no seu quadrado, mas infelizmente o mundo não é assim. Abraços, continuem com o trabalho maravilhoso.
  • ''As pessoas não podem conseguem interagir (comprar, se comunicar) com um anúncio impresso. Já na web tudo isto acontece, e se não acontece é porque há algo de errado. Aqui tudo tem de ser pensado.'' Se o anúncio impresso não fosse uma forma de interação, onde há a comunicação entre a empresa e seu público alvo, projetado a partir de conceitos do Design Gráfico, e que dentre outras coisas procura entender o comportamento humano afim de fundamentar suas ações, tendo como principal objetivo vender o produto ou serviço oferecido, me pergunto o que será do meio digital (dentre eles website) sem o Design Gráfico?