Além da Internet, uma fonte muito rica para se obter conhecimentos são aquelas peças gráficas cujas lombadas podem ser coladas ou costuradas, geralmente com muitas páginas, capas coloridas, projetos gráficos bem cuidados… Sim! Eles mesmos, os livros que você, designer gráfico, além de ler, certamente, aprendeu ou vai aprender a fazer!
Pensando nisso, aí vai uma sugestão de leitura: “Faça você uma marca”, do designer e publicitário Francesc Petit, um dos fundadores da DPZ – agência brasileira (que dispensa apresentações, certo?)
Não espere encontrar neste livro uma auto-ajuda que vai te dar o passo-a-passo para uma criação bem-sucedida, porque é de outra maneira que ele ensina. O autor selecionou diversas marcas, a maioria mundialmente reconhecida, e traçou um perfil completo de cada uma: época e formação da empresa para a qual foi criada, histórico, mudanças que sofreu ao longo do tempo, exemplos de marcas bem-sucedidas e outras nem tanto, marcas “doentes” que precisam ser “tratadas”, sempre com comentários críticos e esclarecimentos sobre o porquê de cada opinião. Além disso, traz um capítulo que mostra a tipografia em seus diversos períodos.
Um aspecto interessante da obra é que, ao situar as marcas historicamente, o autor traz à tona várias curiosidades relatando, por exemplo, como Gabrielle Chanel virou Coco Chanel e por que a criação da atual marca da Siciliano foi cercada de emoção e lágrimas.
Contando estes diversos “causos”, Petit deixa claro que a criação de marcas exige uma elaboração bem maior do que se costuma imaginar e ressalta o processo criativo como algo que começa bem antes de se ligar o computador.
Faça Você Uma Marca
Petit, Francesc
Futura 2006.