A real identidade do design – por Felippe Santos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Hoje, tudo está relacionado ao design. Desde o ?design inovador da sua nova panela?, até o ?hair designer? da Camila Pitanga. Ou seja, dá quase vergonha de falar que você é um designer. O estudo do design, que a meu ver é focado totalmente no projeto como um método, uma disciplina,é algo de suma importância no sentido de encontrar soluções e resolver problemas, não profissão de cabeleireiro. E não adianta falar que está procurando uma solução para los cabelos.

Enquanto muitas pessoas que praticam o design, lutam pela profissionalização da área, outras tantas acabam por depreciar o real sentido desse exercício. Podemos levantar algumas questões a respeito do design e do designer.

Se o design é um método, uma prática, é possível afirmar que o homem que habitava a Terra na Idade da Pedra, já era um designer? Por que ele encontrou soluções para manter-se vivo, transformou uma matéria prima (a rocha), num objeto com forma e função (o machado). Ele deixou registros nas paredes, suas idéias e memórias. Mas será que apenas encontrar soluções é o que faz de um ser humano, um designer?

Ao mesmo tempo, há muitas pessoas que estudam design e rumam para atuar em outras áreas. Desde fotógrafos, cineastas, animadores de arte..; quer dizer, eles tem a formação específica e estão graduados, mas não exercem a profissão. Será que não?

O olhar de um fotógrafo e de um fotógráfo-designer é com certeza diferenciado. A fotografia e o design são campos bem separados, porém se encontram casualmente sempre que possível.

A grande questão, acredito ser, até onde a academia é importante e até onde o intuito, ou o consciente/inconsciente criativo se mostra à frente. Um vive sem o outro? Qual dos dois é mais necessário?

Difícil responder, principalmente por que até o design é relativo. Embora muitos designers tenham desenvolvido uma identidade própria, ela surgiu de onde? Do inconsciente ou do estudo? O designer também é um questionador, um apresentador ou um ser criativo que faz de seu ofício, uma ferramenta para a profissão dos outros. Certo, é que o design está aí, sendo praticado nos mais diversos lugares, com os mais diferentes intuitos, mas com um objetivo final: a solução.

Felippe Magyar dos Santos

27/10/2008

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!