You tube = You ku

Olha, sei que não somos um site de piadas… mas tem uma versão chinesa de you tube com o nome You Ku, é muita infamia pra passar batida, e como ainda rola um climão de férias não fico tão preocupado…

Agora falando um pouco sério…

Como todo mundo sabe a China é comunista e o governo controla tudo por lá, acontece q esses empreendimentos na web tb estão pra entrar sob a tutela e censura do estado, qualquer empresa sediada na China que quiser explorar o bombante mercado de videos online terá q se acertar com O partido.

Já faz um tempo li este post do Design Sojourn “Why does Chine copy designs” e um dos motivos é a hierarquia militar que acaba permeando tudo no estado, e como todo mundo sabe o exército não é um poço de criatividade muito menos de ética. No caso o maior problema é onde investir e um dos motivos de copiar é investir em algo que com certeza (ou pelo menos alguma) dará certo, já q alguém já tentou e acertou.

Assim eu acho que uma das salva-guardas a dominação chinesa no design pode ser essa prisão para a criatividade, mas se querem saber acho q não fará nem cócegas ao poderio do dragão, eles estão com muito dinheiro, muita organização, muita capacidade e com uma cultura muito mais forte e enraizada do aquele outro país em desenvolvimento que as vezes comparam, o tal do Brasil (mas é muito mais legal morar aqui, hehe)

Para animar a festa post no Damn Cool Pics com cópias chinesas de carros e marcas famosas.

A reportagem sobre o You Ku é aqui da Business Week.

  • Ficou meio estranho, mas a idéia básica é que aqui a gente tem uma cultura, pelo menos penso eu, mais diluida e sensível a estrangeirismos.

    Brasileiro acha que tudo que é de fora é bom e o q é daqui pior, chinês pega as coisas de fora q são boas e fazem igual pra eles, por exemplo.

    Mas eu acho q não tem nem comparação.

    Os caras eram um império super avançado 2000 anos atrás, a maior mentira que existe é q o Brasil tem 500 anos, balela, a gente malemá começou uma identidade nacional mais centrada epois de Getúlio que inventou que o samba é A música do país e que o carnaval é A festa.

  • Minha namorada está trabalhando sobre a Juventude Brasileira na época de Getúlio ( estávamos imitando a Juventude Nazista de Hitler, mas trocamos de lado em 1944 ).

    Os ideais eram de “raça forte brasileira”. Tudo que é daqui é bom.

    Na minha interpretação, acho que na Ditadura, o povo acabou criando uma ojeriza pelo próprio país e acentuando o uso do “jeitinho”.

    Ficamos muito tempo livre depois. Só agora o povo parecer querer criar de novo um identidade.

    Algo que já existe lá na China: copiamos mesmo!! sim! e daí?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *