Mais Notícias sobre a Regulamentação.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como já foi falado aqui, as Associações se uniram e fizeram uma proposta de projeto de regulamentação da nossa profissão de Design. Esse texto foi entregue pelo Prof. Freddy Van Camp para um assessor do Deputado Federal Jorge Bittar do PT/ RJ.

Dia 4 de agosto passado, houve uma reunião com o Dep. Jorge Bittar, do PT-RJ onde foi -lhe apresentado o nosso projeto de Regulamentação da Profissão de Designer. Participaram da reunião o signatário desta, Ernesto Harsi, presidente da ADP e Bruno Lemgruber, representando a ADG. Ao que tudo indica, todos ficaram animados com a reunião. Segundo o próprio Prof. Freddy Van Camp, o  dialogo foi extremamente produtivo, tanto nos aspectos do projeto em si, como sobre outros assuntos que nos interessam como os entendimentos junto ao Ministério do Trabalho, junto ao Confea/Crea, a Lei da Inovação, alem de assuntos regionais de interesse do Deputado que tangem ao design como atividade.

O projeto será analisado pela assessoria do Congresso, observando-se adaptações ou correções necessárias, que passarão pelo nosso crivo, antes da entrega definitiva.

O Próximo passo será a entrega de uma copia assinada por todas as associações envolvidas, junto com a documentação de suporte, de forma oficial e solene, e em Brasilia, assim que possivel.

Uma pena ainda é que foi falada tanto, mas a liberação do texto ainda não aconteceu. Esperamos que isso aconteça logo, ainda mais que os interessados poderiam participar mais diretamente mesmo que apenas fazendo barulho dessa necessidade de nossa profissão.

Para ler mais textos sobre a Regulamentação clique aqui ou se junte a nossa rede de relacionamentos clicando aqui.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

5 comentários

  • Esperando ansioso também.Já está mais do que na hora dessa novela acabar. Alguns dias atrás, baseado nos posts de vocês escrevi um artigo sobre a regulamentação também: http://cleverson.blog.br/2008/08/06/da-regulamentacao-do-design/ Abrass
  • Ed., É impressionante, quando comecei meus estudos em design, há mais de 10 anos, foi "paixão" a primeira vista, e naquela época um dos primeiros convites que recebi como estudante foi para discutir esta tal regulamentação. Comecei a entender a importância e a necessidade e sabia que poderia contribuir de alguma forma para esta realização... Hoje este assunto ainda está em pauta, mas tenho fé que alguém vai concretizar. Pode ser que eu ainda acabe contribuindo de alguma forma, como pensava no passado. Grande abraço e MUITO BOA SORTE PARA TODOS NÓS...
  • Aline e pessoal, Depois de algum tempo ,voltei! Se você está com uma carteira de trabalho assinada como Designer, ótimo!!! Você é um(a) da(o)s pouca(o)s profissionais no país que tem isso. Mas veja se você está com isso ganhando no mesmo nível de...um Engenheiro ou Arquiteto?! Se tiver?! MARAVILHA! Está tudo certo com você! Na maioria das vezes o Designer tem a sua carteira assinada como auxiliar de terceiro nivel da rebinboca da parafuseta!!! O pior é que nem tem plano de carreira ou ser considerado como profissional liberal de nivel superior nas empresas. VOCÊ é contratado como REBUTALHO! Nesse ponto a Regulamentação Oficial (Accreditation) vai cumprir a sua função de obrigar aos departamentos de RH de criar um plano de carreira nas empresas e obrigar também os profissionais de RH de conhecer o Design, o seu profissional, o Designer e se Deus quiser....todas as áreas de atuação desse profissional no Brasil. Os profissionais de RH desconhecem a nossa profissão e não entendem que para um profissional decente É OBRIGATÓRIO apresentar um Curriculum Vitae COMPLETO, diferentemente das outras profissões que só apresentam um "resumé", ou seja, as duas malfadadas folhinhas. A Dra. Phd. Ana Maria de Moraes, alguns anos atrás, tinha o seu Curriculum Vitae resumido na ordem de 46 (Quarenta e seis) páginas!!! Hoje já deve estar fazendo o GOL mil!!! Absurdo??!! Não, necessário!!! Um detalhe qualifica o profissional para o cargo! Ainda mais na pesquisa e na parte de ensino. Além disso, os RH não sabem que temos de SEMPRE apresentar um port-folio com o máximo de trabalhos possíveis nas várias áreas de atuação da profissão. Para eles nós somos uma dor de cabeça! Um problema na hora de seleção!!! Por esses motivos, vários excelentes profissionais perderam a sua chance e não conseguem uma vaga de trabalho nas empresas, por causa da caolhice (não vou dizer o nome) do empregador e do selecionador de mão de obra, vulgo RH. Isso na iniciativa privada...imagine na área pública?! Perdemos até concorrências e concursos públicos, que pela denominação deveriam ser para Designers e não para Arquitetos ou Publicitários e entendidos do Desenho em geral. Eles ocupam nossas vagas, por nossa culpa... máxima culpa, por enquanto, ad eternum!!!! Por isso é imprescindível a gente conseguir essa Regulamentação oficial, para começar a acabar neste país com esse aviltamento da nossa profissão em boa parte das empresas e no serviço público. Vamo rezar para isso sair logo, pois estamos no limiar de ter a nossa profissão extinta no Brasil, por esse motivo e muitos outros. Foster.