Educação e … Design?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Antes de mais nada, acho que é de bom tom me apresentar. Meu nome é Mauro Alex, sou graduando no curso de Design pela Universidade Federal da Bahia, agora em fase conclusiva (leia TCC). Sempre tive atração por estudos em educação: pensadores, métodos e aplicações, e após as várias crises que existem para a maioria dos estudantes de design (“como eu sobreviverei sem destruir o mundo e etc”), decidi que usaria os 5 anos de aprendizado em design para tentar dar uma pequena contribuição na melhoria da educação do país.

Educação é um dos principais “mercados” para qualquer área do conhecimento, tanto quando a área é o objeto (ex.: dar aulas de design), ou quando ela serve de ferramenta potencializadora das atividades de educar e aprender. Em qualquer sociedade, a educação é fundamental para seu fortalecimento, evolução e desenvolvimento, é através dela que o individuo se emancipa e de fato, torna-se capaz de exercer seu potencial crítico e se torna voz ativa.

Paulo Freire diz que a educação é o aprimoramento do relacionamento do indivíduo com a vida. Ela não se dá somente através do aprendizado de um código específico (ex.: alfabetização), aprender a interpretar e interferir no mundo codificado que o cerca é o ponto chave para a transformação social, e ela nunca é neutra. Toda educação é política (como qualquer comunicação), ela visa informar (“dar forma”), mostrar um certo ponto de vista sobre um determinado tema, que mesmo que não possua a intenção de “convencimento”, ele é absorvido, contrói conhecimento e propicia reflexão.

Ela também não se dá somente na sala de aula, mais do que nunca, hoje, o antigo receptor das relações de comunicação, agora também é emissor, o que propicia um conflito de verdades e versões que torna a sala de aula não mais um espaço de aquisição de informação, mas de discussão sobre as informações adiquiridas durante o cotidiano. Dinâmica, ela exige do educador que ele assuma uma outra postura, que ele se atualize constantemente e se permita aprender com o repertório dos educandos, as relações hierárquicas são desfeitas e a pró-atividade do estudante é força motriz para que ele aprenda mais.

Tá, mas e o design? Entre método, forma e produto final, fique com todos para a construção de um novo paradigma de educação. O Prof. Dr. Martiniano Fontoura da UFPR, propõe em sua tese o EDaDe – Educação Através do Design. Ela aplica a metodologia projetual a atividades pedagógicas na escola primária. A professora Erica Ribeiro da UFBA desenvolveu um sistema de mesas redondas interativas, o Megafônicas. Nele, o participante passa por vários temas, sempre discutindo com pessoas diferentes. Além dos brinquedos, jogos, livros e outros artefatos pedagógicos, temos congressos internacionais ( IVLA, CIDI, etc) pautados no aprimoramento da educação.

Como meu TCC é sobre Educação e TV Digital, no caminhar das pesquisas irei adicionando, modificando, discutindo e melhorar o projeto a partir da contribuição dos leitores.

Até a próxima e Axé.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
  • Olá.
    O Megafônicas foi uma experiência única que contribuiu para que eu, e todas as pessoas envolvidas, tivesse uma visão mais ampla da nossa atividade e de suas potencialidades. Agora, como professora, estou tendo a oportunidade de conhecer mais áreas possíveis de atuação através do que aprendemos como designers (especificamente) e como pessoas (o que depende de cada um).

    Aproveitem essas possibilidades. Não se contentem com a superficialidade aparente do Design.

    Mauro, parabéns pelo texto.

    Bjs,
    Erica Ribeiro (recém formada e recém professora)

  • A educação tem que sair do esquema professor-aluno e virar algo muito mais dinâmico, não linear, envolvendo o ambiente, práticas, vivências, etc.

    Mauro, você podia fazer um texto sobre design sustentável. Gostei muito da discussão que teve lá na UNIFACS com esse tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *