The Designers Accord

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Começou como uma idéia de um “Protocolo de Kyoto do Design” e acabou evoluindo para o Designers Accord.

E tem alguns nominhos como Ideo, Frog, Continuum e Core77 por trás.

Pra quem ainda acha que sustentabilidade não é nossa conversa, chupa essa manga!

A iniciativa colaborativa é uma resposta da comunidade norte americana de design liderada pela AIGA e IDSA, que juntas somam mais de 22.000 membros.

Agora sintam os lideres:

Paul Hawken – Natural Capital Institute
Tim Brown – IDEO
Allan Chochinov – Core77

Certo, mas o que eles querem com isso?

A idéia é disseminar o projeto sustentável pq afinal de contas os hábitos de consumo, o estilo dos produtos, a maneira de produzi-los, os materiais e todo o processo são frutos do trabalho de quem? Eu sempre digo que publicitário é uma racinha complicada, mas nesse ponto eles até levam um certo perdão,pq tão só vendendo o peixe, quem planeja a fabricação e tudo mais do peixe costuma ser o engenheiro, que na maioria das vezes só quer saber de preço baixo e produção e tem pouco desenvolvimento criativo para ir além do ponto onde já está ou alguns degraus a frente, por exemplo, nunca imaginaria um engenheiro concebendo o fato de que deve-se projetar o ato de se escovar os dentes, não apenas a nova escova injetada com cabo emborrachado que dificulta, quando não, impossibilita a reciclagem. E pq a escova não pode influenciar a pessoa a fechar a torneira? Por isso que gosto do povo da IDEO.

Agora mais uma. Na realidade virou uma corrida do ouro verde, toda empresa que se preze anda querendo se tornar mais sustentável, muitas apelam para o “greenwashing” (pra tu ver que neguinho desocupado me inventa nominho maroto pra tudo né…) que é essa atitude marketeira verde, que por um lado está certo, tem mais é que ter a atitude e falar dela, mas é cada conversa fiada e o grande público não é o mestre em reconhecimento de conversas fiadas. Mas tá. As empresas precisam se “sustentabilizar”, quem elas podem procurar? quem poderá ajudar nesse desenvolvimento?

Daí que o Designer accord quer ajudar nisso também, criando um banco de dados colaborativo sobre os desenvolvimentos que esses pequenos escritórios estão/estarão fazendo (mas claro que mantendo o sigilo dos seus clientes, quem trabalha com produto sabe a zica que é essa coisa de sigilo industrial).

Mais detalhes os senhores, e senhoras, podem encontrar no site do Designers Accord e nesta reportagem do Business Week.

Coisa fina.

PS:. Por favor, não me venham com nenhum pensamentozinho pequeno do tipo “mas não dá pra aplicar” mi mi mi “mas meu cliente quer esse prazo” mi mi mi. Sério, quer pensar pequeno vai ler kibeloco.

PS2:. estou com a macaca.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

4 comentários