Green Design Thinking / NDesign Curitiba

Eu, Fernando Galdino e a Marina Nicolayevisk seremos instrutores do Mergulho “Green Design Thinking” durante o N Design daqui a uma semana e alguns dias.
Este mergulho propõe cruzar os preceitos de pesquisa em design e o tão falado Design Thinking aos mais recentes métodos de design para a sustentabilidade.
Ou seja, basicamente eu e a Marina somos aqueles cabeções da sua sala que fazem trabalhos além de esteticamente interessantes, relevantes, desejáveis, úteis, tecnologiacamente viáveis e ainda temos a falta de delicadeza de projetá-los de forma sustentável. O termo técnico dentro da unversidade pra esse tipo de pessoa é CHATO, hahaha.
Hoje atuamos no mercado e podemos dizer que ele gosta deste tipo de chatisse e estamos dispostos a dividir o pouco conhecimento que temos com você caso tope participar do nosso mergulho.
Descrição resumida:
Desde o ideal bauhausiano de “forma e função”, passando pela obsolecencia planejada e a qualidade total, a industria busca melhores maneiras de se desenvolver. Mas com um mundo poluído, produtos inúteis e existências sem significado, para onde devemos direcionar nossos esforços?
Abrangendo os avanços nas áreas sociais (antropologia) e a gestão de projetos com foco no desenvolvimento mais sustentável através dos processos criativos do design, temos o o mergulho Green Design Thinking, uma workshop que propõe o foco no ser humano e na desmaterialização dos objetos e o projeto de soluções para os complexos problemas contemporâneos de forma simples.
Interessou?
SIM?
Quer participar?
Então comece AGORA!
Perfil dos Instrutores:

Fernando Galdino
Designer de Produto pela Universdade Estadual de Maringá e EcoDesigner pela UNINDUS (FIEP/SENAI PR) pesquisa sustentabilidade, etnografia e design thinking desde 2005 e já trabalhou com projetos de mobiliário, equipamentos para lavanderias profissionais e atualmente trabalha com pesquisa em design e estratégia na in/situm, empresa referência no setor com sede na Cidade do México e escritórios em São Paulo, Chicago e Bogota.

Marina Nicolayevisk
Formada em Design de Produto pela UFRJ no final de 2009, atualmente trabalha na Associação Design Possível como educadora de design em uma formação empreendedora para artesãos e jovens desfavorecidas. Pesquisa a sustentabilidade no design há 3 anos, tendo publicado diversos artigos nacionais e internacionais sob o tema.

Pesquisa

Nós decidimos fazer um projeto com o tema “ENERGIA”, não a elétrica, mas a que move as pessoas, o que dá energia para enfrentar o dia-a-dia.

Primeiro leiam este PDF e assistam a este video, eles daram insumos mínimos para que vocês possam fazer uma entrevista, ou no jargão da área, uma “etnografia rápida”.

Getting People to Talk: An Ethnography & Interviewing Primer from Gabe & Kristy on Vimeo.

Depois procurem alguém para fazer uma entrevista. Não tenha medo, não pense “eu não sei fazer isso”, aprenda fazendo, faça fazendo!

Recrutamento:

É o processo onde vc procura as pessoas que irão lhe ajudar a conhecer mais sobre o tema proposto, no caso, “Energia”.

Para este estudo os perfis mais interessantes podem ser:

– Ocupado – Pessoa que trabalhe muito / Tenha q cuidar dos filhos / etc alguém que tenha MUITA coisa para fazer

– Energizado – Alguém que você ache que possui muita energia, pode ser alguém que pratique város tipos de esportes, que tenha várias atividades, que consiga processar diversas informações ao mesmo tempo, etc.

– Preguiçoso ou desmotivado – alguém que você ache meio “pra baixo”, desmotivado. Pode ser interessante descobrir o por que ele se sente assim.

Depois disso baixe este Guia de Entrevista, imprima e entreviste quantas pessoas quiser. Depois leve o material para o N Design em CD, pen drive, etc.

Quer conversar MAIS antes do N? Participe do grupo de discussão no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *