Apelo emocional da Marca.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Até onde eu entendo, qualquer empresa produz um produto e este é destinado para determinados clientes, certo? Essa relação é algo que deve ser construída com a ajuda de diversos fatores e ações. Até aqui, tudo ok.

O que eu quero descrever aqui são alguns acontecimentos, onde a empresa não viu o valor (ou ignorou) da sua marca e decidiu mudar drasticamente o seu logotipo.

Aqui e Curitiba existia uma rede de farmácias chamada Drogamed (declarou falência no dia 1º de maio). Mais de 100 lojas na região sul. Muito forte em Curitiba. No começo o logotipo era formado pelo Símbolo de uma Coruja (vide).

Alguns anos depois, um grupo chileno chamado Ahumada, comprou a rede (com essa aquisição, o grupo Ahumada chegou perto de 1000 lojas em 4 países). E começou um plano de expansão e de adequação da nova marca.

Aí começaram os problemas. A coruja da marca Drogamed (apelidada de Corujito), tinha fans. Eu trabalhava no marketing da Drogamed nessa época, e várias pessoas ligavam reclamando, perguntando “porque é que matamos a coruja”. Tinha gente que não gostava, mas era uma minoria. O pessoal estava já familiarizado e não gostou de ter que se adaptar a isso.

O processo continuou com a gente adaptando a nova marca nas lojas já existentes e abrindo novas lojas no interior do Paraná e em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Novo problema. A marca (que era uma marca famosa EM CURITIBA de rede de farmácias), não possuía no seu formato, a palavra farmácia.

A Diretoria da época, não tinha medo de não ser reconhecida fora de Curitiba. Resultado: nas outras cidades o pessoal achava que era um supermercado novo. A palavra farmácia teve que ser incorporada, gerando mais re-trabalho e dinheiro perdido.

Outros exemplos de mudanças foram mostrados aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Fuçando a internet, acabei por achar o site Brand New e me deparei com isso:

Ford Logo, Before and After

A sorte que isso foi apenas um trabalho estudantil com a pretensão de ser uma brincadeira. Mas o da Fiat, não foi.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

One comment

  • interessante q, apesar do novo logo da ford ter tudo pra ser considerado uma boa aplicação (só faltou um degradê...; ]), fica implícito a perda com a possível troca d identidade visual... Será q realmente a marca vale mais q a identidade visual como um todo? Eu até acredito que sim, mas, até quanto?