Design gráfico versus Web design

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Design gráfico verus web design

Um artigo interessante no Astheria me fez pensar um pouco sobre o que é um designer e o que é um webdesigner. A diferença é tão óbvia e simples, mas mesmo assim têm gente que confunde.


É comprovado: você pode ser o melhor designer na sua área, quer seja na diagramação de revistas, desenvolvimento de identidades visuais, etc. Mas isso não quer dizer que você é um web designer competente. Têm muito designer lá fora dizendo que faz web design, mas preciso esclarecer algo para vocês: design para web e web design são duas coisas completamente diferentes.

“Ok Canha, qual é a diferença?”. É simples! Um web designer entende de web. E quando digo isso, não quero dizer que ele sabe mexer no Orkut e no MSN Messenger. Quando falo que alguém entende de web, quero dizer que essa pessoa sabe programar e fazer sites para a web. E isso é o que diferencia um designer de um web designer.

Um web designer precisa saber HTML e CSS além de design gráfico, claro. O web designer vai criar toda a parte gráfica do site (interface, diagramação, tipografia, etc) e depois vai criar o HTML e o CSS disto tudo.

“Ah, então eu não preciso ser designer para ser web designer!”. Pera lá! Não falei isso também! Qual a vantagem de um web designer que sabe de design gráfico sobre um web designer que fez um curso de Photoshop? É gigante. Como designer gráfico, aprendemos sobre usabilidade e acessibilidade. O web designer precisa pensar como que um deficiente visual vai visualizar o site, por exemplo. Ou como uma pessoa que só não possui um mouse pode navegar pelo site. Você aprende a lidar com isso no design gráfico. As chances de um web designer sem formação em design (os chamados “micreiros”) fazer um trabalho meia-boca são gigantes, mesmo que ele realmente seja o mestre do Photoshop e do Flash.

“Então o que faz o designer para web?”. O designer para web é o designer que não entende bulhufas de código. É o cara que vai ser contratado no final do serviço e os programadores vão dizer: “olha, aqui está uma tela de 1024×768 pixels. Desenhe um site dentro deste espaço“. Ele não vai ser contratado para lidar com os elementos de navegação, por exemplo. Ele vai apenas criar “o visual” do site. O que deixa bem claro que design impresso é diferente de design para a tela.

“Quem é melhor? O designer gráfico ou o web designer?”. Depende do serviço que você quer. Se for para criar um site bonito que funcione, um web designer é o caminho por ir. Se for criar um cartaz para divulgar um evento, você pode ir com o designer gráfico (ou o web designer – estou assumindo aqui que ele sabe tão bem de design quanto um designer).

Agora, se no final das contas um é melhor que o outro, não sou ninguém para julgar. Mas qual a sua opinião sobre isto? Você acha que designer deveria só trabalhar com design e web designer somente com web? Você acha importante um designer ter formação acadêmica para poder desenvolver trabalhos de bom porte? Comente!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários

  • Na verdade pode ser usado sem mouse sim, para isso existe o tab, ctrl tab e etc, existem programas e computadores especificos que leem sites para cegos também, em breve vou postar uma matéria sobre isso, para que você entenda melhor sobre esta materia ;)
  • Gregorio, existe algo chamado acessibilidade web. Só procurar no Google por isso. Que nem o Jonas falou, existe computadores e softwares específicos para cegos. E quando se diz cego, também se fala do "semi-cego" que só encherga coisas em alto contraste, ou que enxerga poucas cores. Além do mais, existem muitos usuários que não são privelegiados com uma tela LCD 17", um teclado sem fio e um mouse óptico. Ou imagine um maneta usando o computador? Webdesigner que é bom, se preocupa com isso. Os que não se preocupam, bom...
  • Estou me formando em Design Gráfico depois dos meus 5 anos de faculdade. Me considero um bom profissional pois tenho domino de HTML e CSS, isso me permite ser um profissional flexivel, acho que preciso saber disso antes de me meter a Webdesigner. Mas acho que o cara que sabe HTML e etc... precisa aprender Design numa escola de Design para obter sucesso em seus projetos. Acho que a questão é capacitação. Iniciei com Web com apenas 15 anos, na época do modem 14.400 era uma coisa mil vezes menor do que podemos ver hoje, mas nem por isso menos complexa, nunca tive um trabalho de nível profissional nessa época, simplesmente porque eu não era profissional. Fazer um site pra web bem feito, é tão difícil quanto elaborar um projeto de um edifício. Volto a dizer: O importante é capacitação.
  • Olá, Sou Designer formado e creio que hoje em dia,assim com os Webdesigners tem o dominio de todos os programas graficos, os Designers tbm tem acesso a HTML,MSOL,CSS e etc.. Creio que ninguem supera o outro (depende do profissional claro) mas a melhor forma é o trabalho em conjunto,eu fiz esta união aqui na empresa e os frutos são otimos. Parabens, pelo site. eu não passo um dia sem visitar
  • Eu também fiz um trabalho em conjunto com meu primo. Ele é programador/web designer (apesar de nao entender muito de design, mas de programação sim) e eu sou Designer Gráfica. O site ainda nao esta no ar, mas estamos ambos satisfeitos pelo outro fazer o que um nao sabe! E o resultado está sendo fantástico! 8)
  • Sou estudante de design em Curitiba, e frequentemente tenho levantado esse tipo de questão, da multidiciplinalidade do design, do modo em que o designer se viu obrigado a adquirir uma gama de conhecimento, seja superficial ou profundo em diferentes campos. Essa característica do profissional as vezes confunde principalmente quem estuda design, dificultando o estudante a encontrar-se dentro do ambiente acadêmico e mercadológico.