Qual a prioridade no projeto de interfaces?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Recentemente, com a moda da Web 2.0, do conteúdo colaborativo, o poder do conteúdo nas mãos dos usuários etc., muita ênfase se deu ao que se diz ou se apresenta nos sites e sistemas de informação. Mas o principal geralmente fica em segundo lugar: a tarefa. O que o usuário quer fazer com essa informação? Ele consegue encontrá-la? Consegue ler? Guardar? Enviar pra um amigo? Imprimir?

Uma reflexão interessante sobre esse assunto pode ser vista no artigo <<Gerry McGovern Says “Manage the Tasks”>> http://www.uie.com/articles/managethetasks/ em inglês.

O texto também fala sobre a importância de se descobrir quais são as tarefas principais (Top Tasks), através do comportamento dos usuários, com o objetivo de garantir que a interface os ajude a completá-las com 100% de sucesso.

Vale a pena ler.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

One comment

  • É muito bom o artigo mesmo. É interessante porque toda interface é feita para que o usuário desempenhe uma tarefa que seja, mesmo que seja apenas encontrar um conteúdo de interesse. Quando se planeja uma interface sem pensar na tarefa, basicamente o que acontece é um trabalho paralelo, desconexo, nas outras áreas, como a tecnologia, conteúdo e ergonomia. Cada área passa a ser desenvolvida de forma independente, descoordenada. Quando se prioriza a tarefa, que é o mais importante, todas as outras áreas deixam de ser independentes e passam a ser trabalhadas com o propósito de facilitar o desempenho da tarefa. Às vezes uma simples enquete do tipo: "o que você esperava fazer em nosso site?" já dá uma baita ajuda na hora de replanejar a sua arquitetura.