Green Design Thinking / NDesign Curitiba

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Eu, Fernando Galdino e a Marina Nicolayevisk seremos instrutores do Mergulho “Green Design Thinking” durante o N Design daqui a uma semana e alguns dias.
Este mergulho propõe cruzar os preceitos de pesquisa em design e o tão falado Design Thinking aos mais recentes métodos de design para a sustentabilidade.
Ou seja, basicamente eu e a Marina somos aqueles cabeções da sua sala que fazem trabalhos além de esteticamente interessantes, relevantes, desejáveis, úteis, tecnologiacamente viáveis e ainda temos a falta de delicadeza de projetá-los de forma sustentável. O termo técnico dentro da unversidade pra esse tipo de pessoa é CHATO, hahaha.
Hoje atuamos no mercado e podemos dizer que ele gosta deste tipo de chatisse e estamos dispostos a dividir o pouco conhecimento que temos com você caso tope participar do nosso mergulho.
Descrição resumida:
Desde o ideal bauhausiano de “forma e função”, passando pela obsolecencia planejada e a qualidade total, a industria busca melhores maneiras de se desenvolver. Mas com um mundo poluído, produtos inúteis e existências sem significado, para onde devemos direcionar nossos esforços?
Abrangendo os avanços nas áreas sociais (antropologia) e a gestão de projetos com foco no desenvolvimento mais sustentável através dos processos criativos do design, temos o o mergulho Green Design Thinking, uma workshop que propõe o foco no ser humano e na desmaterialização dos objetos e o projeto de soluções para os complexos problemas contemporâneos de forma simples.
Interessou?
SIM?
Quer participar?
Então comece AGORA!
Perfil dos Instrutores:

Fernando Galdino
Designer de Produto pela Universdade Estadual de Maringá e EcoDesigner pela UNINDUS (FIEP/SENAI PR) pesquisa sustentabilidade, etnografia e design thinking desde 2005 e já trabalhou com projetos de mobiliário, equipamentos para lavanderias profissionais e atualmente trabalha com pesquisa em design e estratégia na in/situm, empresa referência no setor com sede na Cidade do México e escritórios em São Paulo, Chicago e Bogota.

Marina Nicolayevisk
Formada em Design de Produto pela UFRJ no final de 2009, atualmente trabalha na Associação Design Possível como educadora de design em uma formação empreendedora para artesãos e jovens desfavorecidas. Pesquisa a sustentabilidade no design há 3 anos, tendo publicado diversos artigos nacionais e internacionais sob o tema.

Pesquisa

Nós decidimos fazer um projeto com o tema “ENERGIA”, não a elétrica, mas a que move as pessoas, o que dá energia para enfrentar o dia-a-dia.

Primeiro leiam este PDF e assistam a este video, eles daram insumos mínimos para que vocês possam fazer uma entrevista, ou no jargão da área, uma “etnografia rápida”.

Getting People to Talk: An Ethnography & Interviewing Primer from Gabe & Kristy on Vimeo.

Depois procurem alguém para fazer uma entrevista. Não tenha medo, não pense “eu não sei fazer isso”, aprenda fazendo, faça fazendo!

Recrutamento:

É o processo onde vc procura as pessoas que irão lhe ajudar a conhecer mais sobre o tema proposto, no caso, “Energia”.

Para este estudo os perfis mais interessantes podem ser:

– Ocupado – Pessoa que trabalhe muito / Tenha q cuidar dos filhos / etc alguém que tenha MUITA coisa para fazer

– Energizado – Alguém que você ache que possui muita energia, pode ser alguém que pratique város tipos de esportes, que tenha várias atividades, que consiga processar diversas informações ao mesmo tempo, etc.

– Preguiçoso ou desmotivado – alguém que você ache meio “pra baixo”, desmotivado. Pode ser interessante descobrir o por que ele se sente assim.

Depois disso baixe este Guia de Entrevista, imprima e entreviste quantas pessoas quiser. Depois leve o material para o N Design em CD, pen drive, etc.

Quer conversar MAIS antes do N? Participe do grupo de discussão no Facebook.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!