Design da Informa

Design da informação, segundo a Sociedade Brasileira de Design da informação (SBDI), ?é uma área do design gráfico que objetiva equacionar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que envolvem os sistemas de informação por meio da contextualização, planejamento, produção e interface gráfica da informação junto ao público-alvo. O princípio básico é otimizar o processo de aquisição da informação efetivado nos sistemas de comunicação analógicos e digitais?.

Jorge Frascara é um dos expoentes da pesquisa aplicada na área de design da Informação e tem no currículo projetos de abrangência mundial. É professor emérito da Universidade de Alberta e foi conselheiro da International Standard Organization (ISO) e do Conselho de Normas do Canadá em relação a símbolos gráficos para a informação ao público. Foi também presidente do International Council of Graphic Design Associations (Icograda). Sua prática profissional abrange uma variedade de clientes, culturas e projetos e hoje Frascara se dedica a pesquisa de segurança viária e ao design da informação. Entre outros livros é autor de ?El diseño de comunicación?, ?Diseño gráfico para la gente? e ?El poder de la imagen?.

O curso Design de Informação Centrado no Usuário com Jorge Frascara será ministrado em espanhol e terá como assistente Guillermina Noel, designer gráfico que desenvolve trabalhos relacionados a cultura e ao bem-estar social.

Público-alvo

Profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Design, WebDesign, Arquitetura, Publicidade, Comunicação, Marketing, Artes Gráficas e áreas afins.

Objetivos

* Compreender o papel do usuário no processo de design.
* Descrever o processo de design, prevendo um roteiro detalhado das etapas realizadas e dos resultados obtidos.
* Estabelecer especificações de funções operativas concebidas para facilitar a realização dos objetivos e orientar o processo de design.
* Desenvolver critérios de design que respondam às especificações das funções operativas que cabem ao produto final desempenhar.
* Avaliar pressupostos, evidências conhecidas e evidências estudadas.

Carga horária

30 horas.

Datas e horários

De 25 a 29 de agosto de 2009.
Terça-feira a sábado, das 11h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.

Vagas limitadas

30 participantes.

Inscrições
http://extensao.up.edu.br/ (Clicar na aba Extensão > barra de submenu azul “Cursos” > link “Educação Continuada” > selecionar curso na listagem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *