Comics Sans pode ajudar estudantes a aprender

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Mais uma notícia para os “fãs” de Comics Sans, ela (a fonte) e outras Funky Fontes podem te ajudar a absorver mais facilmente as informações. Quem chegou a essa conclusão foi Connor Dieman-Yauman.

Ele criou três espécies de aliens e escreveu caractéristicas sobre eles, e distribuiu as folhas de papel para 28 pessoas. Nelas haviam parte do texto escrito em Arial, Comics Sans e Bodoni. As pessoas que participaram do teste tinham 90 segundos para memorizar as características (dos aliens). O Resultado foi que as caracteristicas mais lembradas foram as que estavam em Comics Sans e Boldini.

Posteriormente foi feito um teste em sala, onde 6 professores de escolas de ensino fundamental, selecionaram três padrões tipográficos mais complicados de ler: Haettenschweiler, Monotype Corsiva e a Comic Sans e disponibilizaram apostilas somente para um grupo seleto da turma, a outra grande maioria recebeu o material normal (com outra tipografia).

Ao final dos testes, computaram que os estudantes que receberam os arquivos com as fontes mais difíceis de ler, tiveram as notas mais altas do que as pessoas que leram tudo em fontes fáceis de ler.

Minha pergunta é se isso só funciona no ensino fundamental ou funciona no ensino médio, cursinho e faculdade. Será?

Designers indignados em 3, 2, 1…

info de: Tecnoblog, LiveScience


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

5 comentários

  • Acredito que a memorização se deve ao fato da Comics Sans ser mais "desenhada" do que as outras, assim fica mais fácil memorizar. Exagerando um pouco, seria como colocar imagens no lugar das palavras, a memorização seria muito maior. Voltando a fonte, se o mesmo teste for feito com fontes manuscritas como a Komica, por exemplo, deve dar resultado similar.
  • Não que o resultado dessa pesquisa possa de fato ser levada em consideração. Pode até ser que seja pela fonte, mas acho que tem muitas variantes em ambos os testes, como as pessoas serem mais inteligentes ou terem melhor memória e por isso tirarem notas melhores, ou, as características dos aliens dessas duas fontes serem mais interessantes que a outra. Ou até mesmo a ordem em que elas foram lidas pode influenciar na memória. Complicado afirmar isso.