Galeria virtual de Design Brasileiro

Vida_paulista

Na palestra do Rafael Cardoso [Denis] durante o 8ºP&D Design ele comentou sobre o esforço dele em coletar material na Biblioteca Nacional do Rio. Ele gastou alguns meses caçando marcas e rótulos do século passado pra poder compor a pesquisa dele. Bom, uma dupla de estudantes-pesquisadores paulistas e uma pós-graduada resolveram dar uma ajuda pra quem tem a mesma inquietação do Rafael: disponibilizaram  meses de pesquisa de material de design brasileiro em uma conta no Flickr.

Elas e ele reuniram mais de 800 referências visuais de produtos, rótulos, cartazes e etc, e deixaram lá pra ser consultados e baixados. Mas como nem tudo são flores, eles não receberam muita verba pelo trabalho feito, e o Flickr cobra uma taxa para poder disponibilizar mais de 200 fotos [tiveram de abrir uma conta pro] assim, eles estão aceitando colaborações [de R$ 1,00 a R$ 5,00] para continuar postando o material. 

Quem quiser enviar material, os créditos serão devidamente atribuídos.

Curioso [a]? Clique aqui e acesse.

Dúvidas, sugestões, contato e, principalmente, interessado [a] em colaborar? envie um e-mail para histdgbrasileiro@gmail.com

por Mauro Alex Rego, Designer Gráfico que adora cheiro de revista velha.

4 respostas para “Galeria virtual de Design Brasileiro”

  1. Putz, muito interessante, inclusive para quem não realiza Iniciação Científica. Há algum tempo eu incluo nas minhas pesquisas de mercado uma etapa só para avaliação histórica. E isso vem ajudando bastante na produção de meus trabalhos.

    Muito bacana saber que agora existe mais um canal pra buscar estas referências!

    Valeu!

  2. Nossa, uma iniciativa de tirar o chapéu.

    Mas tenho uma sugestão mais adequada para disponibilizar este material. Adoro o flickr como plataforma de compartilhamento de material, porem acredito que uma trabalho de pesquisa como este, necessita de um site próprio com uma estrutura ampla, e como estamos na era da web 2.0 por que não transformar em uma plataforma colaborativa…hoje temos CMS poderosos open source,como por exemplo o WordPress o que reduz os custos. O Portal http://www.cultura.gov.br usou o Word press como cms, é claro com alguns ajustes e tal e gostei muito do resultado final.

    sei La so uma sugestão de um apaixonado por design

    Seria muito interessante ter um site ( comunidade on-line) baseado nesta iniciativa.
    Quem sabe, não é?

    Grato!

  3. Boa iniciativa.
    Espero que eles tenham tempo e disposição (e ajuda) para completar as imagens com as datas, autores e dimensões, quando tiverem essas informações. Isso tornará a coleção ainda mais relevante.

    Convido quem se interessa pelo assunto a conhecer o projeto design_ref, que também usa o flickr para divulgar parte da memória gráfica do Brasil. O número de peças é bem menor – até porque o foco é na produção dos anos 60/70 – mas vai aumentando aos poucos.

    abs
    Julio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *