Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

E se…?

Talvez você nunca tenha pensado como uma atitude tão simples, como o ato de questionar mais, poderia mudar o enfoque de um projeto levando-o a uma solução completamente diferente. Se você partir do principio de que já sabe as respostas, ou os enfoques corretos, nunca vai descobrir que pode haver um modo melhor de fazer o que faz. Comece a conceituação pelas perguntas antes de definir os caminhos.

Perguntar pode ser a solução para uma concepção mais inovadora, um novo olhar, além de nos abrir mais possibilidades e caminhos para as abordagens dos projetos. Um bom começo é você perceber se tem se perguntado ?e se…?? Esta pergunta muitas vezes nos abre a mente para idéias novas, e uma resposta pode nos levar a outra pergunta. Idéias novas podem surgir quando estamos sem barreiras mentais, apenas brincando com as palavras e questionando, muitas vezes, o que parece óbvio.

Vá além da primeira resposta e da primeira pergunta. Mas você deve ser curioso e exercitar sua flexibilidade mental. Faça perguntas, mesmo que pareçam bobas, nunca bloqueio um pensamento, não julgue as respostas. Você já pensou em quantas possibilidades se abrem quando fazemos a pergunta certa? Questione as motivações, os objetivos, as funções, ou seja, tudo que possa envolver a conceituação deste projeto.

Brinque com a formulação das perguntas para obter respostas diferentes. Faça a mesma pergunta, formulada de várias formas diferentes a pessoa diferentes, e se surpreenderá com as respostas. Questione suas próprias indagações. Você provavelmente irá encontrar algo original em caminhos menos explorados.

Mas você pode estar pensando neste momento, o meu problema não é a solução, preciso achar o problema que deu início a esta demanda. E eu te respondo, que você pode solucionar usando a mesma estratégia, questionando. Boas perguntas geram boas respostas. Uma boa idéia proporciona a solução de um problema ou pelo menos indica o caminho quando nos perdemos em nossos próprios conceitos.

Devemos aprender a insistir nas formas de abordagens que podem levar a soluções, em vez de insistir naquelas que incentivam idéias preconcebidas. E Lembre-se… sempre questione as perguntas!!

Viver sem questionar é viver sem a chance de encontrar novos caminhos!!

@carolhoffmann

Publicado por Carol Hoffmann

Consultora, professora e palestrante. Carol Hoffmann é diretora de arte e designer especializada em estratégias digitais. Editora do blog www.amenidadesdodesign.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *