UniFOA cria primeiro curso de Design da região Sul Fluminense

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Unifoa lança curso de Design para colocar profissionais mais qualificados e criativos no mercado

O design está em tudo. No celular, nos carros, no jornal, num móvel, na moda, até numa sandália. Isso muita gente sabe. O que poucos sabem é como atua, onde trabalha e como se qualifica e se forma um profissional dessa área. Pensando neste mercado e na forte demanda de empresas da região, o Unifoa abre, em 2007, o primeiro Curso de Design da região Sul Fluminense. A missão de formar novos profissionais para atender empresas como Volks, Peugeot, Nestlé, CSN, as inúmeras gráficas e as agências de publicidade será coordenada pela mestra em design pela PUC – Rio e especialista em comunicação Cristiana Fernandes, a Kitty. Barra-mansense bem sucedida na capital carioca, ela acaba voltar à região depois 10 anos buscando aperfeiçoamento na sua área. “Voltei para trazer o curso para região e por eu ser de Barra Mansa e ver o potencial crescimento das empresas e a chegada de novas indústrias”, explica Kitty.

Folha do Interior – Como surgiu a idéia de montar o curso de design na região?

Cristiana Fernandes – Percebi, mesmo estando no Rio, que havia uma forte busca de profissionais bem preparados para atender as grandes empresas da região. Queremos formar os nossos profissionais e não “importar”, porque temos grandes talentos que precisam ser mais bem qualificados numa faculdade. A especialização é muito importante porque melhora nível de relacionamento, o perfil de responsabilidade e uso de novas tecnologias. O software, por exemplo, é importante para finalizar e dar cargo a idéias que estão dentro da cabeça, mas o profissional de design é habilitado a direcionar essas idéias.

Folha do Interior – Como as pessoas percebem o design no seu dia-a-dia?

Cristiana Fernandes
– As pessoas vivem com o design o tempo todo. Ele melhora a estética, melhora o visual. O design está em tudo. Está onde as pessoas às vezes não percebem. O produto é funcional, agrada o público e o usuário. Isso é design.
Num site por exemplo – o design melhora a legibilidade, a facilidade de leitura, o fluxo da informação, o apelo visual, o apelo tecnológico associado ao público (ex. um menino que entra no site do Cartoon Network Ele entra nesse site porque é extensão da mídia de televisão. Ele tem que encontrar no site o mesmo apelo que a televisão tem e é como se ele convivesse mais tempo com as Meninas Superpoderosas).

Folha do Interior – Quais os seguimentos que o profissional de design pode atuar?

Cristiana Fernandes
– Na área de especialização é muito importante – melhorar o relacionamento, perfil de responsabilidade, produtos, na moda, design de interiores. As grandes empresas como Peugeot, Volks, Nestlé têm seus setores de design. Tem também design editorial, identidade visual, design gráfico.


Folha do Interior
– Como será o foco de atuação do curso?

Cristiana Fernandes
– O curso terá duração de quatro anos e será voltado para Design Gráfico e Design de Produtos. Serão 100 vagas para 2007 e as inscrições podem ser feitas no Unifoa ou pelo site www.foa.org.br. O vestibular será dia 21 de janeiro. O curso prepara o aluno durante 3 anos básicos e um específico para que o futuro profissional de design tenha habilidades para seguir, pela sua aptidão, pelo design gráfico ou design de produtos. A proposta é que esse profissional possa se formar em 5 anos nos dois segmentos. Traremos professores bem conceituados no mercado, mas vamos explorar bem o potencial que já existe na região. A minha equipe será formada por gente tão apaixonada quanto eu pelo design, mas não só isso, de pessoas criativas e muito afim de trabalhar pelos alunos. Temos na grade disciplinas voltadas para a computação gráfica, desenho artístico e técnico, fotografia e estúdio fotográfico, oficinas de madeira, metal e plástica entre outras, ferramentas necessárias para uma boa formação, se casadas com muito conceito.

Folha do Interior – E a sua formação pessoal, como foi sua trajetória na área?

Cristiana Fernandes
– Me formei em Lorena, na Fatea em 1996. Trabalhei no setor de filatelia dos Correios fazendo design de selos. Depois fui para Federação de Bandeirantes do Brasil, em 1997. Em 1998 fui para Revista do Jóquei Clube Brasileiro. Trabalhei na agência Click onde participei da criação do site da Oi e da White Martins. Hoje, tenho um escritório de design gráfico, no Rio, onde tenho parcerias com uma empresa de desenvolvimento de sistemas de Zurique, na Suíça. Além disso, dou aula na UniverCidade e na Estácio de Sá em Produção Gráfica, Direção de Arte e Computação Gráfica, disciplinas ligadas à criação. Já dei aulas em pós-graduação de WebDesign e hoje sou especializada em “design de multimídia”, que aliás, será tema de uma pós, que será iniciada em fevereiro, na UniFOA.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!