Embala Minas 2010 – Feira de embalagens e processos

embalaminas

Design será o destaque na Embala Minas 2010

Minas Gerais começa a se configurar como um dos fortes estados onde a inovação é pensada por meio do design. Isso pode ser notado através das ações do Centro Minas Design (CMD), que em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), vai apresentar uma nova atração, na 4ª edição da Embala Minas 2010, a Minas Pack Design, entre os dias 6 e 9 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte.

O novo espaço, no maior evento de embalagens do estado e um dos maiores do país, na Feira Internacional de Embalagens e Processos, busca valorizar o design como a ferramenta tecnológica. A Embala Minas vai funcionar como um centro de inteligência em embalagens, no qual profissionais da área vão desenvolver soluções para os inúmeros segmentos do setor, sejam eles alimentícios, cosméticos e médico hospitalar.

Além disso, a Minas Pack Design vai reunir designers, clientes e o meio acadêmico para discutir saídas e estratégias para os embargos do design de embalagem, tendo em vista o aumento do consumo, principalmente da demanda por invólucros ecologicamente corretos e a melhoria das embalagens das pequenas empresas, que utilizam como recurso formas genéricas, sem atrativos e de pouco valor agregado. Os visitantes ainda poderão participar de palestras e oficinas da área com discussões afins.

A participação do CMD é uma forma de dar conhecimento ao público em geral do projeto Laboratórios Integrados de Design em Tecnologia de Embalagem, que vão integrar e atender as necessidades do Estado, no que se refere à introdução da inovação no setor produtivo e à capacitação de massa crítica para o segmento, que é de grande importância econômica para Minas Gerais.

Os Laboratórios serão instalados no Parque Tecnológico BH-TEC, o qual visa aproximar a pesquisa científica da indústria mineira e a criação de um ambiente tecnologicamente ajustado para a procura de resoluções inventivas, para agregação de tecnologia de ponta em testes e certificação de conformidade.

Segundo a diretora do CMD, Enil Brescia, quando o quesito é embalagem, o design deve estar sempre presente. Uma embalagem com um design bem planejado consegue apresentar as qualidades do produto de forma mais ágil e atrativa ao consumidor. “O intuito do Centro em participar deste evento é apresentar a proposta inovadora do governo de Minas Gerais que são os Laboratórios, onde serão desenvolvidas pesquisas de materiais e processos, além de novas tecnologias. Será um local para atrair novos empreendimentos ao Estado, com profissionais capacitados, com a elaboração de embalagens que atendam as demandas tecnológicas e ecológicas do mercado globalizado”, declarou.

A Embala Minas conta com 400 expositores de diferentes estados brasileiros, que vão apresentar as novidades do setor, explorando o potencial para as áreas de embalagens e processos. Outras seções que estarão presentes no evento são da indústria plástica, química, farmacêutica, bebidas, entre outros.

O evento vai estar aberto para visitação das 16h às 22h. O Expominas fica na Av. Amazonas, 4000, bairro Gameleira.

Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM

07/04/2010

Embalagens de Marca Própria das redes de varejo
Prof. Aparecido Broghi
Professor do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM
Gerente de Embalagem do Grupo Pão de Açúcar

Embalagem & Comportamento do Consumidor
Prof. Paulo Carramenha
Professor do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM
Presidente da empresa internacional de pesquisas GFK

08/04/2010

Embalagem & Sustentabilidade
Prof. Bruno Pereira
Professor do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM
Gerente de Marketing e Sustentabilidade da DOW Latin America

Inovação na Embalagem
Prof. Fabio Mestriner
Professor do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM
Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE

09/04/2010
Debate: Design de Embalagens no Brasil: Demandas e Perspectivas

Increva-se para a feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *