Propósitos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Juro que já faz tempo que peguei ogiriza da discussão de “o que é design?”, principalmente pq acaba em muito achismo, nada contra o achismo (eu memso venho achando muita coisa por aqui) mas o caso é muita gente acha, pouca gente procura.

Esse cara procurou.

Em 2005 Eduardo Gonçalves, o Cuducos, escreveu seu TCC “Propósitos do Design” fazendo um belo levantamento de ficando bem claro o quão inquieto ele ficou com o assunto, a bibliografia é extremamente rica e não fica só no design, vai muito para a antropologia e sociologia (áreas que ele anda se aprofundando).

O trabalho não se propõe a colocar uma pedra sobre nada, apenas levanta várias citaões e discussões muito interessantes e que costumam ser ignoradas, sua verdadeira contribuição é essa, colocar o debate munindo quem ler o texto de algumas informações levantadas sob o aval de uma universidade federal.

O texto é um pouco longo, o próprio cuducos ficou preocupado sobre eu puxar essa discussão aqui, se ela renderia como deve. Eu não sei, isso é com quem lê, mas acho bom trazer pra berlinda pois é bem relevante.

O resumo do trabalho:

O presente trabalho constitui-se inicialmente de dois blocos. O primeiro é um levantamento histórico que busca, na fase da gênese e da efetivação do design enquanto disciplina e categoria profissional, as propostas que ele oferecia ao contexto histórico-social da época. O segundo bloco é uma análise de como a sociedade se transformou desde então e como as propostas do design foram afetadas pelo novo cenário. Comparando os blocos chega-se à situação crítica atual, na qual o design passa a ser regido pelo mercado, perdendo, ao menos em parte, sua autonomia.

Design é ferramenta de marketing? Estamos atrelados a agencias de publicidade? Pq somos tão dependentes de outras áreas? Pq não temos as rédeas dos nossos projetos?

Leiam. Reflitam. Discutam.

PS:. Tinha escrito isso antes de sair na peregrinação do design no R sul e no Arlequinal, mas pra não me deixar mentir sozinho já até andaram falando desse cara por aqui.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
  • Olá!
    Acho muito importante para estudantes de design como eu, conhecer mais a fundo as raízes do design, como ele se “formou”, como se implantou aqui no Brasil etc. Ainda não li todo o conteúdo (espero terminar o quanto antes), mas já agradeço desde já!
    Obrigado!

  • Eu li isso no final da graduação e foi muito bom mesmo. No R design sul lá em POA a Angela (UFPEL) q eu conheço a uma cara já chegou pro cuducos e disse que tinha usado o tcc como base de pesquisa pro dela, isso é muito massa, pq na real não é certo ficar cada um correndo pra um lado, as pesquisas tem q se completar saca?

    è aquele lance q falei, é cansativo e tal mas prende a leitura e te enche de argumento contra professor incopetente, hehehe.

  • verdade… rs
    mas o lance mesmo é o q vc disse: “…não é certo ficar cada um correndo pra um lado, as pesquisas tem q se completar…”
    As vezes é mais interessante e construtivo evoluir o
    conteito/idéia/pensamento (de alguém ou não) a partir de um determinado ponto do que querer buscar tudo sozinho, não repassando nada a ninguem.
    Acho q se todos pensassem assim, não precisariamos reiventar a roda, recriando propostas já existentes ou semelhantes…..

    Valeu de novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *