Exposi

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Larissa Arantes manda avisar:

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República apresenta:
De 15 de Julho a 30 de Agosto
Setor Cultural Sul Lote 2 Brasília-DF

A exposição A Utopia da Modernidade: de Brasília à Tropicália traça um percurso emblemático da arte do nosso país. Ainda que expresse apenas um recorte do seu projeto inicial que pretende ser ampliado contemplando mais artistas para a itinerância, a mostra interpreta Brasília como a urbe protagonista de um novo tempo e insere a cidade no contexto das utopias, convidando cada visitante pensar a história da busca do lugar para ser feliz. Aí se revela o mesmo desejo atávico e imemorial que acompanha os homens desde sempre e que até hoje forja sonhos e desencadeia migrações e diásporas.

Brasília faz quase 50 anos, nasce de uma idéia de cidade ideal, a Cidade Moderna e tece em sua gênese o arquétipo da terra prometida. No mapeamento da sua construção, razão, utopia e mito se entrecruzam e é nessa conjuntura que desenvolvemos a nossa reflexão: cidade, arte e cultura são parte de um só contexto.

Desde o seu primeiro traço a capital reconfigura e expõe as amalgamas dos nossos Brasis. Inventiva, se reinventa. Recria-se a cada instante, terra brasílica. A urbe traduz e decifra duas estéticas que ilustradas na sua Arquitetura e recriadas nos seus vãos, parecem dissimilares, mas comungam o mesmo espaço. A nossa exposição lança esse olhar e propõe a reflexão: a estética racional, ordenada, concreta versus a estética da mescla, irônica e transgressora instaurada nos procedimentos multifacéticos da Tropicália.

Curadoria Ana Queiroz
Realização MBA Cultural

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!