ANIMASERRA: Festival é vitrine para profissionais e amantes das artes digitais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em primeiro lugar, gostaria de manifestar minha satisfação por ter sido convidado a escrever uma coluna sobre o mercado de animação e artes digitais para este site. Agradeço este privilégio e, com certeza, em breve este site será referência para as mais diversas classes do design, dentro e fora do país. Vida longa ao design.com.br ! ! !Para que tudo fique nos conformes, deixem que eu me apresente, não é mesmo?

Meu nome é Antonio Ribeiro e sou designer e ilustrador com formação pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curso MBA em Computação Gráfica e Multimídia na mesma instituição e já fui Editor de Arte de diversas publicações. Além de editor, também ilustro e já criei várias embalagens para marcas de cosméticos e diversos outros segmentos. Criei estampas para marcas como De Millus e há 3 anos atuo no mercado de animação a artes digitais. Neste ano de 2007, na ocasião do ANIMASERRA, lancei o livro “Brasil: Referência no Cinema de Animação e HQ”, pela Editora Zem. Além desses trabalhos, sou diretor da NUCLEAR – Núcleo de Animação e Artes Digitais, um centro de formação em 2D, 3D e artes digitais em geral e, agoram super satisfeito de fazer parte deste brilhante time do design.com.br, posto minha primeira coluna!

Bem, para começar como pé direito, falarei um pouco sobre um evento criado por mim e ocorrido, já em sua segunda edição, no dia 3/11: o II ANIMASERRA – Festival de Cinema de Animação e Quadrinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro.

II ANIMASERRA revela-se como pólo de encontro de profissionais e teve mais uma edição de sucesso

Quando nos idos de 2004, comecei a amadurecer a idéia de criar um festival de cinema de animação, quadrinhos e games, me deparei com os receios e as dúvidas que qualquer organizador sensato e sério se depararia: como fazer um evento que atenda às expectativas e possa encorporar-se ao calendário do Estado e até mesmo do Brasil? O sonhos concretizou-se e, em 2007, o ANIMASERRA já teve sua segunda edição, com um crescimento exponencialmente visível a todos que compareceram em ambas as versões. É a animação crescendo no deserto!

O ANIMASERRAFestival Nacional de Cinema de Animação e Quadrinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro, concebido por mim e por meu sócio, Rodrigo Miguel, demonstrou-se um evento que, além de contemplar os bons profissionais de todo o Brasil que, ano após ano vêm palestrar em nosso festival, também contempla o público em geral de curiosos e iniciantes no mercado. Talvez esteja aí o porquê do sucesso do Festival, alcançado tão rapidamente em apenas 2 edições.

O primeiro ANIMASERRA, acontecido nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2006 atraiu mais de 3 mil pessoas e contou com figuras ilustres em suas palestras, como Miguel Paiva (criador da Radical Chic), André do site 3d1 – portal referência em 3D para os profissionais da área, OTA (editor da Revista MAD no Brasil), Ranz Ramzemberger (único Autodesk Training Specialist da América Latina), além de de Levi Luz (proprietário da Intervalo Produções e criador do desenho animado para TV totalmente nacional DOGMONS), a HOPLON Infotainment (empresa criadora do game massivo TAIKODOM) entre diversos outros palestrantes.

O sucesso foi absoluto e, além das palestras, as oficinas de recorte (estilo de animação tipo stop-motion) e de 3D ficaram lotadas, com diversas turmas durante todo o festival.

Já neste ano, em 2007, o evento acabou de acontecer (foi nos dias 3 e 4 de novembro) e então as sensações e a euforia estão todas à flor da pele ainda.

A mesa de abertura do II ANIMASERRA, por si só, já foi uma atração à parte. Estavam na mesa: Ziraldo – criador do Menino Maluquinho; Marc Campos – desenhista da Marvel e DC Comics para Liga da Justiça, Batman, Superman, Homem-Aranha e muitos outros personagens; Clewerson Saremba – diretor da Labocine Digital, estúdio responsável pelo novo longa-metragem da Turma da Mônica “Uma Aventura no Tempo”; João Boldrini – diretor da Melies, grande Escola de Animação de São Paulo; Waldyr Sant´Anna – dublador da primeira voz de Homer Simpson; Jorge Vasconcellos – dublador e diretor que fez vozes das animações A Vaca e o Frango, X-Men, Lilo & Stitch, Procurando Nemo, As Meninas Superpoderosas e muitas outras; Ricardo da Matta e George Rutherford, diretores da Seagullsfly, produtora responsável por animações como as da abertura nova do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Intercine, SuperCine, Fama e diversas outras animações para TV Globo, além de atuarem com muita presença no mercado de mídia impressa através de ilustrações 3D ou 2D foto-realistas para clientes como Bradesco, Intel Inside e Avon.

Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade – o que cortou a energia do prédio do evento por cerca de 70 min – o grande público presente não arredou pé do local e aguardou o reestabelecimento da energia para o prosseguimento da linda festa que foi o II ANIMASERRA 2007.

Quem esteve presente, pôde conferir as sábias palavras do escritor best-seller Ziraldo, falando sobre produção, eventos e a educação no Brasil. Além das vozes de Homer Simpson e do Bum Defora homenageando Ziraldo, feitas por Waldyr Sant´Anna e Jorge Vasconcellos, respectivamente. Um momento muito gostoso e, com certeza, ímpar no roll de eventos no Brasil.

Posso afirmar, como organizador do evento que, depois de passado o “furacão” que é estar controlando tudo, posso olhar para trás, encher o peito e dizer que valeu a pena. Aliás, a cada ano, vale cada vez mais a pena. Apesar do evento ser totalmente sem fins lucrativos – tanto que a entrada, as palestras e oficinas são todas gratuitas – tivemos grande lucro. Este lucro foi a satisfação e a certeza de que todos que puderam estar lá se deliciaram e puderam ter novas perspectivas de mercado e até mesmo de noções por onde seguir para serem melhor sucedidos dentro dos assuntos abordados nas palestras e oficinas.

Como já dito por várias produtoras do Rio e de SP, o ANIMASERRA está se tornando um encontro de profissionais, onde muitos curtas, parcerias, palestras e até mesmo terceirizações de trabalhos saem a partir das conversas informais entre os mais diversos visitantes e, inclusive, palestrantes do Festival.

Quem estiver curioso para saber como foi a festa, todas as fotos fresquinhas estão em www.animaserra.com.br

Além das fotos, na seção MULTIMÍDIA está o clipping das matérias de tv… como TVE, Play TV, Rede Globo, SBT, etc…

Quem é profissional do design gráfico, ilustração e das animações – seja em que técnica for – não podem faltar um evento como este.

Deixo aqui os sites dos palestrantes do evento para que todos possam ter uma pequena noção do peso que foi reunir todos estes maravilhosos profissionais em uma única festa.

Ziraldo (homenageado com documentário)

www.ziraldo.com.br

Marc Campos (homenageado com documentário)– www.quantaacademia.com.br

Melies – www.melies.com.br
Labocine Digital – www.labocine.com.br/digital
SeagullsFly – www.seagullsfly.art.br
Intervalo Produções – www.dogmons.com.br
Azimut Digital – www.azimut.com.br

Por enquanto é isso. Espero que possamos receber muitos trabalhos no III ANIMASERRA!

A partir de agora então, estamos juntos!

Abraços e muito design na vida de todos!

Antonio Ribeiro

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

5 comentários

  • Olá! Fico muitíssimo feliz em saber que mais um grande profissional está fazendo parte da seleta lista de colunitas deste blog, que tanto ajuda e informa jovens que buscam maior conhecimento na área de Design. Sobre o ANIMASERRA Uma ótima iniciativa. Percebo que está dando certo. Como falei em tópicos anteriores, infelizmente não existem eventos como estes aqui no nordeste. Agradeço novamente. Felicidades. Max Josino
  • Agradeço os comentários e tenham certeza que farei todo o possível para contribuir de forma concisa e coerente com esta maravilhosa iniciativa que é o site design.com.br ! Sobre o ANIMASERRA, não aceitamos mais desculpas! Queremos todos vcs aqui com a gente ano que vem! rsrsrs