VW Fox e a guilhotinha dos dedos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

É bem capaz que você já tenha ouvido falar deste assunto, sobre a alça do banco traseiro do FOX e SPACE FOX que decepa dedinhos desavisados.

Agora, sem querer ser chato, considerações pessoais e profissionais.

Todo mundo está falando de “erro de projeto”, oba, olha aí um espaço, até q enfim, avisem o Ivens Fontoura, autor da célebre frase “Design MATA”, em argumento ao fato de outras profissões serem regulamentadas e plenamente reconhecidas (inclusive pelos nossos tios e avós) por de alguma forma dar o poder ao profissional de matar alguém, como se a ponte cair, o prédio desabar ou tu tomar uma overdose de remédios.

Estava semana passando conversando sobre esse fato com outros dois designers, Juneco e Arthur, falaram sobre seram 8 dedos a irem para a guilhotina. De primeira me indignei e óbvio que pensei em erro de projeto, mas também pensei em outra coisa, muito importante quando se trabalha com projetos em escalas tão grande de produção quanto a de automóveis.

Em 2006 visitei a fábrica da AUDI em São José dos Pinhais, que na real só fabrica VW mesmo agora, e estava fazendo apenas Fox e Golf na época (pelo q falaram na real golf bem pouquinho, foi antes do lançamento do novo modelo). Então praticamente só fabricavam Fox, e eram 3000 pessoas intercaladas em 3 turnos que faziam 800 carros por dia.

Pode parecer frio e tudo, mas na hora que conversava com os caras falei “800 carros por dia, se fosse contar a produção de um só dia, essas pessoas seriam menos de 1%”. É serio, permita-se ser um pouco frio… Agora imagine o total de carros fabricados, essa quantidade de pessoas é irrisória, se fizer um gráfico nem aparece nem um fiapinho.

Mas calma galera, não sou um encartolado capitalista descendente de alemão (apesar das aparencias).

Acho q realmente que a Volkswagen faltou com o respeito NERVOSO, o principal motivo disso é q a versão exportada pra europa usa outro mecanismo. Isso q me deixou bolado… O que será q tem lá q não tem aqui? Será q coisas como o fato de na alemanha pra se receber o selo “made in germany” as considerações de design fazem parte das regras básicas?

hummmm…

E não adianta falar q é problema de engenharia, quem assistir a reportagem do Jornal Nacional ( com direito a Alborghetti no final) pode notar q há uma fala de PECEPÇÃO do uso do mecanismo, ou seja, total responsa do design. Pra puxar um pouco a sardinha, uma etnografia básica mostraria a tentação de colocar o dedinho na trava de metal e mais importante, que brasileiro (nem ninguém eu acho) tem costume de ler manual de instrução, as coisas devem funcionar no instinto mesmo.

Taí. Só acho q a Volks deve indenizar essa galera e tomar mais vergonha na cara e parar com essa engenheirice de colocar o produto no mercado baxando os standarts de segurança baseado na possibilidade de vender porcaria dentro da regra nacional. Se o produto europeu tem qualidade e segurança, vai vender merda por aqui é?

Considerações finais:

Pelo q entendi (na minha vasta busca de primeira pg de pesquisa no Google) esse problema não vem de hj mas quem saiu com essa denúncia agora foi a Época, revista q até achava bacana, mas q desconfio ter planejado algum tipo de operação caça níqueis 2008. Sério, desconfio mesmo q há alguma coisa do tipo por lá. Dê uma olhada na revista que está em banca, traz na capa uma reportagem sobre Vinícius Gageiro Marques, um guri de Porto Alegre que se suicidou com a ajuda de pessoas em chats na Net. Fato interessante, história realmente triste. Mas peralá, isso aconteceu em agosto de 2006. Em momento algum a repotagem fala isso, no entanto a foto do piá está na capa da revista, ou seje, CAÇA NÍQUEL PRA CARALHO!

Sério, anotem aí, até mais alguns meses a Época vai mandar mais algumas malandragens dessa, pode escrever…

Fontes:

Novo Mundo (q tava mais era sacaneando a parada)

T::Carros

Notícias Automotivas

Propaganda Suatentável (que pra mim soa como antítese)

PS:. O Fox é um carro, e por definição todo carro é uma péssima solução para o que se propõe e portanto um produto de merda mesmo…

PS:. Agora, mais safado do que colocar a foto do guri na capa é recortar ela no paint, façavor…

Have a Nietzsche Day.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

5 comentários