O software livre é uma tendência forte no mercado web, trazendo grandes benefícios para os seus utilizadores, proporcionando uma solução livre de licenças que funciona num ambiente aberto e livre de vírus, cds piratas, downloads suspeitos (de sites mais suspeitos ainda) e versões “crackeadas”.

Porém, nunca é demais lembrar,(especialmente para usuários de windows e apple) que não existe Photoshop, Illustrator, Flash e outras aplicações comuns e proprietárias do design e da web para linux.
Os usuários linux utilizam versões aproximadas dessas ferramentas, obtendo os mesmos resultados desejados no “fazer” web, de uma maneira geral.

Em alguns casos, a utilização de emuladores (softwares especiais que funcionam no ambiente Linux “simulando” um ambiente windows) podem ser utilizados. Confira este artigo de Helton Eduardo e saiba mais sobre o emulador wine rodando dreamweaver no linux.

Afim de auxiliar na tarefa de escolher os softwares corretos para cada tipo de trabalho em desenvolvimento e criação web, bem como para traçar um comparativo entre softwares livres e proprietários para web, elaborei a seguinte lista:

a) Ilustrações, logotipos, símbolos vetoriais:
Inkscape (software livre)
Corel (software proprietário)

b) Criação de lay-outs, tratamento de imagens, otimização:
Gimp (software livre)
Photoshop (software proprietário)

c) Edição Visual do código:
NVU (software livre)
Dreamweaver (software proprietário)

d) Animações vetoriais:
Ktoon (software livre)
Flash (software proprietário)

e) Desenvolvimento:
PHP (Linguagem de Servidor Open Source)
ASP (Linguagem de Servidor Paga)

Observação: existem diversas outras ferramentas e linguagens no mercado que também efetuam tais trabalhos.

A ferramenta escolhida dependerá de uma série de fatores. Porém, analisando o ambiente competitivo de agências web, cabe ressaltar que a utilização de software livre para web é uma tendência forte.

Aos que trabalham com web, torna-se essencial o aprendizado dessas novas ferramentas, afim de se manterem preparados para o mercado de trabalho. A utilização do software livre traz efetiva liberdade para empresas de web, custos mais baixos de desenvolvimento e investimentos mais racionais.