Design + Reaproveitamento = Arte?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Muitas vezes vemos a reutilização de materiais ou objetos para uma função totalmente diferente da sua concepção inicial.

Não seria aí então o ponto de origem da discussão entre diferenças dos termos design e arte? Explico: como na imagem a baixo mostra, foram reutilizadas panelas para serem os assentos das banquetas. Uma produção em larga escala não é possível, por ser simplesmente algo que vai gerar muito gasto. Simples.

Então, tal peça pode no máximo ser repetida pouquíssimas vezes e olhe lá. Nesse caso ela não entraria apenas com o adjetivo “peça de arte”? Levando esse raciocínio aos dois lados, é mais fácil um designer criar uma peça de arte do que um artista caminhar no sentido oposto disto.

Se alguém souber de casos similares, mande os links.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

11 comentários

  • hum... não sei. esse lance de reaproveitar coisas pode funcionar quando é reaproveitamento de materiais. uma vez eu li um artigo de uma pessoa que estava reaproveitando garrafas pets cortadas e finas tiras para fazer vassouras. e essas vassouras duravam umas 4 ou 5 vezes mais que as vassouras comuns. mas não sei, reaproveitar um produto pra gerar outro nesse esquema ai em cima eu acho meio caido... mas é uma opinião pessoal. abs
  • Nossa, esse banco deve ter custado caríssimo! Parece um caso de pseudo-reutilização, pois as panelas parecem novinhas. Bem diferente daquela poltrona feita de câmara de ar de pneus de caminhão que ganhou prêmios. O banquinho ficou bem kitsch (tenta parecer o que não é). Muito bem sacado o post!
  • Poxa... o Design popular taí pra provar q isso é uma tendência velha e genuinamente brasileira. Quem nunca viu aquelas barraquinhas montadas sobre veículos, ou gambiarra? E aquelas "bonecas" formadas de restos de escapamento, ou ainda no Famoso Bombril em antenas de tv? O jeitinho Brasileiro aplicado ao Design Resulta na Desconstrução da Função - Podemos não ter sido os primeiros a desconstruir a forma e a estética, mas somos pioneiros em desconstruir a função.
  • Acho essa uma discução infrutífera... Design está para a produção em massa como o artesanato está para o unitário. Esse exemplo acima acredtio ser mais artesanato que arte ou design. No entanto, na história do design vemos no pós-guerra italiano algo parecido, com a reutilização de objetos para confecção de outros... E o vemos em livros de design... Como vemos movimentos como o Arts'n Crafts, que também havia o artesanato na jogada. O que eu acho é que isso de manufaturado no design já fez sentido em outras épocas, mas hoje, é puro artesanato e estilismo, e não sei porque se daria outro nome que não esse, já que um "produto feito à mão" é muito mais valorizado monetariamente que uma peça industrial. De qualquer modo, chamem como chamarem, cito a frase acima da Ligia Fascioni: "O banquinho ficou bem kitsch..." Quanto à frase "(...) é mais fácil um designer criar uma peça de arte do que um artista caminhar no sentido oposto disto", tenho que discordar totalmente... Vide peças de design de Nogushi, ou mesmo Donald Judd, ou então trabalhos gráficos de Max Bill... Todos eles, antes de designers são artistas, e acho muito mais dificil um designer com formação de designer criar uma peça puramente artistica com conteúdo significativo... Me desculpe, mas mesmo o "banco-panela" não chega a ser eficiente enquanto peça artistica, caso queira chama-lo dessa maneira... Volto a dizer, é artesanato Kitsch. abs
  • Pontos a comentar: Arte é um assunto subjetivo demais pra afirmar categoricamente. O Material usado é um reaproveitamento? O Conjunto atingiu a meta de exercer a função que a forma, que ele tem, deixou sub-entendida? Pode ser produzido em larga escala? Foi um acidente construtivo ou foi intencional? Se TODAS as repostas forem sim, é um artigo de design. Caso contrário, eu posso dizer que é um objeto artístico (mesmo que para você não seja).
  • Continuo a discordar. "O material usado é reaproveitamento?" = peças de design só são feitas por reaproveitamento? E peças de arte não reaproveitam nada? Poderia dar um milhão de exemplos sobre cada um... E mesmo design sustentável não engloba apenas o conceito de reaproveitamento e reciclagem. "O Conjunto atingiu a meta de exercer a função que a forma, que ele tem, deixou sub-entendida" = artesanato faz a mesma coisa, e não é design. um é uma coisa, outro é outra coisa. "Pode ser produzido em larga escala?" = nesse ponto concordamos. isso é indice de design. Assim como sua proposição seguinte. A não vejo arte como algo subjetivo demais para ser categoricamente afirmado, senão, que seria dos críticos e professores de história da arte? As diferenças entre design, artesanato e arte devem estar bastante nítidas para o profissional designer...
  • Fui genérico e pasei a idéia errada. peças de design só são feitas por reaproveitamento? nesse caso, só sobre o caso acima na foto. O que quis dizer é que as vezes um produto acaba sendo feito com reaproveitamento. Esteticamente "bom" mas funcionalmente ineficaz. Ou a escala de produção será ineficaz...
  • Nossa! muito verbo pra pouca coisa! A autoria deve ser do Ziraldo, a "banqueta maluquinha". Pode ser design, arte, ou o que seja, mas é ruinzinho mesmo. Mexe com as pessoas pela solução e pelo mal gosto talvez em botar a bun.....na panela.
  • Cara, eu sinceramente não vejo nada de errado com esse produto, é claro que existem pontos positivos e negativos, coisas a serem melhoradas... mas nada muito alarmante... pense em uma família pobre que não possui muitas condições de gastar dinheiro com móveis... isso seria uma boa solução pra eles... não seria de produção em larga escala? Não seria... mas design também é educação... e que bonito seria uma família sem muitos recursos não jogar uma panela velha no lixo e reaproveitá-la com base na estrutura do produto acima... Design também é despertar consciências através do uso de um produto, design também é educação.... portanto a peça acima também possui design!!!