Mestrado em Design no RS

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Design está com inscrições abertas até 19/4

O Núcleo de Pesquisa da Escola de Design da Unisinos reúne oito pesquisadores que desenvolvem um leque de investigações buscando identificar novas tendências nas práticas e nas concepções de design. O grupo será reforçado a partir de agora, com o lançamento do Mestrado em Design, cujas inscrições vão até 19/4, e podem ser feitas presencialmente (Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744, Porto Alegre) ou pelo site.

Com área de concentração em Design Estratégico, o programa volta-se ao estudo da área na perspectiva de contexto e inovação dos bens de uso em toda a cadeia de valor, para definir estratégias de desenvolvimento orientadas ao design e para consolidar a identidade organizacional. Tem duas linhas de pesquisa.

A Processos de Formalização de Contextos de Uso analisa o estado da arte do design no contexto contemporâneo, reconhecendo a realidade socioespacial e o comportamento e os desejos dos consumidores. Já a Processos de Projetação para Inovar os Bens de Uso identifica diferentes cenários para definição de uma estratégia de desenvolvimento do produto-serviço orientado pelo Design.

Em síntese, o Programa de Pós-Graduação em Design considera: noção estratégica do design para as organizações; relação do design com a inovação; análise do ambiente externo para subsidiar e apoiar as decisões; foco não só no produto, mas nos serviços e na comunicação; importância de toda a cadeia de valor, da concepção à distribuição; e dimensão de processo e seu impacto na organização privada ou pública.

Trocando em miúdos, o núcleo de pesquisa não pensa o design somente como a inovação do produto, mas como algo que compreende uma série de relações, que perpassa os públicos internos e os demais envolvidos na produção. Dessa forma, o design vem a ser uma ferramenta estratégica, além de agregar valor aos produtos.

Num dos estudos em andamento, os pesquisadores pretendem viabilizar aportes e experiências etnográficas na cidade de Porto Alegre. O ponto de partida são as diversas manifestações estético-culturais que germinam de forma aparentemente não-regrada e espontânea na paisagem e no ambiente urbanos. Numa outra pesquisa, sobre conceitos de design que orientam a inovação e agregam valor aos artefatos, um telefone celular não é visto apenas como um equipamento para receber e realizar chamadas. Ele passou a ser algo que pode representar status, que permite realizar filmes, assim como pode ser um objeto de diversão.

Confira também o blog da Escola.

Nota: o texto é da amiga e jornalista Lia Luz.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

4 comentários