Rock bambu

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Para quem ainda não sabe, bambu é um tipo de grama. Por causa disso, ele cresce bem rápido e apresenta propriedades parecidas com a madeira, o que faz dele um excelente substituto para esse material tão nobre (dá para fazer até papel de bambu). Os designers não param de estudar coisas que se pode fazer com esse material barato e sustentável e as aplicações são as mais criativas.  Pois a Agência Bambu de Conhecimento em parceria com a MODO Design ganhou o troféu  prata na categoria Ecodesign do IDEA Brasil 2009 com o projeto da Guitarra Digital JAM. Rock, design e bambu, uma combinação inusitada que tem tudo para ser um sucesso!

090219_BB_jam_perspectivaprincipal

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

4 comentários

  • Não conheço ainda o bambu muito bem (entendam que como materia prima), mas essa expectativa em relação ao rápido crescimento me traz um receio relacionado aos problemas já conhecidos causados pelo eucalipto. Uma pequena observação que faço em relação ao instrumento é que os diferentes tipos de madeira influenciam no som do instrumento, e todas as tentativas de construi-los (os tradicionalmente de madeira) em madeira prensada ou outros materiais alternativos não foram bem aceitas no mercado. Por enquanto o jeito ainda é usar madeira certificada ou de demolição.
  • Caro Serra, suas preocupações com o plantio em monocultura de árvores ou bambus é justificado. Porém nosso produto não está em produção em larga escala ainda, é um projeto pequeno produzido artesanalmente. Em relação ao tipo de material usado em guitarras o mais aceito ainda é e, acreditamos, sempre será a madeira. Não queremos mudar o mundo, apenas apresentar um produto diferente. Em adição a isso, gostaria de relembrar que existem guitarras sendo feitas em outros materiais (como o acrílico) e sendo utilizadas por músicos profissionais de renome. A madeira não é o único material possível de se extrair som. E o bambu laminado colado tem uma densidade muito próxima à da madeira, tendo também características muito similares (lignina, fibras vegetais) apesar de diferenças significativas (orientação unidirecional das fibras). Quando terminarmos a fabircação do primeiro protótipo funcional no começo de setembro, iremos postar um vídeo com o som. Por enquanto quem quiser conferir como é o som de uma guitarra de bambu pode colocar bamboocaster no youtube e ver um vídeo que achei recentemente mostrando uma guitarra feita do mesmo material da nossa. abraços e obrigado pelo interesse demonstrado