CONE Design de Janeiro

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

CONE Design

Está acontecendo neste momento a primeira reunião do Conselho Nacional dos Estudantes de Design em Recife – PE, onde será a sede do Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design) em julho. Esta é a maior instância representativa do movimento estudandil brasileiro de design.

Do dia 22 ao dia 25 deste mês estará aberto este espaço de discussão entre os representantes das diversas entidades estudantis de base do Brasil. Tópicos como a PNU (pauta nacional unificada), os cases das ações estudantis, emendas do estatuto vigente, a estrutura do proximo encontro nacional, estão na pauta para discussão e deliberação. Desde 2007, a reforma do estatuto extinguiu as secretarias nacionais e possibilitou a aproximação dos estudantes através da participação direta dos CAs nas decisões do conselho. Esta reforma buscou também estimular a formalização do ME de design através da regularização dos CAs já existentes e da criação de novos (acesse aqui o estatuto vigente)

Desde a apresentação da PNU no CONE de janeiro de 2008 e a aprovação após algumas modificações no CONE em junho, o ME de design ganhou uma ferramenta que possibilita a unificação das discussões, decisões e ações dos CAs durante o semestre. As entidades de base levam a realidade e os questionamentos dos seus contextos até a reunião do CONE, onde são discutidas e agregadas em forma de diretrizes na PNU. Os CAs poderão utiliza-la para realizar atividades de integração entre os estudantes em seus campos de atuação e propor discussões e ações baseadas nas diretrizes propostas. Essas discussões e ações ganham força a partir do momento que vários CAs realizam elas de forma integrada.

Outro tópico discutido no CONE de janeiro e esperado por diversos estudantes é o N Design. Um dos maiores encontros estudantis brasileiro, é no CONE que se discute sobre o andamento da organização da próxima edição e se oficializa os candidatos para o ano seguinte. Capaz de reunir até 4 mil estudantes em uma única edição, o N Design é um excelente espaço de troca de experiências e de ações dentro do ME. Seu sucesso depende tanto dos estudantes que organizam quanto dos que participam.

Vale a pena ressaltar a importância desses espaços do ME de design, pois é dessa organização e atuação que teremos reflexos na melhoria do ensino do design e das universidades em geral. O ME é efêmero, são em média 4 anos de participação dos estudantes, mas são esses que irão compôr o mercado de trabalho e propôr melhorias na organização da classe.

Que venham os resultados do CONE!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

One comment

  • Que bacana ver essa logomarca do CONE ainda viva! Me lembro bem, quando fiz parte da Diretoria Nacional que regulamentou o CONE em 1998, das infinitas reuniões, viagens e encontros com os representantes para chegarmos ao documento final. Foi um aprendizado e tanto participar do Movimento Estudantil. Todo estudante deveria experimentar isso... Obs: Vale lembrar que o CONE Design surgiu bem antes...ele foi apenas regulamentado em 98. Abração