Exposi

Larissa Arantes manda avisar:

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República apresenta:
De 15 de Julho a 30 de Agosto
Setor Cultural Sul Lote 2 Brasília-DF

A exposição A Utopia da Modernidade: de Brasília à Tropicália traça um percurso emblemático da arte do nosso país. Ainda que expresse apenas um recorte do seu projeto inicial que pretende ser ampliado contemplando mais artistas para a itinerância, a mostra interpreta Brasília como a urbe protagonista de um novo tempo e insere a cidade no contexto das utopias, convidando cada visitante pensar a história da busca do lugar para ser feliz. Aí se revela o mesmo desejo atávico e imemorial que acompanha os homens desde sempre e que até hoje forja sonhos e desencadeia migrações e diásporas.

Brasília faz quase 50 anos, nasce de uma idéia de cidade ideal, a Cidade Moderna e tece em sua gênese o arquétipo da terra prometida. No mapeamento da sua construção, razão, utopia e mito se entrecruzam e é nessa conjuntura que desenvolvemos a nossa reflexão: cidade, arte e cultura são parte de um só contexto.

Desde o seu primeiro traço a capital reconfigura e expõe as amalgamas dos nossos Brasis. Inventiva, se reinventa. Recria-se a cada instante, terra brasílica. A urbe traduz e decifra duas estéticas que ilustradas na sua Arquitetura e recriadas nos seus vãos, parecem dissimilares, mas comungam o mesmo espaço. A nossa exposição lança esse olhar e propõe a reflexão: a estética racional, ordenada, concreta versus a estética da mescla, irônica e transgressora instaurada nos procedimentos multifacéticos da Tropicália.

Curadoria Ana Queiroz
Realização MBA Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *