Exposi

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pelo Rio de Janeiro os viajantes estrangeiros iniciaram suas aventuras e missões de conhecer e registrar as maravilhas exóticas do país com dimensões continentais. Expedições formadas por naturalistas: botânicos, zoólogos, geógrafos, mineralogistas e cientistas, fotógrafos e artistas partiram para as mais diversas regiões brasileiras, e catalogaram as cores, formas, cheiros, sabores e texturas de espécies da flora e fauna; geografia; ocorrências geológicas; biotipos, hábitos e cultura da população brasileira.

O grupo Teor 950 – Aderval “Cobal”, Hans Stahr, Heloisa Ferreira, Irina Aragão, Leonardo De Aguiar, Luiza Bomeny, Paulino, Renata Birman e Tissa Berwanger, renovado, apresenta a exposição Naturalistas – descobrindo o Brasil no século XIX, e dá continuidade à proposta de pensar importantes momentos da história brasileira e fluminense, através das jóias de prata.

A diversidade e as belezas representadas pelos estudiosos estrangeiros são referências na criação das peças expostas no Solar do Jambeiro e no Arquivo Nacional, ambos belos espaços e exemplos da história da cultura material brasileira do século XIX.

Nesta exposição, foram convidadas Adrianna Trivelato, Aline Bittencourt, Angelica Sales e Graziella Guerreiro – alunas de projeto de Irina Aragão, na Especialização em Design de Jóias, da PUC-Rio, para apresentarem peça que represente seus trabalhos a partir do tema Flora Brasiliensis – obra produzida, entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban.

Local:
Solar do Jambeiro de 30 de novembro de 2007 a 20 de janeiro de 2008.
Rua Presidente Domiciano, 195 – São Domingos – Niterói ? RJ – CEP: 24210-271 | Tel/fax: (21) 2109-2222 / 2109-2223
Arquivo Nacional de 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2008.
Praça da República, 173 Rio de Janeiro, RJ – 20211-350 Tel. (21) 2179-1273

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *