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Sim, nós estamos em pleno verão do ano 2011. Mas você não leu errado e nem eu troquei as datas: o mundo fashion funciona assim mesmo, com tendências de estações seguintes previstas até dois anos antes. Um dos eventos mais esperados da indústria têxtil no Brasil é a SPFW (São Paulo Fashion Week) feira de moda e desfiles que dita as principais tendências, ideias e tecidos que estarão nas ruas e passarelas um ano depois.

Atualmente, o evento apresenta duas edições anuais: uma em janeiro, com a antecipação das coleções de inverno e a outra em julho, com coleções de verão. O número de desfiles também aumentou e chegou a 49 em janeiro de 2009, com a entrada de novos estilistas.

Com o SPFW a moda Brasileira está sendo reconhecida no fashion business internacional. Hoje, ele é o maior e mais importante evento de moda da América Latina e já pode ser considerado como participante da moda mundial, entre as principais semanas de moda como as de Paris, Milão, Londres e Nova York e tem importância ímpar na divulgação de produtos com design e com características do nosso país.

Mas nem só de Brasil vive a SPFW. Celebridades internacionais como o ator Ashton Kutcher e a socialite Paris Hilton andaram ofuscando o brilho de muitos designers, mas, afinal de contas, não poderia ser diferente, pois o que sabem fazer de melhor é realmente aparecer em eventos badalados.

Contudo, vale a pena lembrar que Paulo Borges, organizador do evento, juntamente com a equipe de criação composta por Glória Coelho, Ronaldo Fraga e Alexandre Herchovith conseguiu deixar o evento ainda mais brasileiro com uma figurinha tupiniquim estampada na identidade visual do evento: Carmem Miranda.

Bom, o mais interessante da SPFW, na minha opinião é forma como as pessoas conseguem enxergar o evento e as diversas propostas que os criadores realizam. É um evento para quem cria, inventa, reinventa e faz acontecer. Sem contar as figuras notórias que circulam pelo evento, anônimas claro, mas certamente muito mais engajadas no espírito de design que promove o evento, do que grandes estrelas que recebem cachês milionários para divulgarem algumas marcas. Christina Aguilera, por exemplo, se recusa a cumprimentar qualquer jornalista ou crítico de moda que pede ou implora por uma palavrinha.
Enfim! É um “espaço” para fazer design e só por isso vale muito a pena!
 

Publicado por Lilih Kelly

Designer que atua no mercado de comunicação visual, design gráfico e design de moda.

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