HISTÓRIA DA MARCA DORITOS

Sabores diferentes, muitos deles exóticos. Um formato único. Uma crocância sem igual. Um ar meio latino. Além de uma linha comunicativa agressiva e totalmente voltada para os jovens. Foi assim que DORITOS se transformou e vem se transformando no snack, ou salgadinho como nós brasileiros gostamos de chamar, mais popular e vendido do mundo.

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Os dados
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 1964
Criador: Alexa Foods
Sede mundial: Plano, Texas
Proprietário da marca: FritoLay
Capital aberto: Não
CEO & Presidente: Albert P. Carey
Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
Presença global: 120 países
Presença no Brasil: Sim (através da Elma Chips, PepsiCo)
Segmento: Alimentação
Principais produtos: Salgadinhos
Ícones: Seu formato único
Slogan: Snack Strong.
Website: www.doritos.com

A história
O Doritos Brand Tortilla Chips foi lançado no mercado americano pela empresa Alex Foods, somente na costa oeste, em 1964, com seu formato triangular e crocante, no sabor original de Toasted Corn (milho torrado), conquistando o público rapidamente, pois, comparado com seus concorrentes o salgadinho era muito mais saboroso e crocante. A palavra espanhola DORITOS significa “A little bits of gold” (em português algo como “pedacinho dourado”). O grande sucesso do produto chamou a atenção da gigante americana Frito-Lay, que comprou a marca em 1965. Neste momento a marca DORITOS ganhou força por ter uma distribuição mais abrangente e constante. Outro fator que levou a um aumento das vendas foi o posicionamento adotado pelo produto visando o público latino com o slogan “Unique Latino Snack”. Finalmente em 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente. Nesta década o produto se tornou o segundo mais vendido pela empresa. DORITOS foi introduzido no mercado inglês em 1994, vendido em embalagens menores e nos sabores Cool Original, Tangy Cheese e Cheese & Onion. Nesse mesmo ano a fórmula original de DORITOS foi modificada, baseada em uma extensa pesquisa de mercado, fazendo com que o salgadinho ficasse 20% maior, 15% mais fino e com sabor muito mais acentuado. Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Frito-Lay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. O “sampling” (amostra grátis) aconteceu no dia 2 de maio em mais de 11 mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de “D-(for Doritos) Day”, fazendo parte do relançamento do novo DORITOS NACHO CHEESIER. Uma nova embalagem metalizada foi introduzida no mercado em 2000, conservando integralmente as características do produto e mantendo DORITOS sempre fresco e crocante. Em 2006, com uma enorme campanha de marketing, a marca introduz suas novas embalagens, totalmente redesenhadas, e um novo logotipo.

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A linha do tempo
1969 – Um novo sabor foi adicionado ao produto original com o lançamento do Doritos Taco Flavor (sabor taco).
1972 – Lançamento do sabor mais popular do produto, o Doritos Nacho Cheese, que foi relançado em 1992 com o nome de Doritos Nacho Cheesier.
1982 – Lançado no mercado o Doritos Crispy Light, a versão original com menos calorias. No ano de 1989 essa versão foi relançada no mercado com o nome Doritos Light Tortilla Chips.
1986 – Lançamento do sabor Doritos Cool Ranch, um dos mais populares nos Estados Unidos.
1992 – Foram lançados no mercado, como teste experimental nas cidades de Tulsa e Omaha, os novos sabores Doritos Thins Salted e Salsa N’Cheese. No ano seguinte esses novos sabores foram introduzidos nacionalmente com o comediante Chevy Chase estrelando a campanha televisiva que custou US$ 100 milhões.
1994 – Lançamento do Doritos Cooler Ranch, feito 100% com milho branco.
1998 – Lançada a versão sem gordura (Fat-Free) e o Doritos 3D’s, salgadinho em três dimensões introduzido no mercado com um comercial estrelado por Ali Landry, Miss Estados Unidos. Esta nova versão era mais “gorda” do que a original.
2002 – Introdução da linha BAKED DORITOS, o famoso salgadinho em sua versão assada, eliminando assim o processo de fritura do produto.
Outra novidade foi a eliminação de gordura trans de toda sua linha de produtos.
2003 – Lançamento do sabor Doritos Guacamole e da linha DORITOS ROLLITOS, o tradicional salgadinho em formato de pequenos rolos disponível em três sabores.
2004 – Lançamento da linha Doritos Edge, versão do salgadinho original com 60% menos de carboidratos.
2005 – Lançamento do Doritos Black Pepper Jack, uma versão extremamente apimentada do salgadinho. Introduzido primeiramente como uma edição limitada, acabou fazendo parte da linha em definitivo em virtude da excepcional receptividade dos consumidores.
2006 – Lançamento do sabor Doritos Fiery Habanero, outra versão apimentada do salgadinho, com uma campanha publicitária feita toda em língua espanhola.
2007 – Doritos Collision, que combina dois sabores (Hot Wings & Blue Cheese e Zesty Nacho & Chipotle Ranch) em uma só embalagem, introduzido com a campanha publicitária estrelada pela cantora Missy Elliot.

A evolução visual
A marca DORITOS é um verdadeiro camaleão em relação ao seu logotipo. Inúmeros deles foram utilizados no decorrer de sua história e as mudanças constantes parecem agradar seu público alvo, composto na maioria por jovens. Nos Estados Unidos, a última mudança ocorreu em 2006, quando foi introduzido o novo logotipo, chamado “The Shockwave”.

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Campanhas que fizeram história
As campanhas publicitárias e ações de marketing da marca sempre foram marcadas pela irreverência e ousadia de sua linha comunicativa. Entre as melhores podemos destacar: em 1973, onde Avery Schreiber estrelava um comercial que enfatizava o alto barulho de DORITOS ao ser mastigado com o slogan “They taste good as they crunch”; em 1986, o comediante Jay Leno estrelou um comercial de televisão com o slogan “Crunch all you want, we’ll make more”; em 1996 a famosa campanha publicitária com o slogan “Life with Doritos/Life without Doritos”; em 1998 a campanha comercial criada pela agência BBDO com o slogan “The Loudest Taste on Earth”; e em 2007 com a campanha “Fight for the Flavor”, que continha o slogan “Snack Strong”, onde dois novos sabores, DORITOS SMOKIN’ CHEDDAR BBQ FLAVORED TORTILLA CHIPS e DORITOS WILD WHITE NACHO, participam de uma verdadeira batalha com a ajuda dos consumidores, que decidiram qual dos dois sabores continuaria no mercado.

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A campanha  “The X-13D Flavor Experiment” fez um enorme sucesso. A campanha, que tinha o slogan Get it. Taste it. Name it, consistia em embalagens pretas com o emblema X-13D e um sabor desconhecido do salgadinho, onde o consumidor deveria identificar qual o verdadeiro sabor do novo produto e sugerir um nome a ele. Foram selecionados 100 dos consumidores que acertaram o sabor (cheeseburguer) que vão receber um ano inteiro de produtos DORITOS, além de se tornarem experimentadores oficiais dos novos sabores, os Flavor Masters.

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Porém a melhor criação foi a brasileira do ano passado (2008)  “O maior doritos do mundo” (clique para saber mais) Onde criaram um hotsite com uma câmera 24 horas e um pacote gigante de doritos (100 kilos) para quem acertasse qual é o numero de tortillas que haviam dentro do pacote. Não bastando isso,  distribuiram alguns pacotes de doritos 5 kilos para alguns sortudos por aí.

Continuando a boa ação viral e associado a mídias sociais a PepsiCo (distribuidora do doritos) criou no Brasil um portal mais semelhante possível a uma rede social onde os snackers (usuários) interagem com informações e dão opniões e idéias, o nome desse portal é Snack Life onde somente as pessoas selecionadas (a dedo) pelas pessoas responsaveis pelo portal podem usufruir do serviço e ganhar kits.

A marca no mundo
DORITOS é a segunda marca mais forte de salgadinho (snack) nos Estados Unidos, atrás apenas da LAY’S, alcançando vendas anuais perto de US$ 2 bilhões e vendendo 5 milhões de unidades diárias somente no país. Uma grande infinidade de sabores são vendidos no mundo inteiro, somente nos Estados Unidos a linha é composta por mais de 15 sabores diferentes. No Brasil a marca chegou na década de 80 através da Elma Chips, porém somente com alguns sabores.

Você sabia?
Que uma gaivota foi responsável por uma das maiores ações do doritos. Involuntáriamente (Pois é uma gaivota que estava em Aberdeen, na Escócia, aparentemente viciada em doritos roubava todos os dias um pacote.) Veja o vídeo aqui.
A marca DORITOS é composta por mais de 15 sabores diferentes, tendo no DORITOS Nacho Cheese, o mais popular e vendido.
No Brasil há lugares que são vendidos diversos outros sabores e não o tradicional ou o queijo nacho.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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