Semáforos de Ampulhetas

Já pensou em nosso trânsito, principalmente o das grandes cidades sem semáforos? E se eles fossem ampulhetas? Parece um pouco estranho imaginar mas a designer Thanva Tivawong, teve esta fabulosa idéia. Feitos em LED, ele mostra nitidamente quanto tempo tem de transição para a mudança de cor.

Uma idéia no mínimo interessante!

Outras imagens:

fonte:demilked

  • Isso é uma bobagem. Firula de pseudo-designer.
    A começar pelo ícone em uso: uma ampulheta, que não faz o menor sentido hoje. É como o ícone de um telefone que temos nos nossos celulares touch-screen: é um falante de um telefone daqueles que girava a roleta para discar. Faz sentido esse anacronismo?
    E mesmo que se tome como um índice visual do passar do tempo, não é útil e não se justifica, mesmo comparando com nossos sistemas estáticos de semáforo hoje. Ele não possui uma leitura rápida adequada (a quantidade de “areia” não vai importar, vai acabar funcionando da mesma maneira que hoje: tá verde? passa. Tá amarelo? Corre. Tá vermelho? Pára.), e o tempo de um semáforo mais demorado em relação a outro mais rápido não estará condizente com a quantidade de areia em ambos. É a mesma coisa, sóq ue num cai mais rápido, e noutro não. Ou seja, um feitiche babaca e afuncional. E um afuncionalismo que pode causar sérios danos num local onde qualquer erro é fatal: o trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *