Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

diatipo
As atividades tipográficas da Bienal aumentaram consideravelmente:

17/04 (sexta) 19h
Crystian Cruz
Tipografia 2.0? recursos OpenType e outras tendências
Hoje em dia a tecnologia tem um papel fundamental no processo de criação e uso de novas fontes. Type designers estão quebrando os paradigmas na forma de utilizar os recursos avançados de OpenType, possibilitando novas relações entre tipografias e o conteúdo da mensagem. Este tema faz parte da recente pesquisa realizada por Crystian Cruz como parte do Mestrado em Typeface Design em Reading-UK, e busca discutir as novas tendências em design de tipos na era da Web 2.0.

Crystian Cruz é designer gráfico formado pela PUC-PR em 1999. Trabalha como diretor de arte na Editora Abril, com passagens pelas revistas Placar, Quatro Rodas e INFO. Desde outubro passado está no Reino Unido cursando o mestrado de Typeface Design na University of Reading. Desde 2001 presta consultoria em tipografia pra diversas editoras e estúdios de design. Autor das tipografia Brasilêro, premiada e publicada em diversos livros e revistas no Brasil e Estados Unidos, além de desenvolver projetos tipográficos para revistas como Quatro Rodas, Viagem & Turismo, Vip, Nova, Casa Claudia, InfoCorporate e Mundo Estranho. Participou com trabalhos premiados das 6ª, 7ª e 8ª Bienal de Design Gráfico da ADG (categorias tipografia, design promocional e design editorial) e também dos 28º, 29º, 30º e 31º Prêmio Abril de Jornalismo em Revistas.

18/04 (sábado) 16h
Fabio Haag
Typedesign: 24h por dia, 7 dias por semana
Fabio falará sobre sua experiência como typedesigner da Dalton Maag, foundry inglesa especialista no design de fontes corporativas. Em sua lista de clientes estão Toyota, Vodafone, Virgin e Puma, entre outros. Além de apresentar cases detalhados, Fabio falará sobre o dia-a-dia de ser typedesigner e como é trabalhar numa foundry composta por 10 pessoas, de 5 nacionalidades diferentes, atuando em conjunto em 3 países. Antes de ingressar na Dalton Maag, Fabio fundou a ByType e teve seus projetos expostos em mais de 9 países, incluindo seleção para a Zich, que reuniu apenas 18 profissionais no castelo de Santa Severa, na Itália.

22/04 (quarta) 19h
Fabio Lopez
As Fontes Digitais de Simulação Caligráfica
Apresentação da pesquisa desenvolvida no mestrado a respeito do processo de construção das fontes digitais de simulação caligráfica. A identificação das categorias de compreensão da forma caligráfica e o processo de construção das fontes digitais de simulação. Fontes de simulação caligráfica baseadas em referências concretas e conceituais ? uma hipótese metodológica.

Fabio Lopez é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha pesquisando e desenvolvendo fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais e internacionais (Letras Latinas, Bienal da ADG, Experimenta Design, 100% Design Tokyo, Seoul Design Week). Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração, e pratica design subversivo nas horas vagas. Em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto ?War in Rio? ? que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Dá aula de tipografia, fotografa, administra um blog sobre design gráfico holandês e filatelia, escreve e rabisca em seus cadernos.

23/04 (quinta) 19h
Eduilson Coan
Ninfa: erros, acertos e futuro
Uma constante evolução do olhar tipográfico: utilizando de projetos desenvolvidos nos últimos anos, será apresentado uma evolução na qualidade no desenho dos caracteres, erros e acertos no andamento de cada projeto. E por fim, o caminho a ser seguido no futuro do projeto da tipografia Ninfa.

Eduilson Coan é formado em Desenho Industrial – Programação Visual pela PUCPR. Atuou em projetos tipográficos para a revista abcDesign, para o jornal O Estado do Paraná e teve sua fonte Ninfa selecionada para a mostra Tipos Latinos 2008.

23/04 (quinta) 20h30
Ricardo Esteves
Outras Fontes no mercado tipográfico
Questões sobre o design de tipos como atividade profissional. Principais formatos de fontes em uso, set de caracteres e compatibilidade de idiomas, recursos de programação e compatibilidade com softwares. Serão abordados alguns diferentes modos de atuação profissional dentro da atividade. Por fim, serão apresentados casos de famílias tipográficas do projeto Outras Fontes, que obtiveram destaque no mercado internacional de tipografia digital. Em atividade desde 2006, Outras Fontes é a fundição pessoal do designer Ricardo Esteves Gomes.

Ricardo Esteves Gomes é graduado em Desenho Industrial ? Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Mestrado em Design na Escola Superior de Desenho Industrial ? ESDI/UERJ. Sua atuação profissional é focada no design de tipos e no design editorial/corporativo. Desenvolve tipos digitais para licenças de uso exclusivas e não-exclusivas. Grande parte de suas produções são distribuídas por meio de revendedores internacionais como MyFonts, Ascender Corp. e T26. Suas fontes Maryam e Jana Thork foram recentemente expostas na mostra Tipos Latinos 2008.

24/04 (sexta) 19h
Catherine Dixon
Beyond classification: finding new ways of understanding typeforms
One of the most difficult decisions that designers are faced with is what typeface to choose. Many of the ways we make sense of the visual differences between typefaces have their origins in long-outdated classification systems and newer vocabularies simply don’t bring any real critical perspective to current type design practice. Here I will give an overview of my own response to the difficulties encountered in describing typeforms and the way this new approach shapes my retelling of the story of type.
Following discussion of the visual organization of types, I want to share some other, more unusual ways I have found helpful in encouraging a new understanding of type as form. Approaches include type ‘life-drawing’, sponge-painting and working with the physical form of type through letterpress. Letterpress played a formative role in my own design education and I will explain how and why it continues to inform graphic design teaching at Central Saint Martins.

Catherine Dixon is a designer, writer and teacher from London. As a graphic designer her clients include Penguin Books and she was part of the D&AD award-winning team nominated for the Design Museum’s Designer of the Year for their Great Ideas series. As a writer she is a regular contributor to international design journal Eye, has written on type design for different foundries and co-authored with Phil Baines the book Signs: lettering in the environment (2003). As a teacher she has worked both inside and out of educational contexts offering typographic training and expertise. She co-ordinates events for the Friends of St Bride Library and is a Senior Lecturer in typography at Central Saint Martins where she also completed her PhD in typeform description.
9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico
de 7 de março a 17 de maio
no Centro Cultural São Paulo

ADG-Brasil
www.adg.org.br

Tipocracia: 6 anos
www.tipocracia.com.br

Publicado por Armando Fontes

Carioca, morando no oeste catarinense, ex-baixista, ex-míope e ex-cabeludo, que crê que atividade de design ganhará cada vez mais respeito na sociedade, quando a classe como um todo, perceber que o que fazemos está mais próximo da Economia do que da Arte. Que nosso atividade gera lixo, riquezas, transformações sociais e culturais. Gestor de marcas e identidade corporativa pela PUC-MG, Designer de produtos pela UFRJ. Editor do twitter (@design_se) que uniu forças com o Espaço.com/design em 2010. Estudioso de cervejas e homebrewer da Cerveja Vilã Autor da frase: "Minha mãe fez designer."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *