O que é design?

“Todos os homens são designers. Tudo o que fazemos, quase todo o tempo, é design, pois design é condição básica para toda a atividade humana. O planejamento e estruturação de qualquer ato em busca de um objetivo desejado e previsível constitui o processo de design. O Design é a origem primária e subjacente da vida.” Em resumo: “Design é o esforço consciente e intuitivo para impor uma ordem que tenha significado.” – Design for the real World, por Victor Papanek.

6 respostas para “O que é design?”

  1. O texto é ótimo mais… avacalha completamente o design, sugerindo que todo mundo pode ser design, e os profissionais em design, os que estudaram muito pra fazer tal, onde ficam? enquanto a maioria tenta tirar esse “conceito” da boca do povo, poucos como esse mala que por incrível que pareça, designer vem a fala tao blasfêmia, só me pergunto uma coisa, o que vai ser do design se continuar assim? Precisamos desde agora mudar a cabeça do mundo a fazer com que comece valorizar rigorosamente o design e os designers.

  2. (sobre o comentário anterior)

    Design é isso aí mesmo que o post diz, a diferença é que nós estudamos para nos tornarmos especialistas, não existe maneira de impedir que uma pessoa sem formação realize tais atividades, nós que devemos mostrar o que o nosso conhecimento trás de benefícios. Tem gente que fica de muito chororô, isso me enche o saco…

  3. chororo nada, quero ver se continuar assim o que é que você vai falar daqui a algum tempo, quando um cliente chegar pra vc dizendo, “você tá cobrando tão caro, mais meu vizinho faz de graça” vai chegar o ponto que design vai ser trabalho de vizinhos, filhos, sobrinhos, e netos… 😉 fikadika

  4. De novo! “O que e design?” Voces nao sabem? Eu nao tenho duvidas em relacao ao me oficio. Sou direto e decisivo com meus clientes e colegas de profissao em relacao a essa questao. Milhares de vezes essa pergunta foi feita e se, os proprios designers nao sabem, quem ira? Desta forma nunca vamos ser respeitados mesmo.

    Para com isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Minha modesta opinião sobre o que é design:

    Design é uma atividade multidisciplinar projetual que busca, através de métodos, processos e conceitos estéticos, ergonomicos e funcionais, conceber, elaborar e configurar artefatos ou comunicações visuais que ajudam, auxiliam, ou solucionam problemas relacionados às necessidades humanas.

    Eu penso que o design é feito pelo homem e para o homem.
    É uma atividade que visa solucionar um problema encontrado pelo homem relacionado ao seu bem estar, seus desejos subjetivos, funcionais etc.

    Por isso que a afirmação que design é feito por todos os homens (para mim) esta correta, todos podemos fazer design para nós mesmos.

    Pensem: eu tenho uma mesa que para minha estatura é muito baixa, me deixando com dores ao longo do dia. Então para resolver esse problema ergonomico, eu coloco algumas madeiras sob os pés da mesa, tornando a altura dela mais alta, eliminando o problema de dores no fim do dia por ficar muito curvado.

    Eu entendo quando as pessoas pensam sobre isso e se revoltam, achando que a profissão de Designer é injusta, pois passam anos estudando e quando se formam descobrem que qualquer um pode fazer design.

    Mas ai é que esta, qualquer um pode fazer design para si, e não para os outros.
    Essa mesma pessoa hipotética que ajusta a altura da sua mesa, se ela não tiver toda a carga de conhecimento sobre design (ergonomia, estética, gestalt etc), ela NÃO é capaz de projetar para outros, somente para ela.

    A diferença esta ai, vc passa anos estudando para saber projetar para os outros, e não só pra si mesmo.

    Respeito a opinião de outros, mas é isso que eu penso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *