Software livre: tendência do mercado web.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O software livre é uma tendência forte no mercado web, trazendo grandes benefícios para os seus utilizadores, proporcionando uma solução livre de licenças que funciona num ambiente aberto e livre de vírus, cds piratas, downloads suspeitos (de sites mais suspeitos ainda) e versões “crackeadas”.

Porém, nunca é demais lembrar,(especialmente para usuários de windows e apple) que não existe Photoshop, Illustrator, Flash e outras aplicações comuns e proprietárias do design e da web para linux.
Os usuários linux utilizam versões aproximadas dessas ferramentas, obtendo os mesmos resultados desejados no “fazer” web, de uma maneira geral.

Em alguns casos, a utilização de emuladores (softwares especiais que funcionam no ambiente Linux “simulando” um ambiente windows) podem ser utilizados. Confira este artigo de Helton Eduardo e saiba mais sobre o emulador wine rodando dreamweaver no linux.

Afim de auxiliar na tarefa de escolher os softwares corretos para cada tipo de trabalho em desenvolvimento e criação web, bem como para traçar um comparativo entre softwares livres e proprietários para web, elaborei a seguinte lista:

a) Ilustrações, logotipos, símbolos vetoriais:
Inkscape (software livre)
Corel (software proprietário)

b) Criação de lay-outs, tratamento de imagens, otimização:
Gimp (software livre)
Photoshop (software proprietário)

c) Edição Visual do código:
NVU (software livre)
Dreamweaver (software proprietário)

d) Animações vetoriais:
Ktoon (software livre)
Flash (software proprietário)

e) Desenvolvimento:
PHP (Linguagem de Servidor Open Source)
ASP (Linguagem de Servidor Paga)

Observação: existem diversas outras ferramentas e linguagens no mercado que também efetuam tais trabalhos.

A ferramenta escolhida dependerá de uma série de fatores. Porém, analisando o ambiente competitivo de agências web, cabe ressaltar que a utilização de software livre para web é uma tendência forte.

Aos que trabalham com web, torna-se essencial o aprendizado dessas novas ferramentas, afim de se manterem preparados para o mercado de trabalho. A utilização do software livre traz efetiva liberdade para empresas de web, custos mais baixos de desenvolvimento e investimentos mais racionais.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários

  • Acho otima essa iniciativa do software livre, realmente ajuda o pequeno e médio que não tem tutu para comprar de tudo um pouco. Falta as gráficas e bureaus se sensibilizarem com a situação vigente e passarem a aceitar fechamento de arquivos nesses novos formatos... Mas eu torço muito para que aconteça e logo!
  • Oi, Ed! Fechar arquivos é justamente não precisar aceitar nada de programa X ou Y---ou seja, são os programas que tem que se adequar para fechar um arquivo direito. Via imprimir para arquivo, acho que o Inkscape (ainda) não tem um bom suporte para CMYK, por exemplo---ainda é uma falha do programa. Nesse caso, os bureaus fariam bem de aceitar esses arquivos abertos no formato do Inkscape mesmo, que é ótimo. Mas precisaria de um bom arte-finalista no bureau para tratar as cores para saída.
  • De todos eles o Ktoon é o que está mais verde e mais longe do seu concorrente. O mais correto seria o F4Linux http://f4l.sourceforge.net/ mas eu desconheço a quantas anda o desenvolvimento da ferramenta. Tenho que estudar :)
  • Amigos, Sempre há o que melhorar, concordo que o ponto fraco do inkscape é a saída CMYK. No entanto, há uma ferramenta chamada SCRIBUS (), espécie de "in design" ou "quark" para linux que, por ser feito especialmente para mídia impressa, possui um saída relativamente boa em CMYK, mas não é pra criar vetores :( O Ktoon está, realmente, verdinho... Se fosse programador, ajudaria a melhorá-lo! O F4 também prcisa melhorar em vários aspectos... porém o tempo cura qualquer mal, não é? Segue o link pro scribus:
    Home
    abraços!