Ecodesigner brasileira vence o IF Design Awards

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

ursamenor.jpg

A designer curitibana Bernadete Brandão da UIA Eco Design é uma das vencedoras do IF Product Design Award 2008 com o sofá Ursa Maior.

O sofá tem uma forma extremamente orgânica – que penso ser uma das grandes características da designer – e consegue criar uma maior área e possibilidades de uso, seja para um sentar relaxado ou ainda um deitar refestelado. O conceito de abraço tem o propósito de promover a aproximação entre as pessoas, expressando o aconchego e proteção encontrado em família.

A parceria de Bernadete com a fábrica de móveis Movime já é de longa data e permitiu o desenvolvimento de profundos conhecimentos sobre a principal matéria prima deste produto, o vime, que possui uma admirável resistência, flexibilidade e durabilidade, além da estética única, conquistada através da tradição italiana do bairro curitibano de Santa Felicidade no trançado do vime. Esta matéria prima é obtida através de manejo sustentável e promove a comunidade plantadora, também características marcantes no trabalho da designer. Além disso o produto é empilhável e desmontável, o que permite uma boa logística de transporte e extensão de uso.

Não é atoa que Bernadete Brandão tenha desenvolvido tal produto, muito antes de Eco 92 e muito antes de “Eco Sport” aparecerem por aí ela já era militante da sustentabilidade e do Eco Design como ferramenta para o desenvolvimento de produtos mais conscientes ambiental e socialmente, além de respeitosos com as culturas de onde provém.

O Brasil ainda tem 16 outros produtos vencedores do IF e que contaram com o “apoio financeiro e logístico do Design Excellence Brazil 2008 (DEBrazil). O programa é uma iniciativa da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), com coordenação do Centro de Design Paraná”, eles são:

Produto / Empresa / Estado
Anel Oxigênio / Antonio Bernardo – HB Adornos / RJ (fig.1)
Recicla Vidro / Atelier Moema Cardoso / PE (fig.2)
Atena A600 / Baumer SA / SP (fig.3)
Vision / Cerâmica Portobello / SC (fig.4)
Plataforma Veicular / Daiken Indústria Eletrônica Ltda / PR (fig.5)
Meia Lua – Wash Basin / Duratex SA – Deca / SP (fig.6)
LS12Q / Electrolux do Brasil SA / PR (fig.7)
Mesa Neo / Facilities do Brasil / SP (fig.8)
Opallis (Kit master) / FGM Produtos Odontológicos / SC (fig.9)
Arind / Light Design Iluminação / PE (fig.10)
Linha Inside / Light Design Iluminação / PE (fig.11)
Orus / Light Design Iluminação / PE (fig.12)
Bossinha / Lumini / SP (fig.13)
Cashdesk Pos Keybord / Itautec SA / SP (fig.14)
Sistema Carrapixxxo / 3X / RJ (fig.15)
Ursa Maior / Uia Eco Design / PR (fig.16)
Miléssime Miolo / Vinícola Miolo Ltda / RS (fig.17)

Uma prova de que o Design brasileiro faz muito bonito lá fora.

Fontes: Centro de Design do Paraná e a própria Bernadete, que pode ser encontrada pelo seu email.

Aí vocês estão pensando:

“pô fernando, mas tu rasgou uma seda nervosa pra essa tal de Bernadete Brandão hem?”

Pode crê. São poucas pessoas que conseguem desenvolver trabalhos nesse patamar, e é claro que rola uma puxação de saco pq ela é a organizadora e coordenadora pedagógica do curso de EcoDesign que estou terminando na Unindus (ou seja, trabalho final… banca avaliadora… sabe como é né… hehe) e ainda tem a paciência de me dar uma caroninha de vez em quando.

PS:. antes que alguém pergunte, ninguém pagou para isso aparecer aqui. Perfeito?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários