Tamanhos de papel

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A norma mais utilizada aqui no Brasil é a norma DIN (traduzindo, Normas Alemãs Industriais). Ou seja, é relativo àquele papel A4, ou “sulfite” como é popularmente conhecido. Neste artigo vamos tratar apenas da série A.

O A0 é uma folha de 841 mm de largura por 1189 mm de altura, a folha A1 é nada mais que a folha A0 dobrada no meio, ficando no tamanho de 594 mm de largura por 841 mm de altura (notou que a largura do A0 virou a altura do A1?) e assim sucessivamente e infinitamente. Geralmente, as folhas vão até o tamanho A6, de 105 mm de largura por 148 mm de altura. Se você dobrar o A6 no meio, terá uma A7 e por aí vai.

“Canha, porque o formato vai apenas até o A6?”. O formato poderia ir infinitamente, até você ter uma folha de tamanho tão pequena que é impossível utilizá-la. Esse formato vai até o A6 tradicionalmente, pois uma folha qualquer não pode ser dobrada mais de 6 vezes (tente em casa! Não importa o tamanho da folha, é impossível!).

Confira a tabela abaixo dos tamanhos e uma imagem exemplificando a divisão do papel.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

12 comentários

  • Bem útil teu artigo! Mas o papel normalmente utilizado pelas gráficas [o comprado dos fornecedores] é o formato BB (660x960 mm) que vai ter melhor aproveitamento para formatos do padrão BX (onde x é um número, assim como nos A) e isto deve ser levado em conta na hora de se optar um formato, influi diretamente no preço e no desperdicio de material.
  • esse lance d dobrar uma folha infinitamente me lembra da época d escola... meu amigo mini-gênio falou, depois q um professor (d física) expôs o assunto: Talvez, se um carro com velocidade x... heheheh, mythbusters.br alguém?
  • Canha e pessoal, Já que o assunto é tamanho de papel, porque você não dá o serviço todo? Fale dos outros formatos e suas utilizações..... Fica melhor...não é??!! A série DIN (Deutsch Industrie Normen) é usado para as quais finalidades??? Foster.
  • Olá! Bastante interessante esse artigo, mas uma coisa interessante, talvez até mais do que a quantidade de vezes que se pode dobrar um papel, e que talvez desse até um post, é o seguinte: Porque esse papel tem essa medida? Porque a série A tem essa proporção? Interessante, né? Vou tentar explicar: Você pega um quadrado de 21cm de lado, inscreve ele em um círculo e depois aumenta a sua altura até as linhas do quadrado e do círculo se encontrarem, formando um retângulo da mesma largura do quadrado e da mesma altura do círculo. Voilá! Você tem uma folha A4!!!! O interessante é que nesta proporção, uma única página na vertical tem a mesma proporção de um página dupla em ul livro, por exemplo. Saber essas informações é importante para poder dar um certo ritmo à leitura do usuário. Espero que tenha contribuído! Até mais!