O Design no topo do Everest

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Começo de ano sempre é um tempo de planos e de lembranças. Por exemplo adotei um plano de ajudar a arrecadar 1000 brinquedos para doação esse ano. Outras são: escrever mais aqui  e ajudar mais no coletivo em relação ao design.

Não sei se esse tempo que fiquei longe da internet me abriu novas possibilidades, já que para ocupar a cabeça, eu li muito. E entre essas leituras cito duas que me fizeram repensar coisas em como proceder no futuro de minha carreira.

Brasileiros Pocotó e A Arte da Guerra de Sun Tzu.

O tema que quero falar nesse post é mais sobre a regulamentação. Diferente um pouco do colega ED Sturges vou falar também dos designers que não enxergam o panorama macro que se encontra o Design no Brasil.

Temos diversas reclamações de como usam e abusam de termos e afins. Eu ainda acho que vai demorar em muito para ficar um ambiente no mínimo ético, mas para não perdemos a esperança e continuar com o proverbio da água batendo na pedra, devemos ver que algo só incomoda ou tenta ser copiado porque está dando certo.

As outras profissões conseguiram ver ( o que muito designer não viu ) as possibilidades que o design traz, causando um tremendo olho gordo. Até do nome, que sem o devido esclarecimento mas com um “quê” de maior qualidade, está sendo adotado por várias outras profissões.

Nossa tarefa ainda vai ser árdua, porque não podemos esquecer onde estamos. Estamos no Brasil. Não pensem que isso é menosprezo. Amo esse país e tenho muita fé nele, mas como o Sábio Sun (intimidade com o chinês) dizia: conhecer onde vai ser a luta é fundamental.

Infelizmente nosso país não sofre estímulos para ser culturalmente sustentável. Apelamos muitas vezes para o “jeitinho”. Assim, temos que entender que nossos clientes aceitarão sempre, mais fácil, algo feito de um jeito barato.

Entender que muitos que exercem a mesma profissão, não vão ajudar porque para eles está fácil do jeito que está.

Mas acredito mesmo que a qualidade das instituições está melhorando, os encontros estão criando profissionais com uma visão muito mais aguçada que seus atencessores e por isso chegaremos ao topo do Everest. Devemos estar ainda numa das bases, mas já subimos muito.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

One comment

  • Poxa eu sendo citado pelo Ed...assim acabo ficando besta! rsrsrs piadas a parte..excelente escolha de livros. eu mesmo tive a oportunidade marailhosa de ler "Brasileiros Pocotó" e meio que virou livro de cabeceira meu. Sun Tzu então é uma escola de vida. E serve tanto para guerra quanto pro dia a dia do designer (não que haja diferenças entre ambas ;^) ) abração!