Desde quando foi criado em 1968, o Prêmio Braun foi a primeira competição internacional alemã a promover o trabalho de jovens designers. O compromisso da Braun nesta causa foi altamente recompensado pelo mundo do design desde então.
Ao patrocinar o Prêmio Braun, a empresa procura enfatizar a importância do design industrial e produtos inovadores e a promover idéias para itens de consumo que ajudarão as pessoas em todos os aspectos de suas vidas.
O Prêmio Braun procura promover o trabalho de jovens designers de todo o mundo, reconhecer o trabalho de escolas de design e ajudar a desenvolver apreço pelos fatores e critérios que fazem o bom design de um produto.
Além do mais, ele serve para fazer a inventividade e criatividade de jovens designers acessíveis ao público e a proporcionar uma ligação entre jovens designers e a indústria ou clientes potenciais.
O prêmio total em dinheiro é de 36 mil euros. O ganhador do Prêmio Braun receberá 12 mil euros e um estágio pago de 6 meses no departamento de design da Braun. Os outros finalistas receberão um prêmio de 5 mil euros.
O júri avaliará todos os produtos nos seguintes critérios:
- Design – inovação, estética, clareza, ergonomia
- Tecnologia – o quão convincente é a funcionalidade do produto?
- Usabilidade – o benefício que o produto proporcionará ao usuário.
O produto deverá ser projetado com o ser humano como foco.