Design Automotivo – Vilão?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se você pensar bem, os maiores problemas do mundo se relacionam com o que de ruim o carro gera. Poluição e dependência para transporte. Há tempos pensei em criar uma campanha anti-EUA que (se surtice o efeito desejado) atacaria onde mais dói, no bolso. Sim, eu acho totalmente errado atacar pessoas, mas fugindo da realidade, o lugar certo a atacar seria o lugar que trás $$$ para eles. Como? Deixando de comprar.

“Não compre carro estadunidense! Polui e consome muito!” Essa frase poderia ter o “carro” trocado pela palavra “produto”. O problema é que eles (assim como nós mesmos) têm um aliado absurdamente forte: o design.

Já viu a reação de uma pessoa na frente de um Camaro? Ferrari? Por mais que ela não seja interessada em carros, aquela máquina poluidora, com aquelas linhas, cores e materiais vai gerar tanta sensação, que vai ser impossível ( ou quase ) parar de olhar e pior… se imaginar tendo uma delas a sua disposição.

O Frederick van Amstel escreveu há poucos dias, aqui no blog, o texto Design e Emotividade e nele falava “O design está cada vez mais atento a isso”. Ele está muito certo, o outro problema é como vamos nos proteger? Como vamos assumir uma postura que seja ética para todas as pessoas no mundo em relação ao aquecimento Global?

Vejo cada dia mais e mais pessoas falando nisso e sinto uma pitada de esperança. Mas essa vontade que me faz (assim que a MegaSena vir ao meu bolso) querer comprar uma “Eleanor” me retorna cara-a-cara com a realidade que vai ser muito difícil meus netos terem uma visão satisfatória de ações que revertam o que está acontecendo.

O Fernando Galdino também já falou de algo parecido em Ecolorota . Mas lá, havia a crítica a quem montou a propaganda. Espero aqui criticar as pessoas responsáveis pelo produto.

Finalizando, devemos então parar de sonhar com essas maravilhas? Não, mas podemos exigir uma adaptação delas ao novo mundo que surge: combustíveis limpos, materiais recicláveis entre outras milhares de coisas. Cada um faz a sua parte, mas a gente só se salva junto.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

13 comentários

  • Isso sobre a "coisa" q o carro desperta pelo visual nas pessoas é verdade, não é atoa que "os melhores" são recrutados pra essa área. Os melhores no caso principalmente em rendering e afins, ou seja, na arte do bunitão. A hora q vc falou alí pensei que ia falar desse post http://design.com.br/blog/mobilidades/ , um dos primeiros meu aqui. Na real era pra ele servir de gancho pra mais coisas pra escrever, mas acabou q ainda não escrevi mais sobre o assunto bem pontualmente, tem muita coisa pra xupinhar do livro "apocalipse motorizado". Dá pra dar um rolê no blog http://apocalipsemotorizado.net/
  • Lembrei de uma. no barcamp q rolo ano passado lá em floripa, eu o Gustavo Brum e mais um broder falando de maveco. Isso q eu e o Brum somos cheios dos engajamentos... No inicio desse ano comecei a fazer rascunhos pra participar do 4 rodas q o tema era sedan de luxo. Ia usar o lance do cara q tem ser fodão, tava me inspirando em formas leoninas e usando de base o desenho dos RR Phantom, q pra mim é o ápice da expressão de "eu sou muito mais foda do que você" aplicada a um produto. Sorte q caiu uma ficha antes e eu falei "porra, pq diabos eu tô desenhando isso?". Mas um brode aqui da federas mandou bem, fez um trapo massa e ficopu de finalista, o Rafael Fernando lá, Sino, o cara é foda, mas acho q ele tb encana com isso...
  • Há podemos exigir combustiveis limpos e materiais reciclaveis sim, mãããs os antigos continuam sendo os mais cobiçados, eu mesmo quero um Galaxie, Maverick ou um Impala ;) v8 meu amigo... sem contar o design lindo que cada um tem.
  • já ouvi q o carro é uma externalização do falo (ou pica, pro caso de alguém ser analfabeto funcional) mas isso aqui já é muita evidencia saquem os links http://bp3.blogger.com/_ikKUVy-ZxG4/R0yqOoCP98I/AAAAAAAAANI/Hq_S0K10hSo/s1600-h/a001.jpg e http://bp2.blogger.com/_ikKUVy-ZxG4/R0yqOYCP97I/AAAAAAAAANA/5BosRfKX4AI/s1600-h/img_orgao_reprodutor_mascul.gif ahha, no minimo suspeito
  • Ahhhh nada como acelelar um bom V8... Nada paga esse preço !! Antes poluir de V8 que de 1.0 =P~ Viva os carros antigos ! Morte aos carros de Plastico ! Odeio os EUA tbm, masss em termos de "Carros" eles são totalmente superiores a qualquer país. Vai lá ver se voce axa carrinho 1.0 de plastico reciclável ¬¬
  • Automóveis são responsáveis por apenas 8% de toda a emissão de co². Acho errado que a culpa toda recaia somente neste mercado desta forma. Porém acredito que, seja qual for a porcentagem de culpa nisso, veículos tem sua culpa sim e como tal, devem sofrer modificações para mudar este quadro. Hoje tem muita coisa mudando. Toyota prius, veículo que tem feito muito sucesso nos EUA já usa tecnologia híbrida. Veículos elétricos estão surgindo sob muito interesse das grandes indústrias, ex: Renault-Nissan anunciando projeto de implantação de veículos elétricos em Israel e Portugal. Isso é fato, e é bom pra nós. As coisas estão mudando.