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Portfolio na web: dicas e cuidados

A apresentação do portfólio na Internet ganhou terreno pela relativa facilidade de publicação e pela abrangência da rede. A apresentação de trabalhos on-line, além de simples, representa economia de tempo tanto para quem se apresenta quanto para quem o visita.A única desvantagem, se é que podemos chamar assim, é que, enquanto na apresentação impressa o profissional pode defender pessoalmente seus trabalhos, na Internet o discurso falado dá lugar ao discurso virtual – construído por imagens, textos e hyperlinks – por onde o visitante viaja sem ter que, necessariamente, obedecer a uma ordem lógica. O discurso virtual, portanto, deve ser elaborado de modo a ser tão convincente quanto o real. Por isso, alguns cuidados devem ser observados na hora de construir um portfólio na Internet, afinal, ele será não apenas um site, mas uma vitrine da sua capacidade profissional! 

“Ciberfolio” – A elaboração de um portfólio on-line tem tantas peculiaridades que a professora Joy Till (PUC-RJ) cunhou, em sua tese de mestrado, um termo especial para designá-lo: ciberfólio. Em seu artigo acadêmico intitulado “Ciberfólio: contribuições da linguagem narrativa no portfólio virtual”, ela destaca a Internet como um espaço propício para que o designer divulgue seus principais trabalhos bem como projetos pessoais (fotografias, literatura, entre outros), individualizando seu portfolio e revelando um pouco de sua personalidade. Quanto ao número de trabalhos a serem expostos, ela dá a dica: não mais que 8 a 10 já são suficientes para mostrar as habilidades profissionais. 

Itens de atenção – outros passos podem ser seguidos para não errar a mão no seu portfólio virtual: 

1) Blogs e sites gratuitos: têm sido muito usados para abrigar portfolios. Especialistas, no entanto,  recomendam o uso de domínio próprio porque transmite mais profissionalismo, evita endereços longos que ninguém memoriza e torna o profissional mais rapidamente identificável em meio a tantos “sitegratis.com.br/grupos/trabalhos/ portfolio/fulano/etc.”  Ao mesmo tempo, a hospedagem própria mantém afastadas as pop-ups de propagandas que atrapalham a navegação e irritam os internautas.Outra questão é que o portfólio é composto, basicamente,  por imagens. Com isso, certos blogs pesam demais e demoram muito para carregar, o que pode afugentar o visitante. O blog pode ser usado como um “extra”, um apoio que o profissional usa para, por exemplo, discorrer sobre temas ligados à sua área. Deverá estar linkado no site do portfólio, nunca devendo ser usado para contar detalhes da vida pessoal.  

2) Navegação: aqui a palavra de ordem é objetividade. A capacidade de organização profissional já pode ser avaliada neste item.  

3) Layout: ele não pode “brigar” com as peças apresentadas e nem chamar mais atenção que elas! O ideal é que seja simples, bonito e enxuto, sem excesso de informações visuais. 

4) Animações: o uso da animação precisa ser consciencioso. É bom considerar os usuários de Internet que não têm banda larga. Além disso, nem todo mundo tem tempo ou paciência de esperar uma animação pesada carregar e assisti-la até o fim. Corre o risco do visitante fugir.

 5) Erros de português: a língua portuguesa é colocada em segundo plano por profissionais de diversas áreas. Muitos não se preocupam com a correção do idioma, achando que isto não tem importância em suas carreiras, o que não é verdade. Pesquisas indicam que erros de português perante empregadores transmitem a idéia de desleixo, pouco-caso e ineficiência. Uma solução para os mais distraídos é ter um dicionário sempre ao alcance para consultá-lo em caso de dúvidas. 

No mais, criatividade e bom-senso.    

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