O anúncio dos resultados do Prêmio Salão Design é sempre um momento de grande expectativa para o mercado moveleiro e para a comunidade do design de interiores e design de produto. Há mais de 35 anos, esta que é a principal premiação latino-americana de design de mobiliário cumpre um papel fundamental ao revelar novos talentos do design de móveis e ao impulsionar o setor moveleiro rumo à inovação em design, sustentabilidade no design e competitividade. Para o design brasileiro, especialmente no segmento de móveis de design, o reconhecimento do Salão Design é um selo de excelência e uma vitrine para as tendências de mobiliário.
A 26ª edição deste renomado concurso de design demonstrou a força e a diversidade do design autoral nacional e regional. Foram impressionantes 450 projetos inscritos na primeira fase de avaliação (técnico-funcional), sendo 103 aprovados e considerados finalistas. Desses, 87 projetos foram enviados a Bento Gonçalves (RS) para a avaliação final (estético-criativa), realizada presencialmente. Isso mostra o vigor do design contemporâneo no Brasil.
Agora, o suspense chega ao fim: a 26ª edição do Prêmio Salão Design celebra um total de 16 projetos contemplados entre prêmios, menções honrosas e premiações especiais. Esses trabalhos refletem o que há de mais promissor em design de produto e, particularmente, em design de móveis atualmente, apontando para o futuro do mobiliário brasileiro.
Todos os projetos finalistas e os grandes premiados desta edição serão exibidos em uma exposição de design especial na feira de mobiliário Movelsul Brasil, que ocorrerá de 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Esta é uma oportunidade imperdível para conhecer de perto as tendências de design e as criações que estão moldando o futuro do design de mobiliário brasileiro e inspirando o varejo de móveis.
Conheça a seguir as estrelas desta edição do Prêmio Salão Design 2025:
Projetos serão expostos na feira Movelsul Brasil, de 17 a 20 de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS)
FAÇA SEU CREDENCIAMENTO PARA AMOVELSUL 2025 GRATUITAMENTE AQUI
CATEGORIA 01: DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO
PRÊMIO NA MODALIDADE ESTUDANTE: RECAMIER CAIS
Recamier Cais
Design de: Luiz Guilherme Simonetto Verza (Universidade de Caxias do Sul – UCS)
para Branco Estofados
Antônio Prado, RS, Brasil
Contato: guilhermeverzaa@gmail.com
Parecer do júri: “Móvel versátil com mecanismo para encosto móvel não comum em versões convencionais. Permite diferentes configurações para um ou mais ocupantes dependendo da posição da almofada cilíndrica. Dispõe de mesinha integrada, acrescentando uma função extra.”
PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: BANCO CORAL
Banco Coral
Design de: Emerson Nestor Pinto Borges
B2D Design para Lazz Interni Móveis
Curitiba, PR, Brasil
Contato: borges@b2d.com.br
Parecer do júri: “Estrutura modular e segmentada inspirada na forma como as escamas da cobra se movimentam durante seu deslocamento. A partir de uma única peça de formato orgânico, permite diferentes configurações para se adaptar a espaços diversos. O multilaminado prensado cria uma estrutura leve, com encaixe simples e preciso.”
CATEGORIA 02: DESAFIO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2025
PRÊMIO NA MODALIDADE ESTUDANTE: BANCO ÍCONES
Banco Ícones
Design de: Valentina A Maciel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Porto Alegre, RS, Brasil
Contato: valentinaampezzan@gmail.com
Parecer do Júri: “Seus quatro apoios fazem referência ao design de quatro pioneiros da movelaria nacional de uma forma sutil e respeitosa, sem usar a homenagem como subterfúgio para a cópia.”
PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: BANCO GINETE
Banco Ginete
Design de: Matheus Solka Coelho
Solka Design
Porto Alegre, RS, Brasil
Contato: matheussolka@gmail.com
Parecer do Júri: “O banco Ginete desconstrói estereótipos sobre a identidade brasileira, promovendo a descentralização da cultura nacional. A inspiração na montaria gaúcha é reforçada pelo uso dos materiais empregados, como o pelego e o arreio.”
MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONAL: BANCO TREVO
Banco Trevo
Design de: Walter Gonçalves Neto
Walter Cuco para Terra Conttemporânea Móveis
São Paulo, SP, Brasil
Contato: cuco@waltercuco.com
Parecer do júri: “O banco Trevo atualiza o design dos grandes mestres marceneiros que trabalharam com madeira maciça, tirando partido de seu potencial escultórico. Madeiras residuais são coladas e prensadas em blocos e posteriormente torneadas por braço robótico CNC de 6 eixos.”
CATEGORIA 03: DESAFIO DO USO DE PAINEL
PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: BANCO COLMEIA
Banco Colmeia
Design de: Leonardo Miguez Lattavo e Pedro Moog
Lattoog para Schuster
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Contato: lattoog.projetos@gmail.com
Parecer do Júri: “O banco explora a flexibilidade do MDF para criar superfícies que fogem da solução convencional para esse tipo de matéria-prima, normalmente convertida em superfícies planas e opacas. A forma como ele foi estruturado traz benefícios do ponto de vista mecânico e também qualidade formal.”
O Júri não elegeu premiação na Modalidade Estudante para a categoria.
CATEGORIA 04: DESAFIO DA TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: CADEIRA PROSA
Cadeira Prosa
Design de: Geovana Cadore e Icaro Lima de Oliveira
OQ Da casa para Móveis Lewua
Joaçaba, SC, Brasil
Contato: geovanacadore@oqdacasa.com.br
Parecer do júri: “A peça utiliza como matéria-prima o cipó Apuí, uma espécie da região amazônica que apresenta facilidade de curvatura, podendo se revelar como uma nova alternativa para esse tipo de projeto.”
O Júri não elegeu premiação na Modalidade Estudante para a categoria.
MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONAL: BANCO CHOPIN
Banco Chopin
Design de: Rafael Oliva Santos
Labmobili
São Paulo, SP, Brasil
Contato: rafael@labmobili.com.br
Parecer do júri: “O móvel destaca-se pelo emprego de plástico reciclado, coletado por ONG dedicada à proteção animal, conjugando sustentabilidade e responsabilidade social. A quantidade de plástico utilizada em um banco com 2 metros de comprimento equivale ao uso por um ser humano em aproximadamente dois anos.”
CATEGORIA 05: DESAFIO DAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS
PRÊMIO NA MODALIDADE ESTUDANTE: CANTIN
Cantin
Design de: Carolina Haddad Carignani, Luisa Barberio Ferrari e Marianna Ayres (Istituto Europeo di Design – IED)
São Paulo, SP, Brasil
Contato: carolinahaddad04@gmail.hcom
Parecer júri: “Solução prática e versátil para o universo infantil, com múltiplas opções para o brincar: cabana, teatro de bonecos e o que mais a imaginação permitir. Além de sua função lúdica, promove criatividade, autonomia e colaboração. O sistema de montagem é simples e seguro para crianças e permite armazenagem compacta.”
MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE ESTUDANTE: BOO-LOUNGE
Boo-Lounge
Design de: Jéver Jones da Cruz (Uninter)
Sapiranga, RS, Brasil
Contato: jeverjonescruz@gmail.com
Parecer júri: “Poltrona lúdica que pode evocar memórias afetivas ligadas a jogos de videogame. Tem formas amigáveis e iluminação embutida que se modifica conforme a interação do usuário.”
PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: CAMA KERECHA
Cama Kerecha
Design de: Alexandre Rögelin Prass
para Terrano Design
Porto Alegre, RS, Brasil
Contato: alexandre@nae.arq.br
Parecer júri: “Criado para situações emergenciais, o projeto combina racionalidade no uso da matéria-prima e fácil fabricação e montagem. Uma única chapa de compensado naval dá origem a uma cama de casal ou duas de solteiro. A qualidade do produto final proporciona seu uso de forma contínua e duradoura. Foi o projeto que mais se destacou na avaliação do júri.”
MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONAL: CADEIRA MONSTRIN
Cadeira Monstrin
Design de: Rafael Silva
Estudio Um+Um
Osasco, SP, Brasil
Contato: estudio1mais1@gmail.com
Parecer júri: “Divertido, lúdico e gracioso, o mobiliário infantil possibilita a interação, explorando a o imaginário e diferentes experiências no brincar. Também promove a sensação de conquista e autonomia da criança, que pode montá-lo sozinha, apenas com a supervisão de um adulto. Tem múltiplas funções: cadeira fixa, de balanço ou carrinho.”
PRÊMIO ESPECIAL
MADEIRAS ALTERNATIVAS | PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: BANCO GRUTA
Banco GRUTA
Design de: Patrick Afornali
Estúdio Patrick Afornali
Curitiba, PR, Brasil
Contato: contato@patrickafornali.com
Parecer júri: “O banco surge como uma solução para o uso de resíduos de madeira. A espécie utilizada – o angelim amargoso (Vatairea sp) – é pouco utilizada na indústria moveleira, mas sua madeira é dura e resistente, sendo bastante adequada para essa função.”
PROFESSOR ORIENTADOR
Recamier Cais
Design de: Luiz Guilherme Simonetto Verza com orientação de Ana Valquiria Prudencio, da Universidade de Caxias do Sul – UCS
Antônio Prado, RS, Brasil
Parecer júri: “Bem executado, o projeto apresenta uma solução inteligente ao permitir o deslocamento da almofada cilíndrica. O mecanismo se mostra inovador, indicando a participação efetiva do professor orientador especialmente neste quesito.”
VOTO POPULAR | PRÊMIO NA MODALIDADE ESTUDANTE: CANTIN
Cantin
Design de: Carolina Haddad Carignani, Luisa Barberio Ferrari e Marianna Ayres (Istituto Europeo di Design – IED)
São Paulo, SP, Brasil
Contato: carolinahaddad04@gmail.com
VOTO POPULAR | PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: FURBE
Furbe
Design de: Felipe Dalla Pria Leme, Cristina da Silva Simão e Yasmin Fabris
Curitiba, PR, Brasil
Contato: felipeleme.contato@gmail.com
COMO OCORRERAM AS AVALIAÇÕES
A primeira etapa avaliativa (técnico-funcional) contou com a expertise de Bianka Mugnatto (designer de interiores), Daniel Camera (arquiteto e designer), Ken Fonseca (designer), Natasha Schlobach (designer) e Salete Dal Mas (analista de serviços técnicos e tecnológicos do Senai-RS). Eles analisaram remotamente todos os projetos inscritos.
Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2024, os jurados estético-criativos Amanda Ferber (arquiteta), Fernando Mendes (arquiteto e designer), Freddy Van Camp (designer), Regina Galvão (jornalista) e Winnie Bastian (arquiteta e jornalista) avaliaram os produtos presencialmente em Bento Gonçalves (RS). Eles utilizaram critérios como conceito, criatividade, originalidade, ergonomia e fidelidade ao projeto apresentado na primeira etapa. Também participou Edevar Sovete – analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) convidado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Ele ajudou a escolher o projeto contemplado no Prêmio Madeiras Alternativas – premiação especial em parceria com o Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do SFB que reconhece o uso de espécies nativas de manejo sustentável.
Assim como as avaliações feitas por jurados, o Prêmio Voto Popular ocorreu às cegas, ou seja, sem identificação da autoria dos projetos. O público acessou o site da premiação e votou nos seus favoritos, ajudando a eleger os destaques da edição (um profissional e um estudante).
SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
Principal e mais tradicional premiação latino-americana do design de mobiliário, o Prêmio Salão Design é realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com o objetivo de aproximar designers e indústrias.
Além de tornar o setor moveleiro mais competitivo, inovador e sustentável, cria uma vitrine internacional para o talento de profissionais e estudantes, possibilitando parcerias e reconhecimento no mercado. Ao lado do Prêmio estão marcas que acreditam na importância do design como ferramenta de competitividade para indústrias moveleiras e fomento de oportunidades para profissionais e estudantes.