Por que água engarrafada é uma porcaria.

Da série da Annie Leonard do Story of Stuff. Esse video explica por que água em garrafinhas é uma droga.

Se em uma garrafinha PET de fácil reciclagem já é uma porcaria, imagine em uma TETRA PAK de 300 ml, é pra acabar… E pior, O PAPEL USADO NA EMBALAGEM É CERTIFICADO FSC!!!

Sério, é muita cara de pau pegar um produto que sem indústrias poluindo o mundo pode ser encontrado de graça  e em ótima qualidade por aí, colocar numa embalagem DIMINUTA vender AOS OLHOS DA CARA e ainda ter a PACHORRA de colocar um selo de idoneidade ambiental, OURO FINO, TU TÁ DE ÁCIDO!!!

Faça uma pesquisa no google com “ouro fino água tetra” e encontrá vários blogs anunciando a nova maravilha, tudo assinado pela RP safada MCOMM.

Tem mais depois do jump.

Um pouco sobre embalagem.

Muitas pessoas “das áreas criativas” adoram embalagem e levantam sua bandeira. Pois bem, o que a wikipedia diz sobre isso.

A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento. Outras funções da embalagem são: proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc e fazer promoção do produto através de gráficos.

Não vou dizer que não é importante proteger alimentos e remédios, mas TUDOS os produtos parecem cada vez mais embalados, é mais plástico bolha, mais caixa de papelão. Tenho argumento para repensar o modo como produzimos e transportamos coisas como remédios e alimentos, mas vai ser muito complicado para desenvolver em um post de blog.

Mas espere um pouco.

Tudo que é produzido como laptops, celulares, TVs, etc. já é DESENHADO sabendo-se que será TRANSPORTADO até o usuário. Bom, por que então não incluir no projeto soluções para esse processo ALÉM DE FORRAR A PORCARIA DA CAIXA COM PLÁSTICO BOLHA?

Pela sua própria definição a embalagem é inútil em sí mesma, ela só serve para embalar outras coisas, portanto convido a desenvolverem coisas que não usem embalagens ou que usem o mínimo possível.

Essa é a Rafa, projeto meu da faculdade. A almofada serve como embalagem protetora durante o transporte, que é feito com o móvel desmontado.

Não é a coisa mais genial  do mundo mas é uma ideia, exemplo, solução pontual que alcançamos neste projeto.

Pq não repensar os processos de forma mais completa ao invés de só mandar mais um pouquinho de lixo para o mundo?

Sem mais.

E como diria o Antipropaganda… Me processa.

Via – Guia da embalagem

Video do Story of Stuff from @mauroalex

  • Muiiiito bem ressaltado esse lance.

    Pode parecer simples, mas uma embalagem que eu acho genial é aquelas caixinhas que vem com duas canecas para presentear o pai e a mãe, que vem escrito eu amo papai, eu amo mamãe….que a galera compra pra dar de presenta pra mae e pai, que por si só já não precisa de plastico bolha papel de presente ou qualquer outra procaria que seja,

    Amanha eu complemento o meu comentário com a embalagem deste produto…

  • Putz… Indignante esta inovação da Ouro Fino…

    A Empresa de Águas Minerais Ouro Fino, que adota uma posição de vanguarda em seu setor de atuação, comprova mais uma vez este perfil lançando um produto inédito no Brasil – água mineral em embalagem Tetra Prisma cartonada, renovável e reciclável. Além da inovação, o lançamento carrega também um apelo ecológico por conta da composição da sua embalagem. O Presidente do Conselho de Administração da Ouro Fino, Guto Mocellin, explica, “inovar e criar novos nichos é fundamental neste mercado altamente competitivo e comoditizado. Temos sempre que despertar o desejo de consumo agregando valor ao produto”.

  • Cara, qualquer um sabe q a tecnologia para reciclar tetrapak até existe, mas é completamente diferente achar q isso acontece de verdade. É extremamente caro mesmo com a tetrapak disponibilizando o know how a custo zero (mínimo que deveria fazer já q emporcalha o mundo com esse misto papel+plástico+alumínio).

    Grandes inovações, prefiro minha água dentro de um coco verde mesmo, brigadão ouro fino.

  • O Fernando tem razão. É só fazer uma breve pesquisa sobre reciclagem de materiais pra saber que a reciclagem do tetrapack é tão cara que a inviabiliza economicamente. Ou seja, o designer que projetou esse “troço” não pensou em nenhum momento no grande custo ambiental da sua embalagem, que de inovação não tem nada. Inovação tem a ver com melhorar o produto, o uso ou o processo. O que não vemos nesse caso.
    Ou será que a ourofino vai se responsabilizar por recolher todas as embalagens vendidas e reciclá-las adequadamente? greewashing do ca*****.

  • Mudar sistemas é uma tarefa homérica… Embalagens são parte integrante de um processo que poderia ser melhorado para dispensar o excesso de materiais para elas, isso sem falar das embalagens “engana-receita” que a Amazon e muitas outras redes internacionais utilizam para despistar o fisco dos países destinatários de suas mercadorias. Não é raro o relato de caixas gigantes até com paletes de madeira para transportar um monitor 22″ ou um cabo HDMI…
    Mas isso é um problema que atinge vários setores e deveria ser passado à autoridades ou então os interessados, fazer de seu objetivo principal fazer parte da autoridade, para assim realmente fazer algo acontecer. Eu particularmente sou contra esse tipo de ataque direto à uma empresa específica.
    Principalmente quando se é fácil identificar outras que fazem muito pior há décadas e não foram mencionadas. Pegar um para judas é atitude de Greenpeace que não rende resultado algum se não confusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *