Como escolher a resolução para imagens, em grandes formatos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quando alguém fala de arte-final para impressão, surge o número mágico na mente: 300 dpi. De onde ele saiu? Porque ele não representa a resolução adequada para todas as imagens, a serem impressas?

A resolução que se costuma usar em gráficas (300 dpi), para arquivos de arte-final, não é um número mágico. Ela está relacionada à linhatura de saída, que por sua vez está ligada ao tipo de retícula usada e o suporte de impressão.

Na tabela abaixo você pode entender isso melhor:

Definições para visualização a Meio Metro de Distância (0,5 m)

Suporte
Linhatura de saída
Tipo de Retícula
Resolução de saída (2 x lpi)
Resolução de saída (1,5 lpi)
Tecido
18 lpi
Periódica
36 dpi
27 dpi
Papel jornal
90 lpi
Periódica
180 dpi
135 dpi
Papel sulfite
133 lpi
Periódica 266 dpi
200 dpi
Papel couchê
150 lpi
Periódica 300 dpi
225 dpi
Banner impresso em jato de tinta

Não-periódica
72 dpi


Veja que essas medidas são usadas quando a distância de visualização é próxima, ou seja a meio metro aproximadamente. Isso serve para uma página de revista, um cartão de visitas, um anúncio de jornal.

No entanto, quando você for fazer um material que vai ser visto de longe, essa resolução (dpi) muda, pois os olhos processam a informação vista à distância de maneira diferente (quem quiser saber mais sobre o assunto, procure o assunto “Função de Sensibilidade ao Contraste – FSC” em algum livro sobre óptica humana).

Como regra prática, considere o seguinte:

Se um material que vai ser visto a 0,5 m de distância, for ser visto a uma distância 10 vezes maior (5 METROS), então a resolução pode ser 10 vezes MENOR.

Um exemplo:

Resolução a 0,5 m
Resolução a 5 m (visto 10 x mais longe)
Jornal 180 dpi
18 dpi
Sulfite 266 dpi
26 dpi
Couche 300 dpi
30 dpi
Banner jato de tinta 72 dpi
7,2 dpi


Portanto, se você for fazer um material que vai ser visto a 5 metros, e vai ser impresso usando uma retícula não-periódica (como a estocástica, da jato-de-tinta), você pode fazer sua arte-final com o tamanho 1:1 em 7,2 dpi.

Outra dica: para impressão em uma plotter jato-de-tinta de alta qualidade, você não precisa fazer sua arte-final em CMYK, pois a impressora não trabalha com 4 componentes de cor e sim com 6 ou até mais componentes. Portanto, se você envia sua imagem em CMYK, vc reduz o espectro da sua imagem, reduzindo a saturação e a faixa tonal. Deixe como RGB, e sua impressora irá usar os 6 componentes pra extrair o máximo de cores que ela conseguir.

Resumindo: a resolução depende de vários fatores, sendo que os principais são: linhatura de saída, tipo de material e distância de visualização. Desconhecer esses fatores faz com que sejam gerados arquivos gigantescos, quando na verdade era preciso um arquivo muito menor, ou se gerem arquivos com resolução muito baixa, sendo que uma resolução maior era necessária. Logo, pra sair do chutômetro, é importante entender a teoria sobre resolução e a forma como a visão funciona à distância.

abs,

Ricardo Martins

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

15 comentários

  • As Plotters variam conforme as marcar, as cabeças de impressão usadas e os Rips. O ideal é fechar o arquivo sabendo exatamente para qual equipamento irá ser impresso o trabalho, se isso não for possível, uma das maneiras de fechar um arquivo para impressão em "gigantografia" é, no photoshop, pelo IMAGE SIZE>PIXEL DIMENSIONS, desligar o Resample Image, e dinimuir a resolução até o maior lado do arquivo (largura ou altura) estiver com no máximo 9000 pixels. Isso já é suficiente para um boa qualidade e um bom tamanho do seu arquivo, otimizando o tempo de impressão. Há um mito em que a resolução tem que ter 72 DPI, balela! Isso é resolução de vídeo. Abraço
  • Oi Rapha, O número 72 para visualização de banners a 1 metro de distância não é balela, nem é assim por causa da resolução de vídeo. O número 72 representa a quantidade máxima de pontos que deve haver em uma polegada, pois uma quantidade maior implicaria em pontos individuais que não seriam vistos, já que o limite de tamanho para que um ponto seja visto, a um metro, é de 0,33 mm. Esse é chamado de limite de detectabilidade ótica. E seu método para mudar tamanho de arquivo não faz isso, visto que, quando você desliga a opção Resample Image, não ocorre mudança de tamanho, apenas a troca da relação tamanho x resolução. Abs, Ricardo
  • Ricardo, é muito bom poder encontrar aqui esse tipo de informação que nas matérias de Produção Gráfica não existe! Acredito que além da resolução adequada das imagens existem outros fatores que podem facilitar na hora de trabalhar com grandes imagens, ou com imagens impressas em geral... se fosse possível um aprofundamento nessa área os teus alunos agradeceriam! Abraço
  • Pontos interessantes dessas informações que você deu, Ricardo: 1 - São informações que muitas vezes nem os príprios fornecedores dão, e a maioria dos finalizadores ignoram (muitos por não terem a mínima noçnao de produção gráfica) e se confortam com o famosso 300DPI. 2 - Quando falamos de finalização de grandes formatos, os prazos são normalmente MUITO APERTADOS. Logo, trabalhando com arquivos na resolução correta, diminuimos consideravelmente o tempo manufatura digital, o tamanho dos arquivos e, no final, o tempo de entrega do trabalho. Está de parabéns pelo artigo. Abração!
  • Olá pessoal, sou totalmente leiga nesse assunto, mas preciso de uma ajuda. Gostaria de saber se posso pegar uma imagem de sites para colocar de fundo no banner de 1m x 1,5m. Quantos pix teria que ter essa imagem e quantos dpi teria que ter para impressão? Quem puder me responder ficaria muito agradecida. Tenham um bom dia !
  • Ricardo, Eu preciso fazer um banner de 4 metros de altura e 1,5 de largura, qual a resolução ele deve ter para sair perfeito? uns 450dpi? Obs. Detalhe, esse banner ficará em pé, posicionado sobre uma parede. Obrigado e parabéns pelo post!
  • Estou com um grande dificuldades nos arquivos que mando para a impressão em uma gráfica que trabalha com um DGI-XP 3204T de 740 DPI, Mando meus arquivos CYMK em 154dpi , e meus banners e lonas saiem com muito ruido, o que deveria fazer para ter uma impressão mais limpa ,lisa,sem ruidos. Obrigado.