Exposi

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Serão abertas no dia 30 de novembro, no MNBA (Museo Nacional de Bellas Artes) de Buenos Aires, Argentina, as exposições “Modelos de Ulm, el diseño de la nueva Alemania 1953?1968” e “Tomás Maldonado: un itinerario”. A primeira delas já passou pelo Brasil, tendo sido vista, com o nome “Modelos de Ulm ? Modelos pós-Ulm, Escola Superior de Design 1953?1968”, em Curitiba, entre março e abril deste ano, e Porto Alegre, em junho e julho.

A mostra, que teve curadoria de Marcela Quijano e Dagmar Rinker, do HfG-Archiv, foi concebida em comemoração dos 50 anos de criação da HfG-Ulm (Hochschule für Gestaltung Ulm), a influente escola alemã que foi exemplo para a criação da Esdi em 1963 e onde estudaram dois dos seus fundadores, Alexandre Wollner e Karl Heinz Bergmiller.

Já a exposição do argentino Tomás Maldonado faz um retrospecto da pintura concreta que o filósofo e teórico do design realizou nas décadas de 1940 e 1950, quando ainda vivia em seu país natal, além de trabalhos produzidos a partir de 2000 ? ano em que retomou a pintura ? e ainda inéditos. Em 1954, Maldonado, hoje radicado em Milão, Itália, passou a fazer parte do corpo docente da HfG-Ulm, onde assumiria papel fundamental, tornando-se um dos principais formuladores do modelo de design que iria caracterizar a instituição. Tomás Maldonado tem ligações históricas com a Esdi, onde esteve pela última vez em 2003, quando foi palestrante no seminário que comemorou os 40 anos da Escola.

Simultaneamente às exposições, haverá uma série de palestras e um ciclo de filmes, ainda a serem agendados. Ambas as mostras poderão ser visitadas até o dia 10 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 12:30h às 19:30h, e aos sábados e domingos, das 9:30h às 19:30h, no pavilhão de exposições temporárias do MNBA bonairense, que fica na Av. del Libertador, 1473 (Recoleta), Buenos Aires, Argentina.

A entrada é gratuita. Mais informações no site: www.mnba.org.ar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!