Vem pro R Sul!

O que é o RDesign todos já sabem, e que acontecerá dos dias 14 à 17 de novembro em Curitiba também! Ops, Curitiba?! Mas não era em Joinville?! Calma, designer! Você não enlouqueceu, o evento tinha como cidade sede Joinville mas por motivos maiores foi movido para Curitiba para melhor atender seus encontristas.

Para refrescar a memória de quem já conhece e/ou para fazer saber quem ainda não conhece o tema proposto, nesse parágrafo apresentamos um resumo do objetivo do evento.

O tema traz como proposta a pergunta “Como posso ajudar?”, que visa a formação de um questionamento entre os encontristas sobre a sua influencia na sociedade, dentro do âmbito de um designer com a visão voltada para os problemas reais da sociedade, preocupado com a melhoria da qualidade vida de todas as pessoas. Queremos falar sobre o design social, a relação entre o design e a sociedade, como as pessoas enxergam o designer e sua profissão, e também como os estudantes e profissionais de design se enxergam em relação à sociedade e ao mercado.

Sob o conceito do design social, queremos voltar a pensar na essência do design, que é resolver problemas reais, para pessoas reais. Para isso chamamos para o nosso evento pessoas que compartilham da mesma ideia, que buscam no dia a dia a mudança para uma nova sociedade, uma nova forma de pensar, de projetar, de solucionar.

Algumas dessas pessoas são:

  • Guilherme Sarkis
    Educador formado pela UFSC, MBA em Gestão Empresarial pela UCAM-RJ. Co-organizador do Startup Weekend Floripa e TEDxFloripa. Empreendedor com negócios nas áreas de educação, tecnologia para educação, treinamento corporativo, co-working e gastronomia. Coordenador do Social Good Brasil Lab em Florianópolis, programa de desenho e prototipagem de inovação social.
  • Zoy Anastassakis
    Professora Adjunta da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Graduada em Design (ESDI/UERJ), Mestre e Doutora em Antropologia (PPGAS-Museu Nacional/UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), projeto financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e que reúne pesquisadores da ESDI/UERJ e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou diversos artigos em periódicos e livros nas áreas de design e antropologia, dentre eles as coletâneas “Antropologia e Patrimônio Cultural: trajetórias e conceitos”, editado pela Associação Brasileira de Antropologia, e “Design e/é Patrimônio”, lançado pelo Centro Carioca de Design, em 2012. Com apoio da FAPERJ e do Prêmio “Design” do Museu da Casa Brasileira, prepara a publicação, em livro, de sua tese de doutorado, intitulada “Triunfos e Impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil”. 
  • Neide Köhler Schulte
    Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenho digital, estamparia, desenvolvimento de coleção, ecomoda, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, economia solidária e gênero.

Calma, vai ter mais pessoas legais 🙂
Além dos convidados acima, terão mais novidades sobre os palestrantes, que divulgaremos por aqui à partir de segunda-feira e também na nossa página oficial do evento.

Reservamos os melhores lugares para as atividades e alojamento!  

As atividades do evento acontecerão na PUC – PR, localizada no bairro do Prado Velho. o Campus Curitiba oferece cursos e programas nas diversas áreas do conhecimento, seja na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

As atividades acontecerão na Universidade Livre do Meio AmbienteUNILIVRE.

  • A UNILIVRE é uma Organização Não-Governamental pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente. Local de produção de conhecimento multi e interdisciplinar sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana, desenvolve e executa projetos sócio-ambientais e programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor.
  • Já o alojamento (local mais interativo dos eventos) será no campus I da UFPR, onde fica localizado o pólo de comunicação, também sede do SACOD (Setor de Artes, Comunicação e Design). Lá é bem grande, com espaço de sobra para armar suas barracas, conhecer pessoas e descansar das atividades e festas durante o RSul.

Depois de tudo isso, nós sabemos que você já deve estar louco para vir pro RSul, então fica ligado lá na página do evento – que por lá será avisado todas as novidades e aberturas dos lotes e por aqui que você fica ligado em todas as noticias, artigos legais sobre o que esta acontecendo no mundo do design.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *